Alfândega - Relatos

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações

Índice  

Relatos

mensagem postada em 12/05/2011 - 04:05:27hs

Pessoal,

Acredito que não existe nenhuma manobra para passar desapercebido pelos fiscais da Receita. Existe SORTE e apenas alguns conselhos. Eu mesmo sempre volto por SP porque o fluxo de vôos é muito maior do que qualquer outro aeroporto no Brasil. Mesmo assim, fui parado uma única vez quando voltei da Austrália. Minhas malas foram abertas, fui questionado e não paguei nada mesmo estando acima da cota. Também acho que a conversa que se tem com o fiscal é muito relevante para ser taxado. Trazer 2o itens do mesmo produto já caracteriza comércio, CLARO!! Das vezes que voltei de NY, Orlando e Miami eu nunca fui parado e sempre trouxe produtos acima da cota.
Enfim, Brasília, Manaus e Confins devem ser os aeroportos mais rigorosos... Galeão e Guarulhos são mais tranquilos.
Voltar com 2 malas gigantes, 1 bolsa, 1 mochila, relógio do FAUSTÃO, óculos na cabeça e etc caracterizam o típico "muambeiro"... E, se você voltar desse jeito, suas chances de serem parado por um fiscal só aumentam.
Um amigo retornou recentemente e quis declarar um iPAD... Acho que os fiscais ficaram tão chocados com a sua honestidade que nem quiseram olhar os outros itens da sua mala... É um risco, claro... Mas quem sabe...

Abraços

No pavilhão da Itália (Epcot), note como os tijolos do campanário que ficam embaixo são muito maiores do que aqueles que ficam no alto (diminuem progressivamente), mais um exemplo da utilização da "perspectiva forçada".