Enquete - Você tem receio de voar?

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Índice  

Medo de Avião (ou de voar)

mensagem postada em 02/06/2014 - 06:06:32hs

Agora a melhor dica mesmo, para quem tem Síndrome do Pânico ou Claustrofobia, é procurar um bom Psicólogo e fazer um tratamento.

Eu fiz e agora tô curado.!!

Só tenho medo de políticos, mas de avião não tenho mais !!!

Abraços a todos,
Ayrton.

PS.: Foto de meu último vôo abaixo:

Res: MEDO DE AVIÃO - Dica a todos

mensagem postada em 02/06/2014 - 05:06:02hs

Segue um post que enviei ha alguns dias atras que pode ajudar....

Já viajei muito de avião, devido as atividades profissionais. Hoje só mesmo a turismo. mas esta experiencia me deu algumas dicas que procuro seguir, quando é possivel.

1) Se voce puder escolher a aeronave, faça opção por avioes maiores, tipi Airbus A330 e A340, e os Boeings 767, 777 ou 747.

2) Se voce tem muito medo, fique em um lugar onde consiga ver os comissarios/aeromoças. Como eles estão acostumados a voar, observar eles dá uma sensação de que tudo esta sob controle.

3) Opte tambem por aviões/voos que tenham telas individuais. Voce podera se distrair vendo filmes, jogando ou ouvindo musicas.

4) Se voce tem claustrofobia, fique o mais possivel na frente do avião. Eu tive um principio de sindrome do panico e só conseguia voar nas primeiras fileiras.

Outras dicas do Sinomar Calmona:

Dicas para quem tem medo de avião

. . Estudos provam que a maioria das pessoas tem medo de avião. Há passageiros que sentem um frio na barriga só de pisar no aeroporto. Mãos geladas, suadas, coração disparado e dor de estômago são alguns dos sintomas de quem tem pavor de voar.

. . Quem sente todos esses “efeitos colaterais” do avião não tem motivo para se envergonhar. Algumas pesquisas indicam que, em um vôo qualquer, só 1% ou 2% dos passageiros não estão nem aí. Cerca de 23% estão amedrontados e 74% ficam simplesmente apavorados dentro de uma aeronave.

. . O fato é que o avião é considerado o segundo meio de transporte mais seguro do mundo, atrás apenas do elevador. No entanto, para muita gente não há argumento que faça o medo passar. Só resta aceitar e saber como domar o pavor durante a viagem.

. . Antes de entrar em pânico, tente inspirar e expirar calmamente, pois a respiração é fundamental. Tem gente que toma remédios para dormir antes da viagem. Outro artifício bastante usado é a bebida alcoólica, mas que deve ser ingerida com moderação, pois no ar são maiores os efeitos do álcool. Se o problema for incontrolável, procure ajuda médica.

. . Uma forma de dominar o medo é conhecer o funcionamento da aeronave. Se algum equipamento falhar, nos aviões modernos há dois ou três sistemas de reserva para corrigir o problema. Na decolagem, as asas realmente fazem um estardalhaço, não há nada de errado. É só o movimento dos flaps, que servem para dar a angulação correta.

. . Durante o vôo, se for acionado o sinal para apertar os cintos, não se apavore. Geralmente são apenas nuvens à frente. Pouco antes da aterrissagem, não se assuste com o baque no fundo do avião. Foi somente o trem de pouso baixando.

. . Para relaxar

. . Não se sente à janela. Evite ver a ponta da asa chacoalhar, o que é normal, mas quem tem medo jura que ela está se soltando.
. . Sentado na poltrona do corredor, você tem mais mobilidade, pode esticar as pernas, balançar os pés, levantar-se sem ter de pular passageiros.

. . Não receie ser chato com a tripulação. Conte que você tem medo, peça sugestões e, se precisar, pegue na mão da comissária.

. . Se a pessoa da poltrona ao lado for receptiva, não hesite em puxar papo. Como a maioria das pessoas tem medo, não há nada melhor do que a solidariedade a bordo. Fique certo de que a conversa acalmará os dois.

. . Muito do medo vem da desinformação. Às vezes, os motores diminuem. Os medrosos acham que a turbina parou. Nada disso. O avião muda de velocidade e altitude várias vezes. A bordo, existem monitores com dados sobre velocidade, altura e distância percorrida. Preste atenção, além de distrair, você aprende.

. . Turbulência, reconheça-se, não é para qualquer estômago. Os mais impressionáveis, no entanto, quase têm uma síncope. Não é para tanto. Observe: quando estiver andando de carro a uns 80 por hora, abra a mão e ponha-a para fora, com a palma virada para baixo. Com o vento e a velocidade, a mão sobe e desce conforme vence a resistência do ar. Turbulência em avião é igual.

MEDO DE AVIÃO - Dica a todos

mensagem postada em 02/06/2014 - 02:06:19hs

Turma..pra quem tem medo de avião, vou dar umas dicas:

Vou comecar dizendo que muita gente tem medo porque não sabe o que acontece na cabine do piloto! Na hora que tem turbulencia, muita gente pensa que o piloto e o co-piloto estão na maior tensão!

Na verdade, se tivesse uma camera que mostrasse o que acontece na cabine, iriam observar que tudo continua normal por la...ambos sentados, fazendo o monitoramento da aeronave...tomando café, trocando informações sobre o vento com outras aeronaves etc...! Então, quando tiverem em alguma turbulencia, imaginem que dentro da cabine está tudo a mesma coisa.

Além disso, se tiver nervoso, olhe sempre para o pessoal de bordo. Eles trabalham nisso, vivem disso e sempre fazem os mesmos voo...entao sempre estão tranquilos (se algum dia voce ver uma aermoça nervosa, eh porque a coisa ta braba).

No mais, odeio viajar a noite, acho muito mais tenso do que viajar de dia...voce nao consegue ver o clima...não sabe o que esperar e nao tem nada pra olhar! Prefiro viajar de dia, porque consigo visualizar melhor o que acontece, principalmente em relacao ao clima! E parece que o tempo passa mais rápido: quando começam a aparecer as ilhazinhas, ja sei que mais em alguns minutos estaremos em Miami.

Abçs!!

Eu tbm fico apreensiva.

mensagem postada em 02/06/2014 - 09:06:48hs

Ai como a maioria eu tbm tenho um pouco de medo.

Como eu ja havia comentado em outro tópico, meu medo começou depois da minha 1ª viagem de avião (até hoje a única) onde voltei de baixo de uma tempestade horrível e pra minha "sorte" pegamos turbulência em grande parte da viagem. Foi o suficiente pra eu pegar trauma, falo q nunca tinha passado tanto medo na minha vida.

Assim como a Bruna eu tbm não tenho medo da decolagem, nem da aterrissagem, meu problema é la no alto, principalmente quando a luzinha do cinto continua mandando a gente apertá-lo isso me deixa tensa.

Tomara que dessa vez dê tudo certo, e Deus ajude q não tenha turbulência.

Res: Voo Orlando - TAM - Diurno

mensagem postada em 02/06/2014 - 01:06:31hs

Oi, em 2011 pegamos um voo de Guarulhos as 11 horas da manha, e chegou em Orlando 19 horas..Como foi o meu primeiro voo a terra da MAGIA, eu nao consegui dormir, Assisti uns 3 fimes, Juro, e verdade, a ansiedade e grande,..O bom de eu nao ter dormido, foi chegar la cansado, e so foi o tempo de chegar no hotel, comer algo e dormir, e estar com disposicao no dia seguinte..Pois em 2013 fomos novamente, e como queriamos ganhar mais um dia de parque. viajamos a noite, Chegamos as 9 da manha, e entramos no parque animal kingdon as 12.30, no voo noturno consegui dormir,, mas um pouco cansado, mas nada que atrapalhe, pois na hora tu nem se lembra disso.. Que de tudo certo na viagem de voces, Aproveitem cada segundo, pois sera INESQUECIVEL, como foi pra mim e minha esposa..

mensagem postada em 01/06/2014 - 08:06:20hs

Gente, eu morro de medo também!

Eu estava tentando achar no youtube para postar aqui, mas não encontrei. Vi um vídeo do Paulo Gustavo, acho que foi no programa do Jô, falando do pavor dele de avião. Daí ele comenta sobre algo que eu também penso, quando o avião meio que dá aquela estabilizada e parece que desliga! Eu fico apavorada!!! hahahaha

Minha dica é a seguinte: se dopem rs!

Eu costumo passar a noite anterior a da viagem em claro. No dia, procuro me cansar bastante rs! À tarde, começo meu coquetel, iniciando por um Dramim básico. Mais perto do voo, começo as gotinhas do santo Rivotril, depois mais um Dramim, mais umas gotinhas e pronto!!! Ano passado, sei nem como passei na imigração rs!!!

Beijos!!!

Muito medo...

mensagem postada em 11/02/2014 - 03:02:51hs

Realmente muita gente sofre desse mesmo medo. O pior é que eu sou uma pessoa muito corajosa, vou em todos os brinquedos, não sinto medo nem de altura, nem de ficar presa, no entanto, peguei uma cisma com avião que não consigo entender. Não sinto medo nem da decolagem e nem da aterrissagem, meu medo é quando está lá em cima, medo daquele troço cair rsrsrs tenho medo de morrer mesmo e ai penso que quanto mais longe do chão, menos chance de sobreviver hahaha Tipo é uma loucura, não chego a entrar em pânico, mas é algo que me incomoda, e fico quase todas as horas da viagem pensando nisso.
Mas enfim, como não outra saída, temos que ir de avião mesmo, o jeito é fazer de tudo para relaxar e pensar somente na chegada e nos momentos bons que estão por vir ou que vivemos.

Res: Res: Res: Fico em panico

mensagem postada em 10/02/2014 - 06:02:53hs

Olá Marcio, eu super te entendo. Além do meu medo de altura e de avião, eu ainda tenho claustrofobia. Imagine a situacão. Minha dica é: faça voos noturnos, assim vc dorme mais facil. Depois q as luzes do avião se apagam, não tem como não dormir. Sem contar que vc vai estar super cansado pq no dia da viagem sempre tem mil coisas pra organizar, checar, e a gente acaba acordando cedo (ou nem dormindo de tanta ansiedade). Segundo: dê preferência para voos sem escalas. Eu sei que voo com escala é mais barato (tb fui pra Orlando com escala), mas se vc puder evitar, é melhor, assim vc passa somente por uma decolagem e um pouso por trecho. Ou seja, menos momentos de tensão.E terceiro: tome um Rivotril uma hora antes de embarcar. Fiz isso nessa minha ultima viagem para Orlando e foi ótimo. Mas não esqueça que esse remédio precisa de receita. Marque uma consulta e peça uma receita ao médico. O meu me receitou o sublingual, que acredito ser a dose mais baixa, e foi super tranquilo. Acho sem o Rivotril a viagem teria sido horrível. Vc além de dormir, fica muito relaxado. E fica tranquilo que vai dar tudo certo!!! (mensagem de Juliana Lima Alvarez)

Pois é Juliana
Foi o que fiz. Vou sair daqui as 22:30, chegando em MIA de manhã. Será inevitável a conexão para MCO. Salvo engano, a unica compania que faz voos direto pra Orlando é a TAM e ai eu prefiro mesmo a conexão rss
Na volta tambem vou sair de lá a noite.
Geralmente eu tomo dramin. Fico meio sonolento mas continuo tenso. Eu só queria não ficar tenso e dormir será consequencia. (mensagem de MARCIOFSANT)

Olha eu odeio voar, mas não jeito, tem q voar se quiser viajar.

Eu me acalmo da seguinte maneira: dramin 2h antes da decolagem e logo antes lexotan 6mg.

Dramin acalma e o lexotan da sono. Durmo o voo todo.

Res: Fico em panicoRes: Fico em panicoRes: Fico em panico

mensagem postada em 10/02/2014 - 05:02:16hs

Bom pessoal. Apesar de acompanhar o forum ha algum tempo, criei coragem, me cadastrei e este é minha primeira postagem.
Esse assunto muito me interessa.
Pra mim fica tudo tranquilo até que o Avião começa a ligar forte as turbinas. Aquele momento em que sei que ele vai começar a pegar o embalo é muito tenso, fico pensando mil coisas, como por exemplo..."Agora, ele vai ter de subir"
Fico apreensivo na subida, quanto sinto que ele parece perder força, parece ficar mais lento ou pior, começa a mudar a rota em plena subida. A sensação fica mto forte na minha lembrança, penso que ele pode estar perdendo força (Stall) e fico em completo estado de choque.
Já em pleno vôo, consigo ficar um pouco mais tranquilo, mas qualquer mexida brusca no avião, me dá muitos frios na barriga. Muitos vão dizer...."fique tranquilo", e eu fico tranquilo, não me desespero mas eu fico muito tenso. Fico tenso até assistindo pousos e principalmente decolagens.
Tomo sempre Dramin mas lento e tenso ao mesmo tempo. Agora vou ter de me preparar para uma situação nova. Depois de viajar somente na America Latina, em Março, estou indo para Orlando. Voo de AA com conexão em Miami. Acredito que com uma boa dose de wisky eu fique legal mas em 8 horas de vôo, o efeito da bebida deve passar logo.
Quem puder me dar alguma dica, vai me ajudar muito, tanto com algo que eu possa tomar quanto com algumas informações que possam me confortar. Inclusive vi que tem piloto aqui no forum.

Amigo, eu também sou assim!
Eu tenho verdadeira paranoia. Enquanto o avião não entre em \\\"modo automático\\\" eu não sossego. Eu olho pela janela 2 mil e 500 vezes. Em nossa última viagem, foi tudo "novo".

Nunca havia ido para NY (são quase 10 horas de voo direto). Pegamos um avião mto maior do que o habitual que vai para Orlando (da TAM), meu marido , apenas a fim de me apavorar, falava: \\\"será que esse bichão levanta voo, amor\\\"? rs

Dá para imaginar o pânico que eu fiquei? Pois é.

Quando ele começou a levantar voo, eu simplesmente não respirei até o momento do \\\"desatar cintos\\\". Mesmo com o sinal verde, eu nunca desato. Vai que...

Enfim, o avião foi como uma pluma de SP até NY. A hora da aterrisagem, eu nem tenho tanto medo. Fico calma.

Mas na hora da decolagem, foi exatamente isso que vc descreveu: eu sempre acho que ele está perdendo força ou que está arremetendo... achei que era a única neurótica que achava isso!

Bom, mais uma diferença desta última viagem para as outras: fizemos um voo doméstico de NY para MIAMI. Foram as 3h e meia mais LONGAS da minha vida. Isso pq o piloto e aeromoças falavam tudo em inglês (claro, estavámos nos EUA...ora), e eu ficava prestando atenção toda hora que eles anunciavam algo.

Pegamos uma chuvinha com raios quase chegando em MIA.

Meu marido roncando e eu desesperada: \\\"vai que um raio atinge a aeronave\\\" .

Olha, só eu sei o que eu passo!

Dps de Orlando para SP, o avião estava com o ar condicionado de solo quebrado. Já começou a passar 1mil coisas pela minha cabeça. Coisas do tipo:

\\\"Já pensou se quebra o ar condicionado lá em cima? Vamos morrer todos sufocados\\\"

Olha, todo mundo tem suas neuras, mas eu não deixo de viajar por causa disso. Sempre tento relaxar o máximo.

Tenho uns problemas de circulação e não posso \\\"me apagar\\\" no avião. Preciso sempre estar em movimento. Portanto, não te aconselho a tomar remédios sem ordem médica. De repente vc tem uma trombose por ficar mtas horas parado na mesma posição...eu me sentiria péssima por ter indicado algum calmante para vc \\\"desmaiar\\\"...rs

Bom, por hora, penso que a terapia de grupo, expondo nossos medos e neuras, funciona mto bem para mim! rs

Res: Agora sinto um pouquinho! =/

mensagem postada em 10/02/2014 - 05:02:06hs

Então, eu não tenho meeeedo medo, mas fico receosa com o tempo de voo. Por ser muito anciosa, tenho receio de ficar mto tempo trancada no avião e não poder descer, rs...

Minha prima foi recentemente (janeiro), disse que foi sussa e olhem q ela estava em panico com o tempo do voo.

Acabou ficando presa 6hs dentro do avião sem poder sair pq não tinham estrutura ou sei lá o que devido o tempo fechado.

Enfim, agora q está chegando minha vez, eu estou ficando tensa.

Quando não é voo é o carro automatico! ai meu Deus!!!!
(mensagem de Carla Cortez Ferreira)

Rlx!
Vai dar tudo certo com você!

Geralmente a Disney emprega a técnica conhecida como "perspectiva forçada" para fazer com que os edifícios pareçam maiores do que são realmente. Contudo, no pavilhão americano (Epcot), ocorreu o inverso, o prédio de 05 andares aparenta ter apenas 02, com o objetivo de manter o estilo da época colonial.