Alfândega - Relatos

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações
 
Índice  
 
 
Res: Res: Res: Volta

 mensagem postada em 20/06/2014 - 08:06:10hs
 
 

Estava enganada mesmo, mas encontrei a regulamentação:

"Brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil que permaneceu no exterior por mais de um ano

Além da isenção de caráter geral para bagagem acompanhada , que é concedida a qualquer viajante, o brasileiro ou o estrangeiro residente no País, que tiver permanecido no exterior por período superior a um ano e retornar em caráter definitivo, tem direito também à isenção relativa aos seguintes bens, novos ou usados :

Móveis e outros bens de uso doméstico; e

Ferramentas, máquinas, aparelhos e instrumentos, necessários ao exercício de sua profissão, arte ou ofício individualmente considerada ( deve ser comprovada a atividade desenvolvida pelo viajante no exterior ).
A permanência no exterior deverá ser comprovada por meio de documentação idônea, tal como: passaporte, prova de freqüência à universidade, contrato de trabalho ou de aluguel, entre outros.

Para fazer jus a esta isenção o viajante deve ter permanência no Brasil inferior a 45 (quarenta e cinco) dias nos 12 (doze) meses anteriores ao regresso.
"

Na sua situação, se tentar usar o tempo de permanência a seu favor (ainda que seja o tempo que você ia ficar), acho que não vai colar. A regulamentação é bem específica então na hora de comprovar o tempo que você ficou lá, até com o passaporte, pode te complicar pois certamente o fiscal vai pedir para checar a data da sua entrada nos EUA. Isso, claro, se você for parado.

Se você estiver voltando agora por esses tempos de Copa do Mundo e/ou com malas muito grandes, que chamem muito a atenção por você estar sozinho, sugiro que se prepare e faça uma reserva para pagar o imposto, pois o aeroportos em geral estão bem rigorosos em função dos turistas.

Um abraço!

 


 
 
Na fila da atração Piratas do Caribe você encontra dois esqueletos jogando xadrez, as peças do tabuleiro foram corretamente colocadas de forma que o jogo parece estar em um impasse que irá durar pela eternidade. Trata-se de uma marca registrada do Imagineiro Marc Davis que é apaixonado pelo jogo de xadrez.