Passaporte

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Índice  

PASSAPORTE MENOR

mensagem postada em 11/04/2017 - 08:04:06hs

Pessoal

só pra deixar registrado, deu tudo certo..
Minha cunhada foi com a mãe dela, e levou a autorização de viagem assinada e reconhecida firma pelo pai.
Foi tudo tranquilo

Obrigada pela ajuda

Res: Passaporte menor de 18 anos

mensagem postada em 03/04/2017 - 08:04:48hs

Carol

Obrigada pela ajuda.. no caso, minha cunhada irá só com a mãe dela.. e o pai assinou e reconheceu firma da autorização..
acho que ok né? vou pedir pra elas levarem o RG dele por precaução..
será q a mae dela, mesmo indo deve reconhecer firma também?

Muito obrigada pela ajuda

BJs

mensagem postada em 27/03/2017 - 02:03:32hs

Flávia,

Ao requerer o passaporte da minha irmã, na época com 15 anos, imprimimos a declaração, optando pela autorização de viajar desacompanhado. Tanto minha mãe quanto o pai da minha irmã assinaram em cartório reconhecendo firma por autenticidade. Levamos também uma cópia da carteira de identidade e cpf do pai da minha irmã (ambos autenticados) e apenas minha mãe compareceu na Polícia Federal. Não tivemos nenhum problema. O passaporte foi emitido tendo essa documentação em mãos. O formulário a ser impresso você consegue emitir no próprio site da Polícia Federal ao requerer passaporte, o formulário já vem automaticamente.

Abs!

mensagem postada em 27/03/2017 - 01:03:25hs

Olá. Existe uma ficha que deve ser preenchida para menores de idade. Ela é impressa juntamente com o protocolo e o boleto. A ficha deve ser levada preenchida e se algum dos pais não puder estar presente, aí tem que reconhecer a firma dele. Independente do tipo de autorização escolhida.
Foi assim com meu enteado.

mensagem postada em 27/03/2017 - 08:03:40hs

Fabio..
justamente.. li o que vc passou no site da PF.. mas fica meio confuso né?
vou ver se alguém já passou por isso e como foi...

mto obrigada pela ajuda

mensagem postada em 26/03/2017 - 04:03:03hs

Flavia, de acordo com o site da PF, há a seguinte orientação:

1.2 - Na ausência de um dos pais, deverá ser apresentado o formulário próprio com a firma do genitor ausente reconhecida em cartório por autenticidade ou procuração específica, autorizando a emissão de passaporte ao menor, outorgada por um genitor ao outro, lavrada em cartório (procuração pública) ou com firma reconhecida por autenticidade (procuração particular). Excepcionalmente, o reconhecimento da firma do genitor ausente no formulário de autorização poderá ser realizado por semelhança, desde que sejam apresentados e anexados documentos no SINPA e/ou realizadas diligências que comprovem a condição excepcional.

Há tb o FAQ da PF, item 7, com as mesmas observações.

Depreendo, daí, que ele assina o formulário e reconhece firma.
Para garantir, eu tb faria a procuração.

Caso ninguém por aqui te responda com uma experiência real, no segundo link acima, lá no final, há um e-mail para o qual vc pode enviar perguntas.

Sds

Passaporte menor de 18 anos

mensagem postada em 26/03/2017 - 12:03:38hs

Pessoal .. preciso de ajuda .. estou confusa kkkk
Vou tirar o passaporte da minha cunhada de 15 anos , vi que os pais precisam estar presentes e assinar a autorização, escolhi a autorização de expedição de passaporte com inclusão de autorização de viagem internacional para viajar desacompanhado, mas meu sogro não poderá comparecer na polícia federal no dia para levar os documentos , somente minha sogra que irá , a dúvida é : ele assina essa autorização e reconhece firma no cartório ? E minha sogra vai cm ela e assina na presença do policial ?
Só isso ? Ou tem algo mais ?
Li em vários lugares e fiquei na dúvida ..
Me ajudem ! Obrigada

Res: Vencimento do passaporte

mensagem postada em 05/01/2017 - 11:01:45hs

Jucelia

Não há necessidade de renovação.
Mesmo que sua viagem estivesse mais perto da data de expiração, ainda assim, não haveria necessidade de renovação.

Os EUA possuem um acordo com alguns países que exime deus cidadãos de seguirem a regra normal de que o passaporte tenha validade de 6 meses após sua data de saída dos EUA.
Para esses cidadãos, basta que o passaporte esteja válido até a sua data de chegada ao país de origem.

Esse países fazem parte do Six Month Club.

De uma olhada em
link.

Sds

Vencimento do passaporte

mensagem postada em 05/01/2017 - 10:01:23hs

Olá pessoal! Estou com uma dúvida básica......kkkk Vou para Orlando no final de abril/17.Meu passaporte vence em Janeiro/18. Terei de renova-lo antes de viajar ou esse prazo é aceitável?

Desde muito grata

Jucelia

Res: Por falta de pagamento, Casa da Moeda suspende confecção de passaporte

mensagem postada em 18/12/2016 - 09:12:07hs

Em notícia divulgada ontem, a confecção e entrega teria voltado ao normal após pagamento parcial da dívida !
Sds
Roberval
Mais em LINK.

Mais em link.

Sds
(mensagem de Fabio Liporace)

O nome original em inglês do Castelo da Cinderela se escreve Cinderella Castle e não Cinderella's Castle.