Companhias Aéreas

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 

O presente tópico se presta para a troca de informações relacionadas as companhias aéreas, mas não para cotação de preços entre agências de viagens (regra "3.1"). Somente é permitido divulgar os preços de passagens praticados pelas próprias companhias, mas peço que informem o link do respectivo site da empresa aérea para que seja possível atestar que não se trata de propaganda (ainda que indireta) de empresa de turismo, o que é vedado pelo regulamento do fórum.
Com relação a disposição dos assentos das aeronaves é recomendado o site SeatGuru - link.

leia essas informações
 
Índice  
 
 
Paulo

 mensagem postada em 18/01/2008 - 08:01:42hs
 
 

Paulo, antes de vc embarcar lá em Orlando, tem um container de metal bem na fila para o check in da Copa que eles mandam testar se a sua bagagem de mão cabe nesse container (que é bem grande, com certeza cabe a sua mala se ela for igual aos de pilotos e comissários de bordo). Se couber é pq cabe no lugar para guardar as bagagens de mão no avião. (não sei se deu pra entender muito bem...)
Quanto a embarcar rápido pra colocar logo a bagagem de mão, creio não ser possível correr e entrar antes dos outros, pois o embarque é de acordo com a numeração das poltronas.
1) Entram as poltronas de 20 a 25, depois de 15 a 20 e assim por diante...
O negócio é levar os itens mais importantes na mão.
Qualquer duvida estou a disposição!

Anna

 


 
Mauro, bagagem e Alfandega

 mensagem postada em 18/01/2008 - 05:01:34hs
 
 

Mauro, a questão da mala vir em outro vôo é meio estranha. Eu voltei pela aerolíneas que teve greve na sexta feira e entao atrasou tudo. Minhas malas acabaram chegando num vôo anterior ao que eu retornei efetivamente. Para minha surpresa e de alguns outros passageiros na mesma situação, as malas foram retiradas pela aerolíneas e aparentemente passaram livremente pela alfandega, pois do que adiantaria o raio-x se voce nao estaria ali para mostrar a nota fiscal. Acho que o procedimento continuou sendo o mesmo, eles vao ao acaso em algumas e separam, podem ate passar no raio-x e nessa análise eles nao notarem nada demais ai liberam mesmo. Olha que eu trouxe um HOMETHEATER, uma caixa enorme de 42 kg. Chamar a atenção deve ter chamado, mas fazer o que ? Vistoria só ocorreu mesmo foi pela TSA em Miami. Vi que tinha uma etiqueta dizendo que a caixa foi inspecionada e dentro da caixa tinha um papel deles.

 


 
Paulo - Bagagem de Mão

 mensagem postada em 18/01/2008 - 02:01:28hs
 
 

Paulo,

Eu trouxe como bagagem de mão exatamente essa mala com os meus eltrônicos, além de uma caixa imensa com um monitor LCD de 22" (que aliás paguei uma pechincha na COMPUSA, que está fechando as portas e está com tudo em promoção). Posso te dizer que o espaço destinado às bagagens de mãos dos 737-700 da COPA são imensos, e apesar da caixa desse meu monitor também ser imensa, ela ficou até sambando lá dentro.

Não corra riscos e traga sua impressora também como bagagem de mão da sua esposa, filho, filha, sogra, papagaio....de qualquer outra pessoa ou ser vivo que esteja viajando com você. Só não vai caber se a impressora for daquelas tipo Plotter para impressões de plantas/desenhos de projetos....hehehe, pois é muito grande o espaço para guardar bagagem de mão.

Agora, corra quando for para entrar no avião, que apesar do espaço ser grande, tem também muita gente, e os armários enchem muito rápido. Agora então que provavelmente muita gente já sabe desses problemas de bagagens despachadas não irem, muita gente vai querer trazer o que puder como bagagem de mão. Seja um dos primeiros da fila na hora para embarcar, senão você não encontrará espaço, apesar de (REPITO) serem bem espaçosos.

Além de que, eu não gostaria de ter um eletrônico comprado lá despachado e ser tratado como carro de porco, frango sei lá, pois é assim que eles tratam as malas despachadas (não, não é só a COPA não, todas as Cias aéreas tratam suas bagagens despachadas como se tivessem carregando sacos de cimento). Eu fiquei observando pela janela do avião fazerem a carga das malas (foi aliás aí que tive o péssimo presentimento de que bagagens ficaram por lá), e mesmo as caixas com aviso de frágil são tratadas dessa forma desumana.

Qualquer coisa grite aí.

Boa sorte e boa viagem.

Mauro

 


 
MAURO e ANA FERREIRA

 mensagem postada em 18/01/2008 - 02:01:59hs
 
 

Olá, concordo com você Mauro, quando diz que agora é relaxar, afinal, não tem mais jeito, estou indo pela 6ª vez a Orlando agora no dia 28/01 e pela primeira vez de COPA. Tenho acompanhado os relatos sobre o extravio de bagagens e apesar de bem apreensivo, vou relaxar, já estou com tudo na cabeça para montar uma operação de guerra para minimizar possíveis danos no meu caso (vou fotagrafar e filmar todas as malas por dentro e por fora e seus respectivos donos ao lado delas, colocando identificação bem grande dentro e fora delas, e fotografar e filmar o Check-IN), porém, tenho algumas dúvidas e gostaria da ajuda de vocês. Pretendo trazer os eletrônicos dentro de uma mala dura e pequena do tipo das que os pilotos usam, sempre uso ela como mala de mão em outros vôos de outras companhias sem problemas, a COPA aceita esta mala como de mão ? e a segunda coisa, pretendia trazer uma impressora, neste caso eu teria que despachar, pois o volume não caberia nos compartimentos acima dos bancos como as malas de mão... correria um enorme risco neste caso, existe algum seguro neste caso, afinal, nunca vi um problema absurdo destes.

 


 
Mauro

 mensagem postada em 18/01/2008 - 01:01:34hs
 
 

Mauro, concordo com vc em genero, numero e grau. A minha mala chegou direitinho em casa, mas é um stress desnecessário pra quem chega tão feliz.
Reforço pra quem ainda não foi:
FAÇAM COMO EU TRAGAM OS ELETRONICOS E AS COISAS MAIS IMPORTANTES NA BAGAGEM DE MÃO.

 


 
COPA AIRLINES - A MAIOR FURADA

 mensagem postada em 18/01/2008 - 10:01:33hs
 
 

Andréa, sim perguntaram, quais seriam as minhas malas com prioridade. Estranhei o fato e o cara do balcão do check-in não deu maiores detalhes. Achei estranho e falei que queria todas as minhas malas no avião, senão ia processar e tal. Mas minhas ameaças não surtiram efeito, e pelo que parece não adianta, porque o cara do check-in é mais um funcionário que não pode resolver este problema que parece ser sistêmico e não pontual. Não acho que haja uma solução no curto prazo. Pois os vôos da Copa nunca sairam tão lotados e eles não estão preparados para isto. Aconselho mesmo quem já tiver comprado passagem pela Copa para fazer o que muitos já aconselharam aqui: não coloquem nada de muito valor nas malas despachadas e registrem tudo direitinho, grave se for possível seu check-in de volta, para que caso aconteça algum roubo, sumiço etc...vocês tenham subsídios para interpelarem eles na justiça, pois o seguro deles de nada adiantaria, pois o que você quer não é o dinheiro de volta, você quer as coisas que você comprou lá, roupas, brinquedos para os filhos etc....o dinheiro por maior que seja a indenização (e que não é muito), não pagaria uma ida para lá para comprar tudo de novo.

Ricardo,

As minhas duas malas que não vieram na 2a feira chegaram na 5a feira no final do dia. Não veio faltando nada, mas o estresse pelo qual você passa, a ansiedade em saber se chegariam, e se não haveria também roubo de coisas é tão grande que me faz garantir novamente que esta foi a primeira e última vez que viajo pela Copa Airlines. Já fui para os EUA 5 vezes, e nunca tinha visto uma companhia aérea DELIBERADAMENTE deixar 80 malas porque não cabiam no avião !!!! Então que vendessem menos passagem!!! Que diminuíssem a franquia de bagagem, mas o que não podemos admitir é que deliberadamente deixem suas malas lá.

Quem já viajou para a Europa sabe que lá é muito constante sua bagagem ser extraviada (o que aliás é um erro muito comum em TODAS as Cias aéreas), mas repito: deixarem 80 malas na origem porque não cabem no avião é novidade para mim e foi para todos os donos das outras 78 malas que não vieram!!

E TEM MAIS.......

Uma coisa ruim para quem malas extraviadas ou que não veio mesmo, é que esqueçam o jogo de sorte na alfândega de volta, pois você TERÁ QUE OBRIGATORIAMENTE ter todas as suas bagagens passadas pelo Raio X pela Receita Federal. É orbigatório quem tem mala extraviada, sumida etc... passar as que vieram pelo Raio X. Portanto, nada vai adiantar você contar com a sorte para trazer acima da cota (eletrônicos) porque eles vão pegar.

A dica que dou é: se estiver acima da cota em eletrônicos (pois o resto, roupa, brinquedo, e demais desde que também não estejam em excesso eles nem ligam), tragam os pequenos dentro das suas calças, cuecas, calcinhas, meias, bolsos, chapéu, sobretodo, casacão, cuecão de couro....), pois eles não "te passam" pelo raio X ainda (pelo menos no aeroporto do RJ...não sei nos demais).

Peço MIL desculpas para quem já comprou passagem pela COPA e ainda não foi. Sei que deve ser difícil lendo relatos como esse, mas relaxem e aproveitem sua viajem da melhor forma possível. Deixem para se preocupar na volta e caso isto ocorra. Pode ser que você não seja "sorteado" e todas suas malas venham.

Mas meu objetivo e acho que de todos que escreveram malhando a COPA é mesmo reforçar o que o que tem acontecido, para que na próxima vez muitos como eu não caiam nesta cilada que é esta Cia Aérea. Como falei, não acredito que isto seja pontual, é sistêmico e não tem solucão no curto prazo. Na alta temporada, com os vôos lotados isto deverá acontecer sempre com eles, pois o avião é um 737, igualzinho àqueles que há 20 anos atrás eu utilizava na ponte aérea pelas antigas VASP, Transbrasil, VARIG...etc....a diferença é que é um modelo mais modermo (737-700 ou 800), mas em termos de capacidade de passageiros, espaço interno e compartimento de carga é quase a mesma coisa dos sucatões das antigas Cias aéreas brasileiras e que no máximo que faziam era uma viagem mais distante dentro do teritório brasileiro.

Mauro

 


 
Andréa e Mauro !!!!

 mensagem postada em 18/01/2008 - 11:01:05hs
 
 

Pra mim tb pergurtaram quais malas seriam prioridade ! Eu e meu marido carregávamos 2 malas cada um + 1 mala de mão cada ! No final, todas as malas despachadas chegaram. Uma delas, inclusive, com os pés quebrados ... qdo fomos realizar a reclamação, a funcionária nos informou que a COPA não cobria esse tipo de avaria. Mas o pior já tinha acontecido: saímos de Orlando no dia 01/01 e fomos para a California. Qdo voltamos, dia 05/01, fazendo a famosa escala no Panamá, fomos informados que o nosso voo que deveria sair às 11:30 tinha sido transferido para às 17:30 ... imagina, ficamos esse tempo todo no Panamá ... e é aquela velha história que alguém já postou por aqui. Nos levaram a um hotel para almoçar e depois retornarmos ao aeroporto para "esperar", isso mesmo, "esperar" um voo de vinha de Santo Domingos, para "encher" o nosso voo de volta ao Brasil ... Então ... quem viaja pela COPA já deve ir preparado para esses acontecimentos ...

 


 
COPA AIRLINES - A MAIOR FURADA

 mensagem postada em 18/01/2008 - 10:01:07hs
 
 

Pessoal,

Voltei 2a feira de viagem, e pelo pouco que li deste tópico, muitos já alertaram sobre o que a COPA Airlines está fazendo. Então reforço: NÃO VIAGEM PELA A COPA AIRLINES!!!

Bagagem extraviada eu já tinha visto, mas DELIBERADAMENTE não levarem sua bagagem é um absurdo, isto é, por falta de espeço no avião, não trouxeram na volta 80, repito 80 malas!!! Ficaram no Panamá e nos EUA 80 malas....dentre as quais 2 das 5 de minha familia. Depois de liga pra cá, liga pra lá...um jogo de empurra empurra, o escritório de vendas tirando o corpo fora, o 0800 dizendo que nada podia fazer, e o telfone do aeroporto que me deram quando fiz a reclamação ninguém atendia!!!!

Portanto repito as palavras de alguns daqui:

NÃO VIAGEM PELA COPA AIRLINES!!!

Comigo foi a primeira e última!!!

 


 
Cias Aereas

 mensagem postada em 16/01/2008 - 11:01:11hs
 
 

A quem vai viajar, boa viagem e muito pensamento positivo, pois problemas em todas poderão ocorrer. Fui com esposa e filha dia 23/12, via AA, no aeroporto soubemos que o voo estava cancelado... passado o pequeno stress fomos na mesma data via NY, passamos um excelente dia passeando e a no final da tarde estavamos em orlando!! Dos aviões da AA, se puderem optar antes de comprar, escolha a aeronave 777, é mais nova e muito mais confortável que a velha 767.

 


 
Esclarecimentos

 mensagem postada em 16/01/2008 - 11:01:28hs
 
 

Pessoal,
Acabei de voltar de viagem.

Seguem algumas informações que podem ajudar:

1 - Limite de Peso. Voei American Airlines. Rio/Miami/NY/Orlando/Miami/Rio.
O limite são 70 lbs ou 32kg por volume despachado sendo permitidos 2 volumes por passageiros. Além disso tinha uma mala de mao + 1 mochila. Não tive problemas.
2 - Cadeados - Na ida coloquei cadeados normais de chave. Não tive problemas. Na volta comprei no Wallmart cadeados com senha TSA - Custaram uns 4,90. Também não tive problemas.
3 - Revistas - Não levem liquidos, ou se levarem respeitem os limites de ml. Minha esposa comprou perfume no DutyFree do Brasil e assim que pousamos em Miami e pegamos as malas colocamos dentro e despachamos novamente. Caso contrário seríamos barrados pela TSA na bagagem de mão para NY
4 - Voamos em 767 disposição de 2 - 3 - 2. Achei a comida ruim e o avião velho. No mais respeiram os horários dentro do limite permitido.
5 - Preferimos parar em Miami do que em São Paulo. Ficamos no Laguardian que era mais proximo ao hotel.
6 - Ficamos preocupados com as malas pois não existe muito controle de saída depois do desembarque. Qualquer um pode pegar a mala e sair do aeroporto. Fiquem atentos.
As demais dicas de NY e Orlando nos demais tópicos. Qualquer coisa é só perguntar.
abs
Bruno

 


 
 
A ilumininação do interior do pavilhão do México é propositalmente baixa para simular o anoitecer. Pois, segundo a cultura mexicana, é neste período do dia, que amigos e familiares se reunem na plaza para se divertirem.