Do you speak English?

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Índice  

Yes, I do. It's not easy, but is possible.

mensagem postada em 18/06/2007 - 10:06:08hs

É pessoal, falar inglês não é assim tão fácil para quem não aprendeu enquanto criança, mas como qualquer outra língua não é impossível aprender.

Eu aprendi depois dos 26 anos de idade, frequentando escolas de idiomas e lendo e ouvindo materiais diversos. Como qualquer outro objetivo em nossa vida, é preciso ter vontade e motivação. No meu caso a motivação era de cunho profissional, e funcionou. Não sou lá aquelas coisas, mas hoje me viro muito bem. E um fato que aconteceu comigo que me ajudou foi justamente no trabalho, quando um chefe me mandou ligar para um gringo e esclarecer alguns assuntos. Lembro muito bem daquele dia... Eu disse pra ele que não conseguiria e ele me falou: tranque-se numa sala e ligue. Ninguém vai te ver e o cara do outro lado, que vai te ouvir, sabe que você não é americano, portanto, estará aberto a te entender... Bom, deu até dor de barriga mas lá fui eu e, depois de uns 30 minutos suando frio saí da sala com o assunto resolvido. Lembro que naquele dia cheguei em casa igual bobo.. contando o que havia acontecido. Depois disso destravei e aí foi só alegrias. Vira e mexe eu chegava em casa e fala: "hoje falei com um gringo".

Claro que ainda pago micos... e são muitos. Mas eu pago mico em português também, como qualquer outro ser humano mortal. Portanto, não tô nem aí para os micos. Hoje em dia eu não deixo de perguntar, fazer, comer ou beber qualquer coisa que eu tenha curiosidade. Simplesmente "meto as caras". É o ditado quem não arrisca, não petisca.

UMA DICA: leia e ouça tudo o que puder em inglês, mesmo que AINDA não entenda nada. Insista. Com o tempo você "pega o jeito". E é como já disseram aqui, lembre-se de quando você era criança: você não sabia falar nada, muito menos ler e escrever, mas aprendeu depois, não foi!

Ah, e a título de curiosidade, sobre um estudo de inglês que lí há algum tempo (não me lembro a fonte):

- As crianças são favorecidas no aprendizado de línguas pois, até os 9-10 anos de idade, o "centro da fala" ainda está em formação no cérebro. Crianças que conviveram num ambiente de dois idiomas (pais e mães de línguas diferentes, ou que mudaram-se de países ou que frequentam escolas de idiomas desde muito cedo) têm facilidade para aprender qualquer língua no futuro pois o cérebro formou um "centro poliglota". Essas crianças raramente esquecem as línguas que aprenderam, ao passo que crianças que não tiveram essa condição desenvolveram apenas um "centro de fala" monolingue. Desta forma, é necessário que o cérebro dessas pessoas encontre outra área capaz de absorver o novo aprendizado e essa área vai ser a área da memória. Isso ajuda a explicar o porquê de, ao aprendermos uma língua depois de "velhos" rapidamente a esqueceremos se não a utilizarmos constantemente.

E lembre-se: não é fácil, mas é possível!!

Você sabia que em 1971 o ingresso do Magic Kingdom custava apenas US$ 3.50 para adultos, US$ 2.50 para menores com idade entre 12 e 17 anos; e, US$ 1.00 para menores com idade entre 03 e 11 anos. Diferentemente do sistema atual, com esse ingresso os visitantes tinham direito a brincar em apenas duas atrações e se quisessem participar de outras tinham que adquirir outros ingressos.