Alfândega - Cota de Isenção

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 

Bens de uso pessoal - Instrução Normativa RFB nº 1.059, de 2 de agosto de 2010 - link - art. 2º., §1º., "Os bens de caráter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem."
Além dos produtos enquadrados como de uso pessoal que observa o limite de quantidade, também é concedida a cota de isenção para outros até US$ 500,00.
Naquilo que o valor dos produtos que trouxer da sua viagem exceder a cota incide o imposto no percentual de 50% devendo o viajante preencher a DBA ("Declaração de Bagagem Acompanhada") e entregar na afândega na fila para aqueles que tem "Bens a Declarar".
Aqueles que cientes que os produtos que estão trazendo ultrapassam a cota de isenção e ainda assim optarem por não declará-los (fila "Nada a Declarar") estão sujeitos a multa (50% do valor dos bens que exceder a cota de isenção).
Informações relacionadas:
- Portaria COANA nº. 7.
- Resolução ANAC nº. 255.

leia essas informações
 
Índice  
 
 
Alfândega

 mensagem postada em 12/10/2009 - 10:10:14hs
 
 

Carissimos VPO,

Acho importante dar as seguintes dicas de quem já passou aperto na alfândega:
1º Não guarde nota nenhuma, a não ser que seja um produto cuja garantia internacional funcione também no Brasil. E esconda apenas essas notas em uma doleira invisível com poderes de anti-matéria de preferência.
2º Retire todo indício que roupas, acessórios, perfumes e tênis/sapato sejam novos. Se for possível use todas as roupas e chegue com a mala ultra desorganizada, mala muito organizada é sinal de muamba de luxo.
3º Viaje sempre em bando. Sozinho você pode ser confundido como "Muambeiro" ou "Otário".

Ah... sempre pela fila "NADA A DECLARAR", se você chega com 2 malas de 32 KG cada uma, uma mala de mão estourando 10KG e uma caixa do freeshop cheia de bebida e chocolate e infantilmente declara subfaturado um notebook ou video game, prepare-se para a revista.
Se trouxer um notebook, arrisque-se, o máximo que pode acontecer é você pagar o imposto com multa, desde que sua mala não te denuncie.
Como diz um colega meu "Se você está no inferno, abraçe o diabo"

AT+

Nelson

 


 
 
Na atração Haunted Mansion - mais especificamente no salão de baile - o órgão lá existente trata-se de uma réplica daquele utilizado no filme 20.000 Léguas Submarinas.