Índice  

Res: Autorização de Viagem com menor

mensagem postada em 07/03/2016 - 08:03:27hs

Oi Mariana bom dia!

Meu marido está trabalhando no México e fomos visitá-lo em janeiro deste ano e também fiquei preocupada pois viajei sozinha com meus três filhos.

A autorização você já deve ter visto pode ser baixada da internet do manual para viagem de menores da Polícia Federal.

Aí você preenche com os dados de quem autoriza e depois com os dados do responsável que está viajando e imprime (você estabelece a validade em cima).No meu caso era meu marido me autorizando.

Depois os dois assinam o documento e é reconhecida firma em cartório apenas da pessoa ausente na viagem, a que autorizou.

No meu caso para meu filho mais novo não houve necessidade pois o passaporte estava para vencer então emiti um novo já com a autorização, mas neste caso quando você vai para tirar o passaporte pai e mãe devem estar presentes.

Para minhas duas filhas que usaram o passaporte antigo além da autorização deve ir grampeada junto uma cópia do documento que você utilizou para preencher a autorização e que confirma a filiação pois os passaportes mais antigos não tem; por exemplo dei os dados do RG das minhas filhas e anexei uma cópia do mesmo na autorização.

No dia da viagem tem que levar os RGs originais além do passaporte, pois se o sistema on line estiver fora do ar e não for comprovada a filiação você não sai do Brasil com a criança.

Caso a criança não tenha RG usar a certidão de nascimento para preencher a autorização e levar cópia e original no dia da viagem.

Deu tudo certo para mim e foi tranquilo mas aconselho também uma chegada bem antecipada ao aeroporto para fazer todos os trâmites com calma.

Espero ter ajudado!

Abçs,

Alessandra

As figuras que se parecem com leões na porta de entrada do restaurante Be Our Guest - Magic Kingdom - foram denominadas "golions" pela equipe de design da Disney, uma combinação de cabra e leão. Já as figuras acima das portas de entrada, águias com caudas de serpentes, são denominadas "sneagles".