Passaporte

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Índice  

Nancy e Claudia B

mensagem postada em 20/02/2008 - 11:02:24hs

Olá Meninas,
Cheguei de Orlando segunda-feira e tenho uma experiência meio tensa para contar relativa a passaporte europeu.
Meu marido tem passaporte italiano e eu não. Passamos juntos pela imigração em Miami e, por incrível que possa parecer, a mulher que nos atendeu pegou o passaporte italiano dele primeiro e disse: "deixe-me ver o seu passaporte brasileiro". Na hora pensei em não mostrar, mas sei lá, fiquei com medo de criar caso e mostramos.
Ela então começou a perguntar por que ele não tinha um visto americano no passaporte brasileiro. Ele respondeu que não tinha visto porque não precisava afinal tinha passaporte italiano e nesse passaporte não precisa de visto para entrar nos EUA.
Ela insistiu perguntando se, pelo menos, ele teria tentado o visto americano no passaporte brasileiro. Ele respondeu dizendo que não havia tentado porque (mais uma vez) não precisava de visto para o passaporte italiano e ele tinha o passaporte italiano.
Bem, ela de cara fechada, largou o passaporte dele (e, a essa altura, nós já suávamos e eu, que sou branquela, já estava com as bochechas vermelhas e nervosa pensando o que aquela "mal amada" poderia fazer conosco) e pegou os meus passaportes (o válido sem visto e o vencido com visto de 9 anos atrás e algumas viagens aos EUA).
Daí a cara dela melhorou, ela chegou a dar um sorriso e confirmou que eu já havia estado várias vezes nos EUA e eu disse que sim.
Perguntou há quanto tempo éramos casados (mas não temos o mesmo sobrenome nos passaportes) e, após isso, ela carimbou o meu passaporte com 6 meses de permanência e o dele com 3 meses. Ainda nos desejou boas férias.
Na verdade, não tivemos um problema efetivamente, mas escrevi tudo isso para dizer que o lance é sorte, vc pode pegar um chato que implica com tudo ou pode pegar alguém que será bacana.
De qualquer forma, acredito que passar separado seja melhor.
Acho que quando eles se deparam com uma pessoa com passaporte europeu junto com brasileiros, eles percebem que a pessoa é brasileira com dupla nacionalidade, portanto, sem visto no passaporte brasileiro e daí, podem chatear um pouco.
A grande verdade é que eles não podem exigir o visto porque, de fato, quem tem passaporte europeu não precisa de visto e, mesmo sendo brasileiro, se a pessoa tem dupla cidadania, tem o direito de entrar nos EUA sem visto, mas o quanto menos pudermos dar motivos para estresse, melhor.
Assim, minha dica é passar separado para evitar chateação.
Beijos,

Walt Disney World Resort tem o tamanho da cidade de São Francisco ou o dobro do tamanho de Manhattan.