Planejamento - Clima - Previsão do Tempo - Furacões

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 
 
Índice  
 
 
Tempestade tropical Andrea

 mensagem postada em 06/06/2013 - 03:06:25hs
 
 

Tempestade tropical Andrea ameaça Flórida com fortes chuvas e tornados
Fenômeno ruma para o centro-oeste do estado americano.
Temporada de furacões de 2013 deve ser mais ativa que na média.



A tempestade Andrea, a primeira da temporada no Atlântico em 2013, se intensificou nesta quinta-feira (6) enquanto se dirigia ao centro-oeste da Flórida com ameaças de produzir tornados e chuvas torrenciais, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (CNH).
O ciclone se deslocava com ventos máximos sustentados de 95 quilômetros por hora na manhã desta quinta-feira e se encontrava 255 quilômetors a oeste da baía de Tampa (costa centro-oeste da Flórida) e 225 quilômetros ao sul de Apalachicola, também na costa central deste estado, informou o CNH.
Na manhã desta quinta-feira, a tempestade tropical se afastava de Cuba em direção aos Estados Unidos, onde as autoridades alertaram que poderia chegar como furacão.
Andrea viaja na direção norte-nordeste com uma velocidade de 22 km por hora, segundo o relatório das 12h GMT (9h de Brasília) do CNH, com sede em Miami.
De acordo com as projeções meteorológicas, "o centro da tempestade alcançará hoje, mais tarde, a zona conhecida como Big Bend e depois se moverá pelo sudeste da Geórgia, e na sexta-feira avançará pelo sudeste das Carolinas".
Até o momento os especialistas descartam mudanças significativas da intensidade do ciclone.
A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA, em inglês) indicou que durante a temporada de furacões deste ano, entre 1 de junho e 30 de novembro, espera-se a formação no Atlântico de 13 a 20 tempestades tropicais e de 7 a 11 furacões, dos quais entre 3 e 6 podem ser de grande intensidade, com ventos superiores a 177 quilômetros por hora.
Os meteorologistas advertiram que será uma temporada mais ativa que em anos anteriores.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/06/tempestade-tropical-andrea-ameaca-florida-com-fortes-chuvas-e-tornados.html

 


 
 
No pavilhão da Itália (Epcot), note como os tijolos do campanário que ficam embaixo são muito maiores do que aqueles que ficam no alto (diminuem progressivamente), mais um exemplo da utilização da "perspectiva forçada".