Companhias Aéreas

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 

O presente tópico se presta para a troca de informações relacionadas as companhias aéreas, mas não para cotação de preços entre agências de viagens (regra "3.1"). Somente é permitido divulgar os preços de passagens praticados pelas próprias companhias, mas peço que informem o link do respectivo site da empresa aérea para que seja possível atestar que não se trata de propaganda (ainda que indireta) de empresa de turismo, o que é vedado pelo regulamento do fórum.
Com relação a disposição dos assentos das aeronaves é recomendado o site SeatGuru - link.

leia essas informações
 
Índice  
 
 
Copa Furada Lines

 mensagem postada em 19/01/2008 - 12:01:15hs
 
 



Infelizmente, pra quem está indo de Copa, o que tenho a dizer não é nada animador.

Como eu já havia dito antes, nenhuma das 10 malas da minha família vieram no nosso vôo. E uma dessas 10 era uma de nossas malas de mão que os comissários tiraram de dentro do avião porque não cabia dentro da cabine. Mas, atenção: a mala era pequena, não coube no compartimento de bagagem de mão apenas porque ele estava entupido. Nesse ponto concordo com o Paulo, faz diferença se vc for um dos primeiros a embarcar, sim!

Chegamos numa 6ª feira a noite e fomos pra casa sem nenhuma, eu disse NENHUMA mala. No domingo nos foram entregues 9 malas em casa. Sim, uma delas não veio. O rapaz que veio entregar disse que chegaria no dia seguinte. Mentira! Porque até hoje a mala não apareceu.

Tenho falado com o 0800 da Copa diariamente, eles me pediram pra esperar 5 dias, pois esse é o prazo pra ser considerado extravio de bagagem. Passados os 5 dias fui orientada a ir ao Aeroporto pra preencher o formulário de bagagem extraviada. Que pra mim deveria se chamar "bagagem ROUBADA". Porque se ela não tivesse identificação nenhuma, poderíamos considerar a hipótese dela estar em algum lugar e eles simplesmente não estivessem conseguindo localizar o dono. Mas não é esse o caso.

Bem, segui a orientação da Copa e saí ontem de casa com minha mãe, meus 2 filhos, a babá e uma amiguinha da minha filha rumo ao Aeroporto Int. do RJ. Sim, porque todos acharam que seria um passeio legal, dar uma volta no aeroporto. Cheguei lá (de acordo com o tickete de entrada no estacionamento) às 12h51. Fui direto no guichê da Copa. Ninguém! Balcão de check-in. Ninguém! Fui pedir informação para o funcionário da Continental que estava por ali e ele me disse que o pessoal da Copa só chegaria de madrugada.

Pensei cá comigo: isso não pode ser verdade, porque depois de uma semana falando pelo menos 2 vezes por dia com a Copa pelo telefone, uma informação dessa eles não teriam deixado de me dar.
Liguei novamente por 0800 e então eles me disseram: o horário de atendimento da Copa no Aeroporto é a partir das 2h da madrugada. E, não, não tem nenhum outro lugar que a Copa atenda no Rio de Janeiro para assuntos de bagagem extraviada.

A única saída naquele momento era então procurar pela ANAC. Fui pra lá. Alguém conhece o aeroporto do Rio? A Copa fica no cantinho direito do Terminal 1, a ANAC fica no Terminal 2. Bem, lá foi a turma toda pra lá.

Chegando na ANAC fui muito bem recebida pelo funcionário Felipe. Um senhor, muito educado e simpático. Demonstrou indignação com o acontecido e me sugeriu que eu fosse até ao Tribunal Especial de Justiça que fica no final do Terminal 2 pra pedir orientação, porque ele da ANAC não podia fazer nada, já que não tinha ninguém da Cia Aérea lá (ele chegou a ligar praquele maldito telefone da Copa no Aeroporto, 3398-3199, aquele que chama e ninguém atende. Sempre!).

Fui pra Justiça e lá eles me trataram muito bem, preencheram um formulário, colocaram a informação de "réu ausente" com a observação de que a Copa Air Lines havia sido procurada mas que nenhum funcionário foi encontrado. Me disseram que eu poderia dar prosseguimento no processo no Tribunal de Pequenas Causas da minha cidade, Teresópolis, assim não precisaria voltar ao Rio pra resolver isso. Ela disse que, de qq forma, seria bom eu ter o formulário de extravio de bagagem emitido pela Copa. Perguntou por que eu não havia feito um Registro de Ocorrência na ANAC. Respondi que o simpático Felipe me disse que não era necessário, que o melhor era eu dar entrada na Justiça comum. Ela me disse que uma coisa não excluía a outra, que era pra eu voltar lá e fazer o registro.

Pois qdo eu voltei lá e insisti com o tal Felipe que queria preencher o RO, ele mudou completamente. Passou a me tratar mal, ficou grunhindo umas reclamações, jogou o papel em cima da mesa pra que eu preenchesse e qdo eu saí e dei boa tarde, nem me respondeu.

Bem, aí já eram quase 6 da tarde. Perguntei pro pessoal se estava todo mundo disposto a esperar até às 20h comigo pra ver se chegava alguém da Copa e todo mundo topou. O desembarque do vôo da Copa é às 21h55 e a ANAC me informou que eles têm que estar lá pelo menos 1 hora antes.

Fui então fazer plantão na frente do guichê da Copa, pois fui informada de que mesmo os funcionários que chegam pra fazer o desembarque de passageiros teriam que passar por ali.

Qdo deu 21h e não tinha encontrado ninguém, resolvi ligar pro escritório da ANAC pra pedir ajuda. Quem estava lá agora era um tal de Wilson, que falou que mandaria a colega Anali, que estava na Gol ir lá me ajudar.

A Anali chegou e me disse que havia uma outra salinha da Copa Air Lines atrás dos guichês de check-in. Foi lá e me trouxe o Fábio.

Alguém desembarcou da Copa por esses dias? Então deve ter conhecido o tal do Fábio.

Pois então, o Fabio me levou até a salinha dizendo que tinham umas malas lá, que talvez a minha estivesse junto. Não estava. Ele então disse que ia anotar meu nome e meu telefone pro caso dela chegar. Eu disse: "não, vc vai preencher o formulário de bagagem extraviada, pq eu estou aqui a tarde inteira só pra isso". Sabem o que ele me disse? Que não ia poder preencher não porque tava com pressa. Acreditam numa história dessas? E ainda disse que eu esperasse até meia noite que aí um Supervisor dele preencheria isso pra mim.

Pasmem! Ele se negou a preencher o formulário! Deu as costas e foi embora!

A única coisa que me restava a fazer ali era voltar na ANAC pra preencher outro formulário, relatando isso. Foi o que eu fiz. Voltei até o Terminal 2, pedi outro formulário e relatei o ocorrido. Uma pena que o escritório do Tribunal de Justiça fecha às 21h. Porque eu queria ter relatado o ocorrido pra eles.

Bem, a atual situação é essa. Triste, não?

Agora, sobre trazer seus pertences principais, o mais importante na bagagem de mão, eu pergunto: o que é menos importante? O que é desnecessário? Do que vc está disposto a abrir mão, pra na hora de fazer as malas vc decidir por colocá-los na bagagem despachada? E lembre-se, o que vc vai despachar é a maior parte dos seus pertences.

Eu, por exemplo, tive que despachar (até mesmo porque isso é proibido de ser trazido na bagagem de mão) todos os itens que comprei na Victoria's Secret. Foram mais de U$150 de compras. Ou seja, não tenho nada pra dar de lembrança pra nenhuma amiga minha. Assim como ficou brinquedo dos meus filhos e roupas novas que eu havia comprado lá pra mim e pra eles.

Quem vai pagar esse prejuízo e todo esse estresse pelo qual venho passando desde que voltei?

 


 
 
Próximo ao horário de fechamento do Magic Kingdom você poderá ouvir trovões e ver clarões provenientes da atração Haunted Mansion. Realmente um efeito sensacional, vale a pena conferir.