Planejamento - Menor Desacompanhado e Autorização

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Cartilha de Viagem de Menor ao Exterior - link.
Manual de Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior - link.
Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional - link.

leia essas informações

Índice  

Olá!

mensagem postada em 22/11/2012 - 11:11:38hs

Viajei em maio com minha filha de 7 anos e adaptei a autorização. Não tive problema algum. Na volta não pedem nada! Inclusive pedi ao fiscal para deixar ela sair, pois o pai estava do lado de fora e eu estava na fila do raio-x. Xerocopiei e autentiquei o passaporte meu, do meu marido e da nossa filha. A cópia dela, junto com a autorização, ficaram retidas na PF. As outras cópias e a segunda via da autorização foram devolvidas. Por via das dúvidas, é sempre bom ter o documento dos pais xerocopiados e autenticados. Nunca se sabe e o que é demais, não prejudica!
Ano que vem vou levar minha sobrinha, menor de idade, e já providenciei, junto aos pais dela, a tal autorização, um monte de cópia de documento, etc etc... Há alguns tópicos atrás eu postei o modelo de autorização. Copiem, ipse literis, o modelo da PF, pois tem um parágrafo que é obrigatório constar na autorização.

Mas, tenho uma dúvida: como vou pela COPA, teremos que fazer escala no Panamá.
Alguém sabe dizer se no embarque para Miami precisa da autorização também??? Nunca fiz escala e, muito menos, com sobrinhos menores...rs.

Abrç
Tania

Erica

mensagem postada em 20/11/2012 - 09:11:31hs

Oi...nos EUA, não foi me pedido nada nem na ida e nem na volta...aki no Brasil na volta tbem não , somente na ida mesmo....mais é de se pensar e continuar a perguntar, pois e se me parassem na volta aki no Brasil (ex para avaliar excesso de bagagem) a autorização estava c eles lá no guiche da policia federal...realmente é uma duvida..eu por via das duvidas faria a autorização..mais vamos ver as vezes alguém já passou por esta situação e saiba lhe responder melhor...abç

Retorno ao Brasil

mensagem postada em 20/11/2012 - 09:11:16hs

Pessoal,

No site da PF faz referencia somente a autorização da saida do Brasil do menor desacompanhado de um ou ambos os pais.

E na volta ao Brasil, como é no embarque nos EUA? Eles tambem pedem para mostrar essa autorização?

No meu caso embarcaremos todos juntos, eu, meu marido e minhas filhas, mas na volta, meu marido voltara em outro voo e eu estarei sozinha com minhas filhas.

Abraços

Erica

Fabio

mensagem postada em 20/11/2012 - 03:11:26hs

Um gasto a menos.....é q sou meio encanada c detalhes ...vai que bem na minha vez alguém peça ...é mais precaução mesmo...mais q o agente olhou a foto ele olhou...vai ver q ele olhou tanto por que não precisava mais rsrsr abç

Heloiza

mensagem postada em 20/11/2012 - 03:11:40hs

Vamos as considerações rsrsr a palavra e.x.p.e.dida não pude escrever devido regras do forun, por favor tire os pontos.....dizem q a foto acima do lado direito da autorização não é mais necessario...eu colei e percebi q oagente olhou a foto e a cara dos meus filhos por 3 vezes ...na duvida coloque a foto... Qualquerduvida me pergunte bjosssss

Heloiza

mensagem postada em 20/11/2012 - 03:11:35hs

Oi...não achei o link especifico, mais tenho a autorização em mãos...igualzinha a q ficou retida vou transcrever ok...
Autorização

Eu, nome do pai, rg,residente na rua bairro cidade ,autorizo meu filho (nome), a viajar para os Estados Unidos, acompanhado de sua mãe ( nome e rg da mãe).
Esta autorização tem validade de 02 anos e é e.x.p.e.dida em duas vias, uma das quais permanecera com a Policia Ferderal, e a outra deverá permanecer junto aos documentos do menor, não podendo ser retirada por qualquer órgão ou autoridade, sob nenhum pretexto ou motivo.
São Paulo, data de mês de ano
Assinatura do pai

Renatinha e Fabio

mensagem postada em 20/11/2012 - 02:11:59hs

Gente, valeu pelo alerta.

Ela preencheu o documento que consta no site da PF e onde tem a assinatura dos dois para colocar....

E agora?? será que é melhor emitir outro??

Renatinha, qual foi o form que você utilizou?
Abbraço.

Heloiza

HeloiZa

mensagem postada em 20/11/2012 - 12:11:00hs

Oiii, em julho /12 viajei sem meu marido, o procedimento é exatamente este q o Fabio falou, o pai assina(sò o pai) no cartorio onde se reconhece firma por autenticidade, esta autorização tem o prazo de 2 anos, na hora do check in eles conferem (leve o rg pois tem passaporte q não consta filiação), depois do rx no guiche da pf é q eles ficam c uma via e sua amiga c a outra abçs

Heloiza

mensagem postada em 20/11/2012 - 10:11:17hs

Heloiza,

esse LINK http://www.dpf.gov.br/servicos/viagens-ao-exterior/3_edicao_manual_menores.pdf da policia federal, explica todo o procedimento. Além disso, aconselha-se levar também a carteira de identidade do menor, pois em alguns modelos mais antigos de passaporte, não consta o nome dos Pais, e a policia pede outro documento de identificação para comprovar se quem assinou a Autorização são mesmo os pais do menor !!

SDS.

Roberval.

Procedimento

mensagem postada em 20/11/2012 - 09:11:40hs

Gente, minha amiga viajará com o filho menor sem o pai.
Ela já preencheu e ambos já assinaram o formulário, fizeram tudo de acordo como diz o processo.

No dia, ela deve comparecer ao balcão da PF antes do check-in, certo:??? eles emitem algo para apresentarmos no check-in?? como funciona isto?

Obrigada e um abraço.

Heloiza

Originalmente a entrada principal do pavilhão mexicano (Epcot) era pela lateral direita da pirâmide, mas foi alterada para frente, pois os visitantes confundiam-se.