Alfândega - Cota de Isenção

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Bens de uso pessoal - Instrução Normativa RFB nº 1.059, de 2 de agosto de 2010 - link - art. 2º., §1º., "Os bens de caráter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem."
Além dos produtos enquadrados como de uso pessoal que observa o limite de quantidade, também é concedida a cota de isenção para outros até US$ 500,00.
Naquilo que o valor dos produtos que trouxer da sua viagem exceder a cota incide o imposto no percentual de 50% devendo o viajante preencher a DBA ("Declaração de Bagagem Acompanhada") e entregar na afândega na fila para aqueles que tem "Bens a Declarar".
Aqueles que cientes que os produtos que estão trazendo ultrapassam a cota de isenção e ainda assim optarem por não declará-los (fila "Nada a Declarar") estão sujeitos a multa (50% do valor dos bens que exceder a cota de isenção).
Informações relacionadas:
- Portaria COANA nº. 7.
- Resolução ANAC nº. 255.

leia essas informações

Índice  

Declaração de bens na saída: "novas" velhas dúvidas

mensagem postada em 13/11/2016 - 09:11:00hs

Oi pessoal , bom dia!

Agora não precisamos/podemos mais declarar eletrônicos quando saímos do Brasil. Eu gostaria de saber se alguém já passou pela infeliz experiência de ter um aparelho "velho" colocado na cota por não ter sua nota fiscal.
Eu tenho uma filmadora Sony fora de linha com DVD que comprei de um amigo e me privei de levá-la em 2015 por causa deste receio, não tenho a nota fiscal.
Cheguei a mandar um e-mail para a Polícia Federal com essa dúvida e a resposta foi surpreendente: mesmo sendo usado,antigo e fora de linha , sem a nota fiscal se o fiscal da alfândega achar que tem que entrar na cota ele coloca e taxa você.
Pena que eu deletei este e-mail pois fala a verdade é uma verdadeira pérola do absurdo: você vai no balcão da receita, quer declarar antes de sair do país, eles não deixam e depois corre o risco de chegar aqui e pagar taxa.

Abçs a todos,

Alessandra

Res: bebe tem cota?

mensagem postada em 14/07/2016 - 05:07:14hs

Obrigado Roberval!!

alguém saberia me dizer se bebê tem cota normal na alfândega?
(mensagem de Rodolfo Guimarães Neumann)

Sim, crianças têm direito a cota de 500, mas existem restrições à produtos trazidos por crianças como por exemplo bebidas alcoólicas !
Sds,
Roberval
(mensagem de roberval taylor)

Res: bebe tem cota?

mensagem postada em 12/07/2016 - 11:07:48hs

alguém saberia me dizer se bebê tem cota normal na alfândega?
(mensagem de Rodolfo Guimarães Neumann)

Sim, crianças têm direito a cota de 500, mas existem restrições à produtos trazidos por crianças como por exemplo bebidas alcoólicas !
Sds,
Roberval

Res: Duvida celulares

mensagem postada em 30/05/2016 - 05:05:49hs

Pessoal, me ajudem! Pelo que entendo sei que posso trazer um celular funcionando? Certo? Mas é a caixinha? Posso trazer ou devo deixá-la!
(mensagem de rebecamalves)

Pode trazê-la, vazia, dentro da mala ! Sds,
Roberval

Res: apple watch

mensagem postada em 23/11/2015 - 12:11:35hs

Essa é uma dúvida que tenho... como tudo acaba sendo subjetivo, acredito que seja de acordo com o humor do fiscal. É vendido como um relógio que se conecta com um celular.
Seria bom um relato de alguém que foi parado com um desses.

Abs
(mensagem de Rafael Nunes gonçalves Barbosa)

Pois é, se alguém que já comprou puder esclarecer seria ótimo! Também estou na dúvida, mas se for seguir as normas não deveria ser taxado ou computado na cota de 500 dólares por ser um relógio em uso.

abs
(mensagem de Izabel A.)

Eu comprei 1 pra mim e outro pra minha esposa, passamos com eles no pulso normal e o fiscal nem olhou pra nossa cara! Pra mim o nome diz tudo, Apple Watch, Relógio da marca Apple... Se ele recebe e envia email não cabe ao fiscal, o que importa pra mim é que é um relógio!

Entendam que não estou tentando atacar os fiscais, mas pra mim é o mesmo caso de câmera fotográfica, pode ser uma câmera profissional de 20 mil dólares, se for só 1 e usada continua sendo só uma câmera fotográfica pra regras de importação e pelas falas e entrevistas dos próprios fiscais e o relógio independente do que faça continua sendo 1 relógio...

Pensamento meu, mas já tive que pagar imposto até de roupa intima suja de uma viagem, então vai de fiscal pra fiscal mas pra mim caberia até um processo depois pra recuperar o imposto em dobro por ser cobrança indevida pois a portaria da receita só diz relógio e não especifica limites de funções que o relógio possa ter!

Res: Bens de Uso Pessoal - Isenção

mensagem postada em 23/11/2015 - 06:11:01hs

Eu acredito que essa avaliação a ser feita pela subjetividade do fiscal encontrará mais tranquilidade se voce tiver usado o produto na viagem, ou seja, se o relógio tiver no pulso e a câmera com fotos da viagem.
No entanto, há fiscais que são mais tolerantes ao transporte de material ainda lacrado mas não é prudente confiar nessa sortuda hipótese.
Boa viagem!

Ipad

mensagem postada em 22/11/2015 - 08:11:05hs

Na minha última viagem declarei meu iPad e na receita me deram uns papéis com o valor da taxa que paguei e o rapaz me informou que o aparelho foi "nacionalizado" e que sempre que eu viajasse para fora do país poderia levá-lo que não teria problemas. Só que já revirei tudo e não consigo encontrar esses papéis. Será que essas informações ficam armazenadas pelo número de série do iPad?Estou planejando uma nova viagem e queria levar meu iPad.

Agradeço a quem puder me ajudar.

Res: Gopro

mensagem postada em 28/06/2015 - 10:06:52hs

Oi Cláudio obrigada pela resposta... infelizmente esse país é uma piada né. Parece que vivemos na idade média onde trabalhamos para o rei vir pegar tudo (nesse caso o governo), pois nem podemos comprar o que queremos. Ridículo.

Abs

mensagem postada em 02/06/2015 - 01:06:33hs

Essa é uma dúvida que tenho... como tudo acaba sendo subjetivo, acredito que seja de acordo com o humor do fiscal. É vendido como um relógio que se conecta com um celular.

Abs
(mensagem de Rafael Nunes gonçalves Barbosa)

Pois é, se alguém que já comprou puder esclarecer seria ótimo! Também estou na dúvida, mas se for seguir as normas não deveria ser taxado ou computado na cota de 500 dólares por ser um relógio em uso.

abs

mensagem postada em 02/06/2015 - 10:06:37hs

Abs

Os imagineiros da Disney utilizam com freqüência uma técnica de construção denominada "Forced Perspective" ("Perspectiva Forçada"). Todos os prédios de dois andares no Magic Kingdom foram construídos com a utilização desta técnica, em Main Street U.S.A., é possível notar que os prédios parecem ter 03 andares, quando na realidade tem apenas 02.