Alfândega - Relatos

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações

Índice  

Roberval/ Ayrton Res: Uso pessoal??!!

mensagem postada em 10/02/2015 - 05:02:09hs

Obrigada pela resposta amigo Roberval.
Sempre voltei carregando uma bolsa nova e nunca houve problema. Essa bolsa comprada lá e usada no meu retorno tb vai entrar na mirrada cota dos $500?
Meu perfuminho básico ja terei que abrir lá e usar durante a viagem?
Ô coisa triste ter que limitar cada vez mais o que podemos trazer.
(mensagem de Chris Collares)

Oi Chris,

Então, como disse, caso vc seja parada pela fiscalização da Receita Federal, TUDO o que foi comprado lá fora está sujeito a ser taxado, inclusive bolsas, perfumes, e outros acessórios.
Além disso existe limitação de quantidade, conforme o item.
Se quiser assistir a um rápido vídeo sobre as atuais normas da receita, por favor clique abaixo:

Roberval/ Ayrton Res: Uso pessoal??!!

mensagem postada em 10/02/2015 - 10:02:35hs

Olá pessoal,
Já fui parada algumas vezes na alfândega do Rio, passando por raio X e sempre liberada. Acredito que por raramente trazer eletrônicos.
Mas tenho acompanhado alguns relatos que vem me deixando com algumas dúvidas.
Dessa próxima vez farei alfândega em Guarulhos. A fiscalização de lá é realmente mais acirrada que a do Rio?
Costumo levar daqui meu GPS, que de tão velhinho ja nem sei se lembra direito dos trajetos rs.... não tenho mais a nota fiscal...preciso me preocupar com ele? Onde é melhor carrega~lo na mala ou bagagem de mão?
O que podemos trazer que seja permitido entrar na lista de uso pessoal???
Meu marido sempre compra camisas sociais lá, para uso no trabalho, portanto as mesmas não são usadas nos parques kkkk sempre retiro da embalagem e tiro tb a etiqueta. Podem encrencar com as camisas?
Se eu vier com um relógio no punho e óculos novo na bolsa entra na cota dos 500?
Minha cunhada quer trazer roupinhas para seus netos...
Enfim...ninguém pretende comprar nada caro, mas roupa, calçado e acessórios também custa dinheiro e com certeza mais de $500
O que se enquadra ? Como ter uma idéia (por baixo) se passamos muito da cota?
Obrigada Chris (mensagem de Chris Collares)

Chirs,
Existe uma recente instrução normativa da Receita Federal, que autoriza cada passageiro a trazer consigo, fora da mala e em uso, este itens que não entram na cota dos US$ 500 dólares:
01 Relógio, 01 Máquina fotográfica e 01 Telefone celular (funcionando, com chip).

Tudo o que for fora disso (mesmo roupas) poderão entrar na cota dos US$ 500, a critério do fiscal.
É aconselhável que se retire tudo da embalagem, e no caso de roupas, retirar também todas as etiquetas e preços.
Normalmente toleram alguma quantidade de roupas, sapatos e tênis, óculos escuros, desde em quantidade compatível com a duração da viagem !!
Roupas para bebês e crianças (que não estejam na viagem) podem ser taxadas, com certeza, pois nesse caso não se caracterizará como uso pessoal.

Quanto ao GPS, melhor levar na bagagem de mão, também fora da embalagem, para tentar provar que é antigo (como vc disse) e que foi adquirido em outra viagem, mas mesmo assim o fiscal poderá considerá-lo como na cota dos 500, em virtude da falta de comprovação de nacionalização do produto (DARF com pagamento do valor do imposto).

SDS,
Roberval.

(mensagem de roberval taylor)

Obrigada pela resposta amigo Roberval.
Sempre voltei carregando uma bolsa nova e nunca houve problema. Essa bolsa comprada lá e usada no meu retorno tb vai entrar na mirrada cota dos $500?
Meu perfuminho básico ja terei que abrir lá e usar durante a viagem?
Ô coisa triste ter que limitar cada vez mais o que podemos trazer.

No cemitério localizado ao lado da Mansão Mal-Assombrada você encontra várias lápides, sendo que aquela que pertece Madame Leota tem a sua face entalhada e de tempos em tempos ela acorda e olha fixamente para você.