Planejamento - Dinheiro - Limite - e-DPV

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Este tópico se presta para que possamos trocar informações relacionadas ao limite de numerário que podemos levar na viagem sem a necessidade de fazer competente declaração. A Declaração Eletrônica de Porte de Valores (e-DPV) deverá ser apresentada pelo viajante, por meio da internet, no endereço eletrônico - link. Não para a troca de informações relacionadas a cotação do dólar, nem para declinar o nome de empresas.

leia essas informações

Índice  

Silvio : duvida no e-dpv

mensagem postada em 03/11/2014 - 09:11:49hs

Galera estou com dúvidas, alguém poderia me ajudar???
Vou utilizar valores ficticios...
Vou preencher o E-DPV, sei que tem que mostrar o comprovante da compra de dollar, estou levando 7000 mil dolares e juntando o dinheiro que eu comprei da 5000 mil dolares e o comprovante da minha mae da 3000 mil dolares, mas nao estou levando 8 mil, estou levando apenas 7mil.
Queria saber se tem problema de usar o dinheiro que minha mae comprou, e se tem problema de levar um valor inferior ao comprovante de compra de dollar...
Obrigado! (mensagem de silvio ghedin)

Silvio,

Não tem problema vc estar portando valor inferior ao comprovante de compra de câmbio do seu banco... O que não pode é o inverso, ou seja, vc estar com MAIS dólares do que o comprovante do Banco. Veja o que diz a legislação:

Declaração Eletrônica de Bens de Viajantes (e-DBV)
A partir de 16/08/2013, todo viajante que ingressar no Brasil ou dele sair com recursos em espécie, em moeda nacional ou estrangeira, em montante superior a R$ 10.000,00, é obrigado a apresentar a Declaração Eletrônica de Bens de Viajantes (e-DBV), por meio da internet, no endereço www.edbv.receita.fazenda.gov.br, e dirigir-se à fiscalização aduaneira, no momento do seu ingresso ou saída, para fins de conferência da declaração.

A e-DBV só será um documento hábil a comprovar a regular entrada de valores no País, ou a sua saída, se ela tiver sido apresentada para verificação à fiscalização aduaneira, quando do ingresso do viajante no Brasil, ou na sua saída, conforme o caso.

O viajante que estiver de saída do País com valores em moeda estrangeira em montante superior a R$ 10.000,00 e superior àquele declarado quando do seu ingresso no País, além da e-DBV, ele deverá ainda apresentar:

Comprovante de aquisição da moeda estrangeira em banco autorizado ou instituição credenciada a operar em câmbio no País, em valor igual ou superior ao declarado;
declaração apresentada à unidade da RFB, quando da entrada no território nacional, em valor igual ou superior àquele em seu poder;
Comprovante do recebimento em espécie ou em cheques de viagem, por ordem de pagamento em moeda estrangeira em seu favor, ou de saque mediante a utilização de cartão crédito internacional, na hipótese de viajante não residente no Brasil, estrangeiro ou brasileiro.
ATENÇÃO. A falta de apresentação da e-DBV pode acarretar a retenção ou, até, o perdimento dos valores que excederem o limite de R$ 10.000,00, assim como a aplicação de sanções penais previstas na legislação brasileira.

Legislação de Referência

Instrução Normativa RFB nº 1.059, de 02 de agosto de 2010
Instrução Normativa RFB nº 1.385, de 15 de agosto de 2013

Mais informações neste LINK

SDS,
Roberval.

duvida no e-dpv

mensagem postada em 03/11/2014 - 12:11:54hs

Galera estou com dúvidas, alguem poderia me ajudar???

Vou utilizar valores ficticios...

Vou preencher o E-DPV, sei que tem que mostrar o comprovante da compra de dollar, estou levando 7000 mil dolares e juntando o dinheiro que eu comprei da 5000 mil dolares e o comprovante da minha mae da 3000 mil dolares, mas nao estou levando 8 mil, estou levando apenas 7mil.

Queria saber se tem problema de usar o dinheiro que minha mae comprou, e se tem problema de levar um valor inferior ao comprovante de compra de dollar...

Obrigado!

Passando a loja localizada no Showcase Plaza olhe em direção ao Pavilhão do Marrocos, o que de longe parece um dos prédios daquele pavilhão, na realidade é o topo do Tower of Terror do Parque Disney's Hollywood Studios.