Alfândega - Relatos

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações
 
Índice  
 
 
Alfândega - Ontem - RJ - O Globo

 mensagem postada em 06/08/2011 - 12:08:09hs
 
 

RIO - Passageiros que chegaram ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) na manhã de sexta-feira perderam até a metade do tempo de seus voos internacionais na alfândega do terminal. A insuficiência de funcionários da Receita Federal irritou cerca de 1.400 pessoas, que haviam enfrentado dez horas de viagem, com procedência dos Estados Unidos. A revolta não partiu apenas dos passageiros. Pelo menos mil parentes e amigos que aguardavam no saguão do aeroporto protestaram. Aos gritos de "vergonha", os manifestantes fizeram barulho batendo nos carrinhos de bagagens, nas paredes e em outros objetos.
Idoso que foi buscar neta aguardava há seis horas
Um grupo que voltava da Disney, com cerca de 150 crianças, teve que esperar por quase cinco horas na grande fila que se formou na área da alfândega. Algumas choravam por causa da demora e do desconforto, já que as cadeiras não eram suficientes para o grande número de passageiros.
- É um absurdo. Os dois funcionários da Receita pareciam que estavam fazendo operação padrão. A cada cinco passageiros, quatro deles tinham que mostrar toda a bagagem - disse a arquiteta Mariléa Miranda, de 38 anos, que voltava da Califórnia.
Os passageiros e seus familiares reclamaram principalmente da falta de informações da Infraero.
- Não há nenhuma organização de atendimento. Na fila, ninguém foi informado sobre nada a respeito do que está acontecendo - protestou o advogado Pedro Alves de Souza, de 43 anos, que chegou às 8h50m e às 13h15m ainda estava no aeroporto. - O aeroporto devia estar preparado para receber vários voos ao mesmo tempo, como ocorre em toda grande cidade do mundo. A Receita Federal está trabalhando como se estivesse em uma operação padrão, olhando bolsa por bolsa.
Um idoso contou que chegou ao aeroporto às 8h para receber a neta, que voltava do Havaí. Às14h30m ele continuava aguardando o desembarque:
- O avião chegou no horário, às 9h20m. Não interessa o número de voos. O aeroporto tem que estar preparado.
A assessoria de imprensa da Receita Federal informou que a confusão aconteceu por causa da chegada de sete voos ao mesmo tempo. Segundo a assessoria, não houve operação padrão e pelo menos cinco funcionários trabalhavam no setor. A Receita também argumentou que dezenas de passageiros trazem em média de cinco a quatro grandes malas de bagagens, o que dificulta o trabalho. Por meio da sua assessoria, a Infraero esclareceu que os problemas se concentraram na alfândega


 


 
 
Mais de 1.6 milhões de pernas de peru - as famosas "Turkey Legs" - são consumidas anualmente nos parques temáticos do Walt Disney World Resort: Magic Kingdom, Epcot, Disney’s Hollywood Studios and Disney’s Animal Kingdom.