Companhias Aéreas

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

O presente tópico se presta para a troca de informações relacionadas as companhias aéreas, mas não para cotação de preços entre agências de viagens (regra "3.1"). Somente é permitido divulgar os preços de passagens praticados pelas próprias companhias, mas peço que informem o link do respectivo site da empresa aérea para que seja possível atestar que não se trata de propaganda (ainda que indireta) de empresa de turismo, o que é vedado pelo regulamento do fórum.
Com relação a disposição dos assentos das aeronaves é recomendado o site SeatGuru - link.

leia essas informações

Índice  

Mauro - Copa

mensagem postada em 20/01/2008 - 12:01:59hs

Voce disse num post abaixo que se uma pessoa não viajasse mais pela Copa já valeria a pena... Então, sinta-se vingado! Pode não fazer diferença para uma grande empresa, mas já tinha feito minhas reservas (3 pessoas) pela Copa, e hoje, depois de ler todos os relatos, liguei para a minha agente e ela já reservou pela Delta!! E sabe de uma coisa? A diferença de preço foi muito pequena, mas acho que valerá à pena! Isto tb é uma forma de protesto!

COPA

mensagem postada em 20/01/2008 - 12:01:35hs

Erika,

Espero que vc. consiga resolver o problema das malas. Após ler o seu relato confesso que fiquei ainda mais indignado com a ANAC. No ano passado tive um problema com relação ao peso permitido e não consegui sequer registrar junto a este órgão.

Eu sinceramente espero que algum dia venhamos a volter a ter companhias nacionais e não precisemos ser obrigados a usar empresas de fora tipo LAN, COPA, etc. No momento, temos apenas uma e acho por isso não somos bem atendidos.

Eu tive vários problemas com a COPA e com a LAN Chile e Peru, viajei no ano passado por elas. Com a Copa consegui resolver todos (com briga me pagaram uma multa e me colocaram em outro voo, via United em função de um overbooking), já com a LAN não consegui sequer registrar a reclamação.

Sou solidário a vc. e acho que somente com as nossas reclamações, um dia, poderemos voltar a ter um serviço aéreo nacional e de qualidade.

Finalizando, realmente desejamos que vc. e sua familia consigam resolver os problemas.

Erika,

mensagem postada em 19/01/2008 - 11:01:47hs

Seu relato é impressionante. Infelizmente pouco podemos fazer, mas pelo menos deixei meu relato aqui e se pelo menos 1 pessoa deixar de viajar pela COPA já vai ter valido a pena. Com certeza eu não volto mais. Prefiro gastar um pouco mais do que participar dessa loteria louca. Apesar das minhas 2 malas terem chegado aqui em casa 3 dias depois em perfeito estado, eu digo e repito: COPA AIRLINES NUNCA MAIS!!!

As outras Cias aéreas também não são flor que se cheire, mas fazer isso DELIBERADAMENTE, COM A FREQUÊNCIA QUE ESTÁ ACONTECENDO, só a COPA mesmo.

Copa pra mim agora só a praia mesmo!!!

mensagem postada em 19/01/2008 - 09:01:03hs

Mil desculpas se estou postando no lugar errado, mas achei esse o tópico mais pertinenete.
Vcs sabem qto é cobrado por excesso de peso/bagagem?
Vou pela AA e queria uma dica, nem q seja aproximada.
Obrigada!

Andréa minha linda!

mensagem postada em 19/01/2008 - 02:01:10hs

Vai com Deus!
Esquece esses problemas e curte muito a sua viagem! Tome as devidas precauções, mas não deixe que esses detalhes estraguem sua viagem. Atente para:
- trazer o máximo que puder nas bagagens de mão e na sua bolsa pessoal. Não deixe nenhum eletrônico na bagagem despachada. Tenho certeza de que esses ladrões miseráveis roubam as malas nas quais eles visualizam algum eletrônico pelo raio x.
- chegue cedo no aeroporto pra fazer seu check-in na volta e assim que liberarem o embarque seja uma das primeiras da fila. Se eles disserem que irão despachar alguma de suas malas de mão não deixe de forma alguma! (até mesmo pq ali estarão seus eletrônicos).

Como sei do gosto da sua filha, não deixe de ir na loja da Disney do Florida Mall e na Toys R Us, que fica no estacionamento desse shopping. Se der vá ao Lake Buena Vista que tem umas lojas que valem super a pena. Adorei a Nike de lá!
A Super Target também é imperdível! Fica na 192, na esquina de uma rua que se chama... Target!

Não sei se a promoção ainda está valendo, mas na Perfumania do Prime (aquele que fica antes do Prime novo, um pequeno em frente ao Bay market), vc comprava um perfume e levava outro por $9,99. E todos os perfumes que eu queria faziam parte dessa promoção (pq alguns não fazem). Pra vc ter uma idéia comprei o CK Be de 100ml por $24 e levei um Guess por $9,99.

No mais só tenho a te desejar uma excelente viagem! Que vcs se divirtam muito e curtam aquele mundo mágico da forma como vcs merecem!

Sentirei saudades!

Erika.

Anna e Edival

mensagem postada em 19/01/2008 - 02:01:57hs

Anna, o lance de entrar na aeronave não é entrar antes, mas sim entrar logo. Ser um dos primeiros a entrar. Ou seja, assim que autorizarem o embarque. Porque cada um tem um compartimento de bagagem de mão acima da sua poltrona. Se vc chegar pelo antes do cara que vai do seu lado, não deixa ele entupir o compartimento com as tranqueiras dele (sim, pq os outros levam tranqueiras, nós é que levamos malas lindas com itens de primeiríssima necessidade... rsrsrsrs).

Edival, agradeço sua solidariedade e conselhos. Pode ter certeza de que vou fazer tudo isso que vc falou.
E a propósito do idioma que os funcionários da Copa falam, vc está correto. Não só eles não falam português como toda a programação de bordo (filme, desenho, anúncios, séries e noticiários) só são passados em 2 idiomas: espanhol ou inglês. Num vôo partindo do Rio de Janeiro. Uma enorme falta de respeito!

COPA AIRLINES NUNCA MAIS!!!!

Entrar na Aeronave da Copa antes...

mensagem postada em 19/01/2008 - 01:01:00hs

No embarque para o Brasil, só dá pra entrar antes no avião da Copa aqueles que estão com crianças muito pequenas. O embarque é pela porta dianteira .O resto entra de acordo com o numero da poltrona. Quem tá no final do avião leva vantagem essa hora.

OBS: Eu coloquei como "non priority" a minha mala de sapatos e foi esta que não chegou. Apesar de ela conter 2 pares de tenis novos da nike.

Copa e extravio de malas

mensagem postada em 19/01/2008 - 01:01:03hs

Erika, vi seu relato e seu do drama e desgaste q deve estar passando....certa feita, a Continental extraviou a bagagem da minha esposa no trecho Orlando-Miami e nós íamos fazer um cruzeiro...ela entrou no cruzeiro sem as malas só com a roupa do corpo...(a cia de cruzeiro, Carnival, q nada tinha a ver com a história, nos deu o maior apoio e ainda deu um cupom para compras de roupas no navio....há empresas sérias por lá), até hoje não recuperamos as malas...(já deve ter uns 10 anos isso), mas na época eu acionei o cartão de crédito em q havia comprado a passagem e me deram uma indenização muito boa na época, além disso contratei um advogado de São Paulo para ação de danos materias e morais, mas o advogado era muito ruim ou então embolsou o dinheiro (só recebi uns 700 reais na ação...). Então, minha sugestão é: acione o cartão de crédito em que vc comprou as passagens (vc tem direito a indenização e eles vão correr atrás das malas para vc) e não deixei de acionar a Justiça, com ação de danos materias e morais...se todos fizerem isso, a Copa vai ter que melhorar ou sair do mercado brasileiro...temos de ser exigentes...vi inclusive q alguem alguem tinha falado que eles não falam Português...eu acho isso um absurdo..se estao oferecendo vôos aqui, devem falar nossa lingua...ja´viajei com eles duas vezes e eu só falava Português (problema deles se naõ me entendessem...)...Boa sorte a todos....

Copa Furada Lines

mensagem postada em 19/01/2008 - 12:01:15hs

Infelizmente, pra quem está indo de Copa, o que tenho a dizer não é nada animador.

Como eu já havia dito antes, nenhuma das 10 malas da minha família vieram no nosso vôo. E uma dessas 10 era uma de nossas malas de mão que os comissários tiraram de dentro do avião porque não cabia dentro da cabine. Mas, atenção: a mala era pequena, não coube no compartimento de bagagem de mão apenas porque ele estava entupido. Nesse ponto concordo com o Paulo, faz diferença se vc for um dos primeiros a embarcar, sim!

Chegamos numa 6ª feira a noite e fomos pra casa sem nenhuma, eu disse NENHUMA mala. No domingo nos foram entregues 9 malas em casa. Sim, uma delas não veio. O rapaz que veio entregar disse que chegaria no dia seguinte. Mentira! Porque até hoje a mala não apareceu.

Tenho falado com o 0800 da Copa diariamente, eles me pediram pra esperar 5 dias, pois esse é o prazo pra ser considerado extravio de bagagem. Passados os 5 dias fui orientada a ir ao Aeroporto pra preencher o formulário de bagagem extraviada. Que pra mim deveria se chamar "bagagem ROUBADA". Porque se ela não tivesse identificação nenhuma, poderíamos considerar a hipótese dela estar em algum lugar e eles simplesmente não estivessem conseguindo localizar o dono. Mas não é esse o caso.

Bem, segui a orientação da Copa e saí ontem de casa com minha mãe, meus 2 filhos, a babá e uma amiguinha da minha filha rumo ao Aeroporto Int. do RJ. Sim, porque todos acharam que seria um passeio legal, dar uma volta no aeroporto. Cheguei lá (de acordo com o tickete de entrada no estacionamento) às 12h51. Fui direto no guichê da Copa. Ninguém! Balcão de check-in. Ninguém! Fui pedir informação para o funcionário da Continental que estava por ali e ele me disse que o pessoal da Copa só chegaria de madrugada.

Pensei cá comigo: isso não pode ser verdade, porque depois de uma semana falando pelo menos 2 vezes por dia com a Copa pelo telefone, uma informação dessa eles não teriam deixado de me dar.
Liguei novamente por 0800 e então eles me disseram: o horário de atendimento da Copa no Aeroporto é a partir das 2h da madrugada. E, não, não tem nenhum outro lugar que a Copa atenda no Rio de Janeiro para assuntos de bagagem extraviada.

A única saída naquele momento era então procurar pela ANAC. Fui pra lá. Alguém conhece o aeroporto do Rio? A Copa fica no cantinho direito do Terminal 1, a ANAC fica no Terminal 2. Bem, lá foi a turma toda pra lá.

Chegando na ANAC fui muito bem recebida pelo funcionário Felipe. Um senhor, muito educado e simpático. Demonstrou indignação com o acontecido e me sugeriu que eu fosse até ao Tribunal Especial de Justiça que fica no final do Terminal 2 pra pedir orientação, porque ele da ANAC não podia fazer nada, já que não tinha ninguém da Cia Aérea lá (ele chegou a ligar praquele maldito telefone da Copa no Aeroporto, 3398-3199, aquele que chama e ninguém atende. Sempre!).

Fui pra Justiça e lá eles me trataram muito bem, preencheram um formulário, colocaram a informação de "réu ausente" com a observação de que a Copa Air Lines havia sido procurada mas que nenhum funcionário foi encontrado. Me disseram que eu poderia dar prosseguimento no processo no Tribunal de Pequenas Causas da minha cidade, Teresópolis, assim não precisaria voltar ao Rio pra resolver isso. Ela disse que, de qq forma, seria bom eu ter o formulário de extravio de bagagem emitido pela Copa. Perguntou por que eu não havia feito um Registro de Ocorrência na ANAC. Respondi que o simpático Felipe me disse que não era necessário, que o melhor era eu dar entrada na Justiça comum. Ela me disse que uma coisa não excluía a outra, que era pra eu voltar lá e fazer o registro.

Pois qdo eu voltei lá e insisti com o tal Felipe que queria preencher o RO, ele mudou completamente. Passou a me tratar mal, ficou grunhindo umas reclamações, jogou o papel em cima da mesa pra que eu preenchesse e qdo eu saí e dei boa tarde, nem me respondeu.

Bem, aí já eram quase 6 da tarde. Perguntei pro pessoal se estava todo mundo disposto a esperar até às 20h comigo pra ver se chegava alguém da Copa e todo mundo topou. O desembarque do vôo da Copa é às 21h55 e a ANAC me informou que eles têm que estar lá pelo menos 1 hora antes.

Fui então fazer plantão na frente do guichê da Copa, pois fui informada de que mesmo os funcionários que chegam pra fazer o desembarque de passageiros teriam que passar por ali.

Qdo deu 21h e não tinha encontrado ninguém, resolvi ligar pro escritório da ANAC pra pedir ajuda. Quem estava lá agora era um tal de Wilson, que falou que mandaria a colega Anali, que estava na Gol ir lá me ajudar.

A Anali chegou e me disse que havia uma outra salinha da Copa Air Lines atrás dos guichês de check-in. Foi lá e me trouxe o Fábio.

Alguém desembarcou da Copa por esses dias? Então deve ter conhecido o tal do Fábio.

Pois então, o Fabio me levou até a salinha dizendo que tinham umas malas lá, que talvez a minha estivesse junto. Não estava. Ele então disse que ia anotar meu nome e meu telefone pro caso dela chegar. Eu disse: "não, vc vai preencher o formulário de bagagem extraviada, pq eu estou aqui a tarde inteira só pra isso". Sabem o que ele me disse? Que não ia poder preencher não porque tava com pressa. Acreditam numa história dessas? E ainda disse que eu esperasse até meia noite que aí um Supervisor dele preencheria isso pra mim.

Pasmem! Ele se negou a preencher o formulário! Deu as costas e foi embora!

A única coisa que me restava a fazer ali era voltar na ANAC pra preencher outro formulário, relatando isso. Foi o que eu fiz. Voltei até o Terminal 2, pedi outro formulário e relatei o ocorrido. Uma pena que o escritório do Tribunal de Justiça fecha às 21h. Porque eu queria ter relatado o ocorrido pra eles.

Bem, a atual situação é essa. Triste, não?

Agora, sobre trazer seus pertences principais, o mais importante na bagagem de mão, eu pergunto: o que é menos importante? O que é desnecessário? Do que vc está disposto a abrir mão, pra na hora de fazer as malas vc decidir por colocá-los na bagagem despachada? E lembre-se, o que vc vai despachar é a maior parte dos seus pertences.

Eu, por exemplo, tive que despachar (até mesmo porque isso é proibido de ser trazido na bagagem de mão) todos os itens que comprei na Victoria's Secret. Foram mais de U$150 de compras. Ou seja, não tenho nada pra dar de lembrança pra nenhuma amiga minha. Assim como ficou brinquedo dos meus filhos e roupas novas que eu havia comprado lá pra mim e pra eles.

Quem vai pagar esse prejuízo e todo esse estresse pelo qual venho passando desde que voltei?

Paulo

mensagem postada em 18/01/2008 - 08:01:42hs

Paulo, antes de vc embarcar lá em Orlando, tem um container de metal bem na fila para o check in da Copa que eles mandam testar se a sua bagagem de mão cabe nesse container (que é bem grande, com certeza cabe a sua mala se ela for igual aos de pilotos e comissários de bordo). Se couber é pq cabe no lugar para guardar as bagagens de mão no avião. (não sei se deu pra entender muito bem...)
Quanto a embarcar rápido pra colocar logo a bagagem de mão, creio não ser possível correr e entrar antes dos outros, pois o embarque é de acordo com a numeração das poltronas.
1) Entram as poltronas de 20 a 25, depois de 15 a 20 e assim por diante...
O negócio é levar os itens mais importantes na mão.
Qualquer duvida estou a disposição!

Anna

A estátua de Walt Disney segurando a mão do Mickey (The Partners Statue - Magic Kingdom) foi criada por Blaine Gibson. O artista ao esculpir o rosto de Walt buscou representá-lo sorrindo observando as pessoas felizes desfrutando o parque.