Companhias Aéreas

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

O presente tópico se presta para a troca de informações relacionadas as companhias aéreas, mas não para cotação de preços entre agências de viagens (regra "3.1"). Somente é permitido divulgar os preços de passagens praticados pelas próprias companhias, mas peço que informem o link do respectivo site da empresa aérea para que seja possível atestar que não se trata de propaganda (ainda que indireta) de empresa de turismo, o que é vedado pelo regulamento do fórum.
Com relação a disposição dos assentos das aeronaves é recomendado o site SeatGuru - link.

leia essas informações

Índice  

Será mesmo??

mensagem postada em 24/01/2008 - 07:01:25hs

Pessoal, peço-lhes desculpas pela franqueza, mas acredito que a Sra. Cristina G mostrou-se completamente equivocada na situação envolvendo a Delta Air Lines. Sei que este é um espaço democrático, no qual todos são livres para expor suas experiências, mas venhamos e convenhamos…

Sou viajante assíduo e utilizo sempre os serviços de cias. aéreas americanas, e dentre elas, a Delta Air Lines. Bem sei que se compararmos o atendimento e todo o restante com as companhias aéreas asiáticas (Singapore, Thai, etc.), as americanas perdem feio, mas isso não vem ao caso.

Sempre fui muito bem atendido na Delta Air Lines, e bem recebido pela maioria dos funcionários que tive contato – lógico que não posso generalizar pelo fato de saber que somos humanos e por mais que sejamos doutrinados, há dias em que não estamos bem e acabamos resvalando este sentimento nas outras pessoas.

Lendo o relato da Sra. Cristina, primeiramente percebi que a mesma ja estava correndo o primeiro risco de problemas com suas bagagens, ja que pareciam tão cheias e volumosas que apertaram as crianças no carro quando dirigiam-se ao aeroporto. Com isso, não me assustaria se a Delta Air Lines tivesse cobrado dela um devido excesso de bagagens.

O segundo risco, do qual ela não escapou, foi o tempo. Ora senhores, todos sabemos que para vôos internacionais (ainda que seja de conexão – e eu particularmente friso ainda mais este fato!!!) o tempo mínimo que as companhias pedem para que o passageiro compareça ao check-in é de DUAS horas.

Daí, ela diz claramente ter chegado com uma hora de antecedência – talvez até menos, sabe-se lá… E ainda se julga no direito de ficar estressada? Poxa, pera lá, não é??? O pior é que além do estresse, ainda baixou mais o nível, chegando ao ponto vulgar de usar palavras de baixo calão com a pobre atendente da cia. aérea. Uma lástima.

Não obstante ao atraso, ela se faz de rogada e não quer pagar a multa de remarcação que todos nós sabemos que existe em todas as tarifas promocionais. Pode uma coisa dessas??? Fála muuuito sério, né??? Poxa, quem não quer pagar multa de alteração tem que comprar é bilhete sem desconto. E no caso de comprar o bilhete descontado, que siga as regras do jogo, ora pois.

Particularmente, no lugar da funcionária, eu chamaria a autoridade do TSA (a polícia do aeroporto) para conter a Sra. Cristina G. Afinal, perdoem-me mais uma vez, mas eu acho um absurdo, e uma verdadeira vergonha que conterrâneos nossos saiam daqui do nosso Brasil para fazer vexame em terras estrangeiras acreditando que lá vale a falta de educação e o famoso jeitinho brasileiro que é uma praga nestas terras de cá!!!

O passo seguinte era conseguir pegar a conexão, e por sorte, mesmo com o aeroporto de Atlanta sendo imenso, ela conseguiu. Mas, como não poderia deixar de ser, mais reclamações, desta vez pela troca de portões… Ora, tais trocas não são de culpa da cia. aérea, já que são determinações da administração do aeroporto, daí, fica parecendo que ela quis só arrumar mais uma coisa para reclamar por não ter conseguido o que queria da cia aérea.

Eu mesmo já passei pelo mesmo inconveniente em Nova Iorque (JFK), e Paris (CDG) que são aeroportos horríveis nos quais tive que ficar trocando de terminal, etc. Mas nem por isso fiz escândalo, afinal para que criar mais problemas? O meu negócio é ser prático, e solucionar o que aparentar problemático… Sei lá, posso até parecer frio demais com isso, mas é real gente, para que criar mais problemas, se soluções estão diante de nós?

Atraso de vôo, mais uma reclamação… Incrível como ela não vê nada de bom por onde passa… Será que eu sou otimista demais? Ora, ora, ora… Se compararmos o movimento de aeronaves do Aeroporto de Atlanta, com o de Guarulhos (que já é o inferno de nosso país), Atlanta deve ter simplesmente cem vezes o movimento de Guarulhos, daí, um atraso de duas horas é pouco.

Cansei de estar dentro de avião que saia na hora do finger, mas que ficava esperando por volta de duas horas para -- palavra censurada -- – principalmente me Nova Iorque, onde vemos filas de aviões aguardando autorização do controle aéreo para poderem -- palavra censurada -- – e olha que não tem nada a ver com “greve de controladores de vôo” ou outras mazelas que temos aqui no Brasil não. É fluxo de aeronaves mesmo, vindas de todas as partes do globo e sem parar!!!

Overbooking… Ah, a famigerada sobrevenda de assentos! Isso sim me deixa furioso, mas sabem por que ele existe??? Pelo simples fato de existirem passageiros que não tem consciência de cancelarem previamente suas reservas, e aí no dia do embarque, simplesmente não comparecem, e a cia. aérea que arque com o prejuízo do assento vazio.

Daí, por mais que eu fique furioso com tal situação, entendo que ela seja necessária para evitar o prejuízo que os “no-show” trazem para elas (no-show é como o pessoal das cias. aéreas chamam os clientes irresponsáveis que citei acima).

Quanto a falta de contato com a Delta Air Lines, mais uma vez a Sra. Cristina G. mostra-se equivocada, pois além do contato via site, e da Central de Reservas deles que são amplamente divulgados, tem os e-mails que atendem aos clientes residentes no Brasil, e em bom português diga-se de passagem. Pois inicialmente eles tinham o serviço somente em inglês, mas com o aumento de vôos para o Brasil, lançaram o atendimento em Português.

As aeronaves… Bem, este é um ponto que concordo em parte, já que novas somente as aeronaves da GOL, Emirates, Qatar, Singapore e algumas poucas outras cias. aéreas. Em sua maior parte, as frotas tem em média 20 anos de idade, o que realmente as deixam mais defasadas – o que não significa dizer que as cias. não cuidam de sua manutenção, óbviamente. Só não ponho a mão no fogo por uma cia. aérea brasileira, de três letras, que prefiro não comentar sua trajetória de 25 anos repleta de acidentes e mortes em suas costas…

Enfim, espero que a Delta Air Lines reveja esse lance do banheiro, afinal isto sim é uma vergonha!!! Não me esqueço que recentemente a Continental Airlines teve o mesmo problema com um triple seven (Boeing 777) que fazia uma rota da Europa para os Estados Unidos, e o pior, a vergonha foi parar nos jornais. O curioso é que o 777 é uma aeronave nova (e que eu me amarro, por sinal!!!)… Seja lá o que tenha acontecido, espero que resolvam.

É isso aí, pessoal! Bola para frente, vamos reclamar sim, mas de coisas que realmente sejam coerentes. Tenho fé que as coisas vão melhorar…
Abraço.

No pavilhão da Alemanha (Epcot) você encontra 16 brasões na fachada da Sommerfest e Biergarten representando os 16 estados federados alemães.