Alfândega - Relatos

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações

Índice  

Brasília

mensagem postada em 12/12/2014 - 10:12:21hs

Só para dar o retorno aos amigos:

Eu pensava que estava, incialmente, na cota prevista para importação, pois na minha primeira viagem, um fiscal de Brasília juntou quatro membros da mesma família na vistoria de malas e colocou a cota como sendo de 2.000 dólares americanos, não importando se um item tivesse o valor de 1999 dólares ou se todos juntos chegassem a esse valor e, a partir da cota "batida" (ou seja, a partir de 2000 dólares), ele multaria os itens.

Cabe ressaltar que eu moro ao lado do Paraguai e seria mais fácil comprar a GoPro Hero 4 Silver no Paraguai, pagar o imposto sobre os 99 dólares (a cota por via terrestre é de 300 dólares e a câmera custou-me 399 dólares) e, assim, levá-la legalizada para a viagem, mas eu, pensando que a GoPro seria considerada câmera fotográfica, decidi realizar a compra nos EUA, evitando a ida ao Paraguai.

Eu fui parado, incialmente, devido ao GPS usado e comprado em viagem anterior, quando paguei a taxa de importação, mas, depois o fiscal multou-me nos diversos ítens julgados pertinentes e que se enquadravam como novos ou em caixa que estavam na minha mala.

Para terem noção, minha mãe possui uma doença nos ossos e, por recomendação médica, ela toma pílulas de Cálcio de Vitamina D, encontradas em farmácias e no Walmart por cerca de 12 dólares 500 comprimidos e o fiscal achou por bem multá-los como "suplemento alimentar".

Vale ressaltar que o fiscal observou se as roupas tinham etiqueta, pois caso existissem, informou que multaria, pois não considerava como item pessoal, uma vez que não foram usadas durante a viagem. Uma garota na mesa ao lado foi multada em roupas para ela (roupas femininas e do tamanho dela), pois não havia retirado todas as etiquetas.

Então, varia muito do fiscal, não adianta. Mesmo que você esteja completo de razão, como uma outra senhora estava, eles podem achar falhas na legislação para multar as pessoas.

No pavilhão da Alemanha (Epcot) você encontra 16 brasões na fachada da Sommerfest e Biergarten representando os 16 estados federados alemães.