Civilidade nos parques

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais recente para a mais antiga

Índice  

Civilidade nos parques

mensagem postada em 29/07/2008 - 10:07:57hs

Olá pessoal,

Estou criando o presente tópico para que possamos discorrer a respeito das formalidades que devem ser observadas nos parques em sinal de respeito mútuo e consideração.

Já existia no nosso fórum, há algum tempo atrás, um tópico onde - mais especificamente - eu tratava a respeito do comportamento dos grupos de excursão em Orlando.

No entanto, na minha passagem por Orlando em maio deste ano, pude pessoalmente constatar três episódios que me entristeceram bastante e gostaria de compartilhar com os amigos:

- Eu houvera acabado de almoçar no restaurante Columbia Harbour no Magic Kingdom e decidi ingressar na atração It's A Small World em Fantasyland, peguei aquela "pequena fila" que já se formara na sua área externa, quando verifico que um casal com uma filha menor - passando por debaixo das cordas que servem para organizar a fila, ingressam bem na minha frente. Mais a frente, percebo que se tratavam de brasileiros. Brasileiros estes que - na minha ótica - deram um péssimo exemplo para a filha menor. E filha menor esta que no futuro irá retornar ao parque com algum grupo de excursão, e - dado o exemplo dos pais - achará muito divertido "furas as filas" das atrações.

- Tanto na atração Splash Mountain (Frontierland) quando na atração Space Mountain (Tomorrowland), ainda no Magic Kingdom, vi alguns visitantes, que não eram brasileiros, procurando utilizar a fila destinada ao "FastPass" mesmo sem possuir o bilhete necessário e sendo advertidos pelos "cast members" para que retornassem ao início da fila normal.

- No Busch Gardens, pelo que me recordo na atração Montu, constatei um grupo de meninas furando a fila da atração, sendo que a guia que lhes conduzia pelo parque apenas fez a seguinte advertência: - Por favor meninas, não contem para ninguém o quê eu ensinei para vocês ("referindo-se a furar fila").

Enfim, com base nestes três episódios narrados, vê-se que o problema da educação (ou melhor - da falta de educação) no parques é de brasileiros, americanos, pais, adolescentes, guias, razão pela qual resolvi novamente criar um tópico relacionado a necessária civilidade que deve existir em todos os lugares e inclusive nos parques temáticos.

O meu objetivo não é que o presente tópico se preste simplesmente a críticas, mas para que possamos elaborar, conjuntamente, algumas regras básicas que devam ser observadas nos parques:

1) Não furar filas.
2) Respeitar as filas - O FastPass é apenas para quem está de posse do bilhete necessário.
3) Não ficar gritando, nem utilizar linguagem não apropriada.
4) Respeitar todos os demais visitantes.

Vou parar por aqui, pois gostaria que os amigos me ajudassem nessa lista de "Etiqueta" ou "Boas Maneiras".

Um forte abraço a todos,
Luiz Carlos ºoº

Concordo com o Sr Luiz

mensagem postada em 29/07/2008 - 12:07:01hs

Passei em Orlando no periodo de julho e realmente, desculpem se estiver sendo muito ignorante ou grosseiro, mas eu fazia de tudo para não mostrar em alguns momentos q eu e minha familia eramos brasileiros.
Esses grupos de excursão furam filas até no aeroporto de Miami.
Todos sem educação, ficam gritando no parque "sou brasileiro, com muito orgulho......"
isso sem falar no "creuuuuuuuu""

Olha, eu adorava ir passear no Walmart de noite, pois eram raros os brasileiros de excursão por la.
E como eu falei anteriormente em outro tópico, quem quiser ir ao vittorios, q procure um horario antes das 6 da tarde, pois se vc for a noite, com certeza ira passar nervoso com as excursões de brasileiros, pois nem pela calçada vc consegue passar, eles sentam e deitam em qualquer lugar.

DESCULPEM MEU DESABAFO

Concordo

mensagem postada em 29/07/2008 - 02:07:47hs

A última vez que estive em Orlando foi há 10 anos, e desde aquele tempo os brasileiros se comportam mal.
Claro que toda regra há excessão. E não nego que fiz o mesmo que o Carlos, tentava não transparecer que era brasileira, pois tive vááárias olhadas tortas quando percebiam que éramos brasileiros.

Carlos, nem imagino agora com a onda do Creu que horror que deve estar

Não é porque estamos na Disney, nos Estados Unidos, em país de primeiro mundo, o que seja. Respeito ao próximo é em qualquer lugar e não condiz com condição financeira/cor/credo.

Civilidade

mensagem postada em 29/07/2008 - 05:07:34hs

Eu realmente vi muitos grupos de brasileiros e confesso que alguns comportamentos nao eram adequados. O que fiz foi tentar mostrar que existem brasileiros educados, apesar de nao ser a maioria. Fomos muito bem tratadas eu, minha filha e minha mãe, nao tenho do que reclamar.
Agora que esses grupos de brasileiros deviam ser melhor orientados, tanto em casa quanto pelos guias eu tenho certeza.

Warning: strpos(): Empty needle in /srv/users/serverpilot/apps/viajandoparaorlando/public/includes/bb2html.php on line 40

mensagem postada em 29/07/2008 - 07:07:42hs

Achei esse tópico muito pertinente pois não é a primeira vez que observo em fóruns de sites americanos, as pessoas reclamando do comportamento de certos brasileiros. O problema é que há uma concentração dessa má educação em julho, que também é férias lá.
Como a Cynthia falou, as agências de viagem poderiam começar um trabalho de conscientização, para que essas pessoas saibam como se comportar e respeitar a cultura do país.
O brasileiro tem o costume simpático que é o de vestir as cores da bandeira quando está fora do Brasil,(quantos não usam a camiseta da seleção?). Porque não usar isso para passar uma imagem legal, em vez de grosseira?
O VPO tem um alcance muito grande e pode ajudar a mudar essa imagem horrível.

Parabens Luiz Carlos pela iniciativa

mensagem postada em 29/07/2008 - 09:07:35hs

Realmente acho que os Brasileiros acabam levando a fama de mal educados, sem educacao, sem respeito e outras cosinhas mais, em consequencia na maioria das vezes pelas excursoes, mal organizadas, sem um lider que tenha autoridade sobre os participantes, que na maioria sao jovens.
Concordo que este Site tem forca, nao para solucionar o problema mas para tentar amenizar, e principalmente concientizar o pessoal das Agencias de Viagem que promovem essas excursoes, que deveriam solicitar aos participantes um pouquinho de Respeito com todos os demais, nao importando se sao americanos ou qualquer outrra raca.
Parabans mais uma vez Luiz Carlos, voce colocou o seu "graozinho de areia" cabe a todos colaborarem para que se transforme numa pequena montanha.

Obrigado amigos!

mensagem postada em 30/07/2008 - 08:07:06hs

Gostaria de agradecer todos os amigos que entenderam o propósito do presente tópico.

Pelas mensagens já postadas noto que conseguiremos abordar o tema sob os mais variados aspectos. Parabéns a todos.

Um forte abraço,
Luiz Carlos ºoº

Novo Tópico

mensagem postada em 30/07/2008 - 10:07:48hs

Amigos,

Gostaria de manifestar meu total apoio à criação deste novo tópico. Acho muito importante esta iniciativa de colocar o tema em pauta, porque, certamente, irá provocar uma auto-reflexão em muitos. Aqueles que acham que se diverte mais e aproveita mais o passeio quem entra no brinquedo primeiro, mesmo às custas do respeito ao direito alheio, assim como aqueles que acham que os divertidos são os que gritam mais alto, em restaurantes, hotéis e lojas, sem se importar com o incômodo que provocam, vão "vestir a carapuça". O importante é que todos entendamos que este espaço não deve se prestar a forum de acusações e críticas gratuitas, mas de espaço de relatos impessoais de eventos que tanto mancham nossa reputação mundo afora.
Sds.
Paulo Peixoto

É muito triste...

mensagem postada em 30/07/2008 - 12:07:36hs

Realmente é muito triste comprovar na prática que o nível sócio-econômico não está diretamente ligado à educação e civilidade...

Aposto que 90% dos adolescente que vão nas excursões de julho estudam em boas escolas particulares e nem por isso se comportam de maneira adequada, ou seja, o básico vem de casa...

Estive lá em maio e também pude presenciar alguns absurdos como o Pantoja relatou.

E tem também aquele tipo que reclama de tudo em voz alta, enaltecendo as (poucas) coisas em que somos melhores que os EUA...Brincadeira !

Adolescentes desacompanhados

mensagem postada em 01/08/2008 - 06:08:57hs

Estive entre 12 e 23 de julho em Orlando e nossa viagem foi feita com uma operadora, dessas conhecidas. Mas como nosso pacote era para 5 dias em Cancun e outros 11 em Orlando, não havia adolescentes nele.

Também me deparei e me decepcionei muito com o comportamento de brasileiros nos parques. Até comentávamos com a guia responsável pelo nosso pequeno grupo de 13 pessoas e ela nos disse que isso não muda. Que na alta temporada, devido ao excesso de grupos de adolescentes desacompanhados vê-se muita falta de educação. E como os grupos têm cerca de 40 pessoas, fica difícil para elas tomarem conta de tudo.

Além dos fatos já descritos abaixo, como furar fila e berrar, fiquei chocada com o comportamento das meninas em relação aos garotos, principalmente de outros grupos.

No Magic Kingdom, enquanto esperávamos o desfile das 15h, vimos um grupo de adolescentes brasileiras "avançar" num grupo de argentinos. Elas colocaram dois meninos no centro de uma roda e umas 12 delas ficavam revezando e beijando os meninos enquanto os outros batiam palma e gritavam.

Minha filha de 6 anos ficou olhando e rindo. Era engraçado. Eu fiquei meio espantada e até disse pra uma das meninas que os pais dela deviam estar pensando que ela estaria tirando foto com a Minnie naquele momento.

Depois, nem me lembro em qual parque, ví outra cena que me mostrou que o mundo tá mudado. Numa fila pra comprar refrigerante havia umas 6 meninas que descobriram que o rapaizinho atrás delas era argentino, pois ele falava espanhol no celular. Na hora começaram a "assediá-lo". Pediram telefone, tiraram foto com ele pelo celular, marcaram de se encontrar no lobby do hotel dele, que nem era o mesmo delas. Pareciam moscas no açúcar. Muito triste.

Achei importante falar dessas passagens pra avisar quem pretende enviar os filhos desacompanhados.

Enfim, acho que maior problema com civilidade nos parques está relacionado à faixa etária e não à nacionalidade. Pois não ví família brasileira fazendo fuzarca.

Os trens da Big Thunder Mountain Railroad tem os seguintes nomes: I. M. Brave, U. R. Courageous, I. B. Hearty, U. B. Bold, I. M. Fearless e U. R. Daring.