Planejamento - Menor Desacompanhado e Autorização

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga
 

Cartilha de Viagem de Menor ao Exterior - link.
Manual de Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior - link.
Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional - link.

leia essas informações
 
Índice  
 
 
Viagem de Menor desacompanhado...

 mensagem postada em 22/12/2007 - 12:12:35hs
 
 

Vamos la, alguns daqui ja me conhecem, mas pros que não me conhecem, sou supervisor do departamento Disney de uma das maiores agência do Nordeste.
Como alguns ja falaram, o procedimentos não são os mesmos em todos os Estados. Aqui no Rio Grande do Norte, para viagem de menores desacompanhado dos pais, eh necessário que: preencher formulário ( http://www.tjrn.gov.br/S%5FVaraInfancia/ ), os pais devem assinar o formulário e reconhecer firma, copia autenticada da identidade do passageiro (ou copia autenticada da certidão de nascimento), copia autenticada da identidade do pai e da mãe (ou copia autenticada da certidão de casamento). após ter feito isso tem que levar o formulario, junto com as cópias para a vara da infancia e juventude, e o juiz vai dar o alvará autorizando a viagem do menor. este alvará deverá ser apresentado no dia do embarque.

 


 
Menor em excursão desacompanhada de genitores

 mensagem postada em 23/12/2007 - 03:12:10hs
 
 

Olá pessoal!
Estou procurando há tempos mas não encontro informações objetivas (ou já as encontrei mas não entendi o0 ). Bom, tenho 15 anos e viajarei dia 07 de Janeiro de 2008 para Orlando em excursão, desacompanhada dos meus pais. A agência me mandou a autorização dos pais para viagem, e os mesmos a assinaram e fizeram aquele reconhecimento de firma por autenticidade no cartório... Até aí tudo certo, mas gostaria de saber se na hora do embarque (hora em que, por sinal, meus pais me acompanharão até onde puderem - coruujas =P ) eu (ou meus pais) temos que levar alguma cópia de documento, ou que documentos temos que levar além da autorização (já assinada e reconhecida pelos dois) para eu receber a autorização do juíz lá no aeroporto? Se só levando os RG'S e CPF'S originais dos meus pais, os meus e essa autorização já é o suficiente pro juíz me dar (ou carimbar - não sei como funciona) a autorização. ;>
Ah! Embarcarei no Aeroporto Internacional de SP em Guarulhos. E sou de SP, também.
Obrigada desde já!

P.S.: acho que está meio confuso o texto, mas qualquer coisa é só perguntar ;D

 


 
Débora

 mensagem postada em 23/12/2007 - 05:12:47hs
 
 

Débora, vou contar como foi com a minha irmã. Meus pais fizeram a autorização com a assinatura reconhecida pelo cartório dizendo que ela ia viajar comigo. Depois de passar pela porta onde quem não vai viajar não entra, ou seja, onde seus pais vão lhe deixar, a Polícia Federal pede para mostrar o passaporte na página da foto e a autorização (mas para minha irmã nem pediram, não sei porque). Não precisa de mais nenhum documento além do passaporte e desta autorização.
Não precisa da autorização do juiz para embarque em SP, segundo o site da própria Policia Federal e que postei logo abaixo.

Espero ter ajudado

beijinhos

 


 
Débora

 mensagem postada em 23/12/2007 - 05:12:47hs
 
 

Débora, vou contar como foi com a minha irmã. Meus pais fizeram a autorização com a assinatura reconhecida pelo cartório dizendo que ela ia viajar comigo. Depois de passar pela porta onde quem não vai viajar não entra, ou seja, onde seus pais vão lhe deixar, a Polícia Federal pede para mostrar o passaporte na página da foto e a autorização (mas para minha irmã nem pediram, não sei porque). Não precisa de mais nenhum documento além do passaporte e desta autorização.
Não precisa da autorização do juiz para embarque em SP, segundo o site da própria Policia Federal e que postei logo abaixo.

Espero ter ajudado

beijinhos

 


 
duvida

 mensagem postada em 23/12/2007 - 05:12:23hs
 
 

Vou com meu pequeno de 10 anos sem o pai dele estou levando a autorização reconhecida do pai dele e a identidade e a cópia do rg do pai dele. Vcs acham que eu devo levar mais alguma coisa??? bjksss

 


 
Carla!

 mensagem postada em 25/12/2007 - 04:12:45hs
 
 

Oieee tudo bom, Carla?
Espero que sim... Aproveitando pra desejar-lhe um Feliz Natal; Ano Novo e viagem! ;D
Brigadãããão pelas informações! Ajudou muito, muito mesmo. Valeu por sempre responder tão bem explicado e sempre ter boa vontade pra responder os tópicos! ;D

Beijookas!

 


 
Autorização para Menor

 mensagem postada em 25/12/2007 - 07:12:12hs
 
 

Pessoal,

Acredito que cada Estado tenha um procedimento diferente. Acho melhor ligarem para a Vara da Infância e Adolescência e obter informações detalhadas.
Caso não esteja tudo ok, o menor não embarca. Já imaginou o transtorno?
Minha sobrinha voltou do aeroporto com a avó dela e só conseguiu embarcar 2 dias depois.

No Rio:
1ª Vara da Infância e Adolescência (9h-18h - checar por telefone)
Endereço: Praça Onze de Junho, 403 – Cidade Nova (ao lado do Sambódromo)
Tel: 2293-8697 / 2293-8380 / 25036300
Não sei se todos esses telefones estão oks, mas um certemente vai atender.
Eles tem um prazo de 10 dias para expedir a autorização do juiz. Conversando, talvez menos. Deve-se fazer uma cópia autenticada da autorização para deixar com a Polícia Federal no embarque.
Existe também um posto do Aeroporto Santos Dumont.

 


 
Adolescentes sozinhos

 mensagem postada em 15/11/2009 - 06:11:43hs
 
 

Pessoal,

Somos médicos e iremos em um congresso em novembro do ano que vem, em Atlanta. De lá devemos ir para Orlando e estamos querendo que nossos filhos (13 e 14 anos) nos encontrem lá.

Já deixaríamos as autorizações para o embarque deles, mas minha preocupação é na imigração. Eles falam razoavelmente inglês, mas são crianças...

Será que eles podem fazer a imigração?
Será que alguém já enviou os filhos desacompanhados para os USA?

Desde já muito obrigado.

Carlos e Maria Capistrano

 


 
Adolescentes sozinhos

 mensagem postada em 15/11/2009 - 08:11:34hs
 
 

Carlos e Maria, Olá!!!
Um de meus filhos viajou desacompanhado qdo tinha 13 anos para Chicago. Não houve problema algum. Tomamos o cuidado apenas de embarca-lo em voo direto, sem conexão.
Uma outra alternativa é usar o serviço de acompanhamento das Cias aéreas. A maioria procede da mesma forma: cobra-se uma taxa, no seu caso uma única para os 2 filhos, de aprox USD 50. Eles pedirão informações completas da pessoa que os "entregarão" aos responsáveis na cia aqui no Brasil e da pessoa que os receberão em Orlando, no seu caso, acredito que sejam vcs.

Espero ter ajudado.

abçs...

 


 
Maria e Carlos

 mensagem postada em 28/03/2010 - 09:03:06hs
 
 

Olá,

Tenho 14 anos e estou viajando com mais 9 amigos da minha idade para a Disney em Julho. Como teve aquele lance de uma brasileira q viajou desacompanhada dos pais, com um acompanhante da agencia, para a disney e pegou gripe suína e deu o maior rolao, as grandes agencias não fazem mais viagens com seus representantes de acompanhantes. Mesmo no nosso pacote tendo guia, teremos q levar um adulto, uma professora. Mas apenas para o vôo, como eh seu caso, eu ja não sei

 


 
 
Main Street U.S.A. foi inspirada na cidade de Marceline, Missouri, EUA, onde Walt Disney passou parte da sua infância.