Planejamento - Menor Desacompanhado e Autorização

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Cartilha de Viagem de Menor ao Exterior - link.
Manual de Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior - link.
Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional - link.

leia essas informações

Índice  

Res: Imigração USA menor apenas com 1 dos pais

mensagem postada em 24/06/2015 - 01:06:00hs

Obrigado aos amigos Claudio H.F., Fabio Liporace e Tais Albino Rosa pelos esclarecimentos!

Victor, se o passaporte do menor já tem a autorização de viagem nele - o que aliás é uma mão na roda - não é necessário o preenchimento do formulário da PF.

Na imigração americana, problema algum quanto ao menor estar acompanhado por apenas 01 dos pais. Se a saída do país de residência foi autorizada é porque os trâmites legais foram checados e está tudo nos conformes. O país de entrada não solicitará qualquer documentação adicional.
abs
(mensagem de Claudio H.F.)

mensagem postada em 24/06/2015 - 11:06:54hs

Pois é Fábio.......

íamos colocar a que ela pode pode viajar apenas com um dos pais, sem necessitar sempre da autorização do outro. Foi para esse caso que ele mencionou a questão de que em "nenhuma hipótese" (palavras dele) ela poderia viajar com outro adulto, mesmo havendo a autorização por escrito dos pais na hora da viagem.

A outra opção, em que o menor pode viajar com "qualquer" adulto, ou mesmo desacompanhado, considerei insegura justamente pela questão do "qualquer" adulto. Pensei nas exceções e não na questão dela viajar com tios ou avós. Aí acabamos decidindo por emitir a autorização cada vez que ela for viajar. É mais seguro assim.

mensagem postada em 24/06/2015 - 10:06:50hs

Ia inserir essa autorização no passaporte da minha filha (já tinha ido ao cartório e tudo), mas a pessoa da PF me esclareceu que seria bom não colocar e autorizar cada viagem "na forma da Lei", como ele mencionou. Segundo ele, se minha filha fosse viajar com tias ou avós (sem nenhum dos pais), não poderia. A autorização do passaporte é apenas para viajar sem "um" dos pais, não sem os dois......

A explicação no site da PF não é clara, infelizmente, mas ele estava certo. Resolvemos não colocar autorização nenhuma e fazer a cada evento, quando houver.

Já viajei sozinha com a minha filha e minha mãe e não tivemos quaisquer problemas na imigração americana.

Imigração USA menor apenas com 1 dos pais

mensagem postada em 23/06/2015 - 10:06:51hs

Amigos,

Estou Certo que contarei com a ajuda de vcs.

Situaçao: menor viajará apenas com a mãe. O passaporte da menor ja possui aquele "termo novo" onde esta expresso que ela pode viajar sozinha, ou com apenas 1 dos pais"

1 - Nessa situacao, entendo que o formulario de autorizacao para a PF aqui no Brasil nao eh necessario, correto?

2 - e quanto a imigracao nos USA? Existe alguma restricao da menor nao estar acompanhada do pai? Sera solicitada alguma autorizacao?

Obrigado

Victor

Res: Autorização Menor

mensagem postada em 23/06/2015 - 09:06:49hs

Boa tarde

Vamos para Orlando e junto com minha família irão duas amigas de minha filha comemorar 15 anos, minhas dúvidas em relação a autorização de viagem além da padrão para viagem ao exterior necessito de alguma para hospedagem? já que iremos nos hospedar em hotel, e teremos conexão em Washington, e necessário na autorização informar conexão?
(mensagem de MARCIA13)

Olá Marcia

Não é necessária nenhuma autorização para se hospedar no hotel, nem é preciso informar que vocês farão conexão.
Siga o modelo da Polícia Federal e pronto, boa viagem!
Lembre-se que a assinatura dos pais tem que ser por autenticidade.

Abs,
Maria Teresa

Autorização Menor

mensagem postada em 23/06/2015 - 04:06:20hs

Boa tarde

Vamos para Orlando e junto com minha família irão duas amigas de minha filha comemorar 15 anos, minhas dúvidas em relação a autorização de viagem além da padrão para viagem ao exterior necessito de alguma para hospedagem? já que iremos nos hospedar em hotel, e teremos conexão em Washington, e necessário na autorização informar conexão?

Res: Autorizaçao -duvida , Roberval ou quem souber

mensagem postada em 18/03/2015 - 12:03:56hs

Roberval , vou viajar com meu filho, a mãe dele tem que fazer duas (2) autorizações com firma reconhecida ou apenas uma pra eu mostrar na hora do embarque? Grato! (mensagem de everson)

Convém levar a autorização em Duas vias (uma ficará na Polícia Federal), na hora do embarque no Brasil.
Se ambos (pai e mãe) forem juntos com a criança, não precisa de autorização ok ?
O reconhecimento de firma deve ser com a presença dela no cartório ( e não por semelhança de assinatura).
SDS,
Roberval.

PS.: Veja mais informações nesta CARTILHA

Res: Formulario de autorizaçao de menor

mensagem postada em 17/03/2015 - 02:03:20hs

Boa tarde vpo !
Irei viajar com 2 filhas sem a mãe , alguem tem um link do "formulario de autorizaçao de menor" atualizado ? grato (mensagem de EDUARDO MOURA)

Eduardo,

Você encontra o LINK no topo da pagina deste tópico. Tem também os links da Cartilha e do Manual ...
Mas se preferir, segue o novo LINK

SDS,
Roberval.

Res: Imigração

mensagem postada em 04/03/2015 - 11:03:44hs

Olá, na minha próxima viagem vamos levar uma prima de 14 anos.. autorização já está ok. Minha duvida é chegando em Orlando. Entendo que nossa prima, por ser considerada de "outra" família deve preencher um formulário de alfandega (azul) separado para ela, certo ? E na imigração, ela deve ir sozinha ou por ser menor ela pode ir comigo (mais minha esposa e minha filha) ? Alguém já passou por isso ? Abraços. (mensagem de Fabio Bang)

Se a autorização menciona que vcs serão responsáveis por ela, melhor passarem todos juntos, para o caso do oficial de imigração perguntar quem será o adulto responsável por ela nos EUA.
SDS,
Roberval.

Res: Autorização - Viagem - Menor Desacompanhado - em Inglês

mensagem postada em 09/02/2015 - 10:02:20hs

Perguntei para meus filhos se na chegada em USA na imigracao teve problema.
E eles disseram que perguntaram onde iriam e responderam que iriam para casa da tia, e perguntou onde mora essa tia, ai mostrou o endereco escrito no papel, depois tiraram fotos e tiraram impressao digital, e no final perguntou se fala japones ou portugues(meus filhos viajaram com os 2 passaportes Japao e Brasil). Responderam que fala melhor portugues... ai o fiscal falou bem vindo! em portugues... Tranquilo segundo eles...

Disseram que tiveram mais problema na alfandega, pois levaram panetonne de 3kg de presente para a tia deles na proria caixa e o fiscal perguntou : o que tem dentro dessa caixa? Eles nao souberam explicar o panetonne em ingles, achou que fala panetonne mesmo mas como o fiscal nao entendeu mandaram para fila de raio-x e ficaram preocupados que iriam reter a mercadoria, mas passou pelo raio-x e nao falaram nada, mandaram seguir para frente e ja tava fora....

Boa sorte!

Exatamente, eu queria saber se na imigração possa haver algum problema, deles não deixarem eu entrar no país por estar desacompanhado.

Ola Eduardo

Acho que vc nao entendeu bem qual é a duvida dele. Nao é propriamente a viagem sozinho no aviao, nao é a supervisao dentro do aviao nem na saida do aviao até a imigraçao.... E' na propria imigraçao... Sera' que o agente vai encrencar dele ser menor e estar viajando sozinho, e chegando nos USA so'...

Ele nao explicou se vai ter alguem o esperando la fora, nao sei esta parte... ???

Eu acho que o agente da imigraçao vai querer saber como um menor vai se virar sozinho nos USA e vai querer saber se ele tem alguem esperando, etc...
abs

(mensagem de rubens G)

(mensagem de Henry Strauss Silva Prado)

Apesar dos 11 países que compõem o World Showcase ocuparem uma vasta área ainda existe espaço para mais 7 pavilhões.