Alfândega - Relatos

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações

Índice  

Res: Descaminho

mensagem postada em 30/07/2014 - 04:07:37hs

Me desculpem a ignorancia, sou totalmente leiga em meios e termos jurídicos, mas caso eu venha com as minhas compras convencionais, digo isso porque nem eletrônico eu costumo trazer.

Poderia ser considerado descaminho se assim o fiscal julgasse ?

Sendo que todas as roupas foram usadas dentro do período de minha viagem e etc...

Pergunto isso porque no caso que citei, entendo sim que houve abuso, até por terem objetos escondidos, mas até então nunca havia ouvido tal termo.

Obrigada,.
(mensagem de Gisele Ramon)

Gisele:

Creio que não.

Se não houver nenhum exagero, não há problemas.

É difícil explicar em termos mais básicos, para que todos entendam, mas o que eu entendo é que se não houver abuso, em regra o fiscal aplica apenas a multa e o tributo. Se você pagar, não tem a sua bagagem retida nem tampouco é enquadrada pelo crime de descaminho.

mensagem postada em 30/07/2014 - 04:07:05hs

Me desculpem a ignorancia, sou totalmente leiga em meios e termos jurídicos, mas caso eu venha com as minhas compras convencionais, digo isso porque nem eletrônico eu costumo trazer.

Sendo que todas as roupas foram usadas dentro do período de minha viagem e etc...

Pergunto isso porque no caso que citei, entendo sim que houve abuso, até por terem objetos escondidos, mas até então nunca havia ouvido tal termo.

Obrigada,.
(mensagem de Gisele Ramon)

Relaxa! Certamente não.

Só se considera que existe crime de descaminho quando o valor do tributo devido for maior que 10 mil reais (abaixo disso não é crime, tão somente infração administrativa - passível de multa e/ou perdimento). E convenhamos que entrar no Brasil com compras o bastante para gerar essa quantidade de tributo certamente não se tratou de uma viagem de turismo!

mensagem postada em 30/07/2014 - 04:07:20hs

Obrigada,.

Na atração Piratas do Caribe, o Pirtata que fica sentado na ponte, possui pêlos verdadeiros em suas pernas e sujeira no seu pé porque ele é o único pirata que os visitantes podem ver bem de perto e os Imagineiros o fizeram de forma bem realística.