Uma homenagem a Walt Disney

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 
Índice  
 
 
Um pouquinho sobre Walt

 mensagem postada em 08/10/2008 - 01:10:27hs
 
 

Walter Elias Disney, Walter Elias Disney nasceu em Chicago - Illinois, no dia 05 de dezembro de 1901, filho de Elias Disney, um empreiteiro de origem irlandês-canadense e Flora Call Disney, de descendência germano-americana, era professora primária. Os pais de Walt tiveram cinco filhos, quatro meninos e uma menina.

Com apenas 05 (cinco) anos de idade, Walt foi morar com a família em uma fazenda situada em Marceline, Missouri, época em que Walt começou a esboçar os seus primeiros desenhos que vendia aos seus vizinhos já quando tinha apenas 07 (sete) anos de idade. No colégio McKinley em Chicago, Walt dividiu a sua atenção entre o desenho e a fotografia, contribuindo com ambos para o jornal da escola.

Walt jamais teve qualquer apoio dos pais com relação ao desenvolvimento do seu talento na arte de desenhar. Contudo, mesmo assim teve permissão aos 14 (quatorze) anos de idade para ter aulas no Kansas City Art Institute.

Em 1918, Walt tentou se alistar no serviço militar, mas acabou sendo rejeitado por ter apenas 16 (dezesseis) anos, razão pela qual ingressou na Cruz Vermelha sendo enviado para outros países, sendo que passou um ano dirigindo uma ambulância e conduzindo oficiais da Cruz Vermelha. Detalhe, a ambulância que dirigia era camuflada, mas apresentava alguns desenhos e quadrinhos.

Já com 18 (dezoito) anos de idade Walt retornou a Kansas City, onde iniciou sua carreira como cartunista de propaganda, trabalhando em um estúdio pequeno denominado Gray Advertising Company, onde conheceu Ubbe Iwerks, que posteriormente tornou-se o seu mais importante associado no início da sua carreira, posto que posteriormente passaram a produzir os seus próprios filmes denominados de Newman Laugh-o-Grams. Walt - no início da sua carreira - também produziu filmes publicitários de animação para a empresa Kansas City Film.

Em 1920, Disney criou e comercializou os seus primeiros desenhos animados e, mais tarde, aperfeiçoou um novo método para combinar animação com atores reais. Já em agosto de 1923, deixou Kansas City e seguiu para Hollywood, levando apenas material de desenho, 40 dólares no bolso e um filme de desenho animado e atores reais, já terminado. Seu irmão, já estava na Califórnia, com imensa dose de simpatia e encorajamento, e 250 dólares. Reunindo suas economias, eles emprestaram mais 500 dólares e construíram uma câmara na garagem do tio. Logo receberam um pedido de Nova York para o primeiro curta-metragem, "Alice Comedy", e a dupla começou sua produção nos fundos de uma imobiliária de Hollywood, a dois quarteirões.

Em 13 de julho de 1925, Walter Elias Disney casou-se com Lillian Bounds - uma de suas primeiras funcionárias - em Lewiston, Idaho. Eles tiveram duas filhas Diane, casada com Ron Miller, ex-presidente e executivo-chefe da Walt Disney Productions; e Sharon Disney Lund. Os Millers tiveram sete filhos.

Walt e sua equipe formada por Hugh Harman, Walker Harman, Ham Hamilton, Rudy Using, Ub Iwerks e Friz Freleng passaram a desenvolver um novo projeto, narrando as aventuras de um coelho chamado Oswald. Destaque-se que nesta época da sua carreira Walt deixa sua atividade como desenhista e passa a empenhar-se na produção.

Induvidosamente a maior criação de Walt Disney foi Mickey Mouse, personagem inventado por ele durante uma viagem de trem de Nova Iorque à Califórnia. Inicialmente o nome de Mickey Mouse era Mortimer. Contudo, graças a sugestão da esposa de Walt, o nome do nosso querido ratinho foi alterado para Mickey antes do seu lançamento.

Assim, Mickey Mouse foi criado em 1928, e o seu primeiro desenho intitulado "Plane Crazy" seria lançado. Todavia, antes que o trabalho pudesse ser finalizado, o som irrompeu nas telas do cinema. Desta forma, Mickey teve a sua estréia com o desenho sonoro intitulado "Steamboat Willie", que foi o primeiro desenho animado sonoro, apresentado no Colony Theatre em Manhattan, Nova York, em 18 de novembro de 1928, para uma enorme platéia que aguardava ansiosa pela primeira aparição de Mickey Mouse. Apenas a título de curiosidade, a voz de Mickey foi gravada pelo seu próprio criador, Walt Disney.

Com o sucesso da sua empreitada, a empresa de Walt - Disney Studios, ganhou muito dinheiro, além da notoriedade pelos excelentes desenhos animados que produzia.

O perfeccionismo de Walt pela arte da animação era imenso. Desta forma, assim que o Technicolor foi logo incorporado a sua animação "Silly Symphonies". Em 1932, o filme intitulado "Flowers and Trees" conferiu-lhe o primeiro de seus 32 (trinta e dois) Oscars e logo em 1937 lançou "The Old Mill", o primeiro curta-metragem a empregar a técnica da câmara de múltiplos planos.

Em 21 de dezembro de 1937, estreou o desenho animado "Branca de Neve e os Sete Anões", o primeiro desenho animado musical de longa-metragem e foi exibido pela primeira vez no Carthay Circle Theatre, em Los Angeles, tendo sido produzido com a gigantesca soma de US$1.499.000,00 durante a maré baixa da Depressão, sendo este filme considerado até hoje como um dos seus grandes feitos e um dos monumentos imperecíveis da indústria do cinema. Graças a essa criação, sucesso de bilheteria em todo o mundo, Walt Disney ganhou um novo Oscar, que na realidade foi representado por sete estatuetas em uma homenagem da Academia aos anões do filme.

A partir daí o trabalho de Disney não parou mais de brilhar, a cada novo lançamento Walt cativada ainda mais o seu público, dentre os desenhos animados que se sucederam destacamos: Pinóchio, Fantasia, Bambi, Peter Pan, Cinderela, A Dama e o Vagabundo dentre outros.

Em 1940, a construção do estúdio em Burbank estava terminada e a equipe de Walt incluía mais de 1.000 (mil) profissionais, dentre eles: animadores, roteiristas e técnicos. Durante a Segunda Guerra Mundial, 94% (noventa e quatro por cento) desse grupo estava engajada em trabalhos para o governo, filmes de treinamento. propaganda para os serviços militares, filmes sobre saúde, dentre outros que até hoje são exibidos por todo o mundo pelo Departamento de Estado norte-americano. Desta forma, Walt podia contar apenas com a outra parte dos funcionários, com os quais dedicou-se à produção de comédias curtas, consideradas absolutamente essenciais para o moral de civis e militares.

O musical "The Three Caballeros" estreou em 1945, combindo atores reais com animação, um processo usado com sucesso em outros lançamentos, como "Song of the South" e o altamente aclamado "Mary Poppins". Ao todo, 81 filmes foram lançados pelo estúdio durante a vida de Disney.

Sua mente investigadora e seu agudo senso para a educação através do entretenimento resultou na premiada série "True-Life Adventure". Por meio de filmes como "The Living Desert", "The Vanishing Prairie", "The African Lion" e "White Wilderness", Disney proporcionou uma visão fascinante sobre o mundo dos animais selvagens e ensinou a importância de preservar a herança ambiental de seu país.

Um pioneiro da televisão, iniciou sua produção em 1954 - "The Mickey Mouse Club" e "Zorro" - e esteve entre os primeiros a apresentar um programa totalmente colorido, o "Wonderful World of Color", em 1961.

Em que pese o enorme sucesso obtido com os seus filmes, desde há muito Walt planejava criar um parque que permitisse que crianças e adultos pudessem brincar juntos, bem como que tal parque fosse constantemente aprimorado, trazendo sempre novas atrações para os seus visitantes. Com fulcro nessa idéia, Disney resolveu desenvolver a Disneyland e para tanto criou em 1952 uma organização denominada WED. Ato contínuo Walt partiu para a busca de um enorme terreno na área de Los Angeles, Califórnia, para que pudesse levar a efeito a construção do seu parque. Foi assim que Walt adquiriu um um grande pedaço de terra em Anaheim, Los Angeles.

Graças ao empenho e a criativa de Walt, em 17 de julho de 1955, a Disneyland abriu as suas portas para o público - ao custo de 17 milhões de dólares, cujo investimento rapidamente decuplicou - o parque contou com mais de 30.000 (trezentos mil) convidados na data da sua inauguração.

É bom destacar que nem tudo correu as "mil maravilhas" com a inauguração de Disneyland, não por outro motivo, ficou conhecida como “domingo negro”, tendo ocorrido inúmeros problemas, por exemplo: o número de pessoas que adentraram ao parque era muito superior ao número de convites distribuídos, o limpeza também foi um problema, o atendimento dos funcionários, dentre outros. Não por outro motivo o parque foi fechado por 03 (três) semanas para que os problemas pudessem ser analisados e sanados.

A partir desta triste experiência, Walt que sempre buscou a excelência e a qualidade, passou a treinar o seu próprio pessoal - que agora não mais seria tercerizado - ensinando-os a respeito do tratamento que deveria ser dado aos visitantes e outros detalhes com o objetivo de tornar a experiência dos seus clientes única. Após a reinauguração do parque e com o seu enorme sucesso toda a área próxima ao parque se valorizou de sobremaneira, impossibilitando a Walt qualquer expansão. Assim, Disney começou a buscar outras alternativas para alçar vôos mais altos, e dediciu construir na cidade de Orlando, na Flórida, o maior parque temático de todo o mundo.

Cumpre observar que apesar dos lucros obtidos com seus filmes ou com a Disneyland, Walt nunca foi apegado ao dinheiro. Para Disney o dinheiro somente tinha serventia na medida em que lhe permitia produzir melhores filmes, melhorar seus parques temáticos, enfim, desenvolver os seus projetos. A Dama e o Vagabundo foi o primeiro filme de Walt Disney a utilizar o formato Cinemascope, que inicialmente representou um grande desafio para a equipe da Disney Studios.

O belíssimo filme de Disney A Bela Adormecida levou 06 (seis) anos para ser produzido sendo lançado em 1959, representando um grande avanço tecnológico com a utilização da denominada câmera multiplano concebida por Disney.

Antes de sua morte, Walt interessou-se profundamente pela fundação do Instituto de Artes da Califórnia, uma escola profissionalizante de nível universitário, de todas as artes cênicas e criativas. Do Cal Arts, Disney disse certa vez: "É a principal coisa que espero deixar quando partir para pastagens mais verdejantes. Se eu puder oferecer um lugar para desenvolver o talento para o futuro, penso que terei realizado alguma coisa".

O Instituto de Artes da Califórnia foi fundado em 1961 com a união de duas escolas, o Conservatório de Música de Los Angeles e o Instituto de Arte Culinária. O campus está localizado na cidade de Valencia, a 51,5 km a noroeste do centro da cidade de Los Angeles. Walt Disney concebeu sua nova escola como um local onde todas as artes cênicas e criativas poderiam ser ensinadas sob o mesmo teto de uma "comunidade de artes", constituindo uma nova abordagem ao treinamento nas artes profissionais.

Infelizmente, terminando a produção do filme Mogli, o Menino Lobo em meados de 1966, Walt descobriu que estava sofrendo de câncer nos pulmões, sendo que na data de 15 de dezembro de 1966, morreu em seu quarto no hospital St. Josph's.

Walter Elias Disney é uma lenda, um herói do século XX, sendo que sua fama se deve a idéias que propagou em vida: a sua imaginação, o seu otimismo e o sucesso alcançado pelos próprios méritos.

Existem ainda especulações a respeito de que o corpo de Walt Disney tenha sido congelado para que no futuro em sendo descoberta a cura da enfermidade que lhe vitimou, possa ser trazido novamente a vida fosse resgatado à vida.

Infelizmente Walt não conseguiu ver Disneyworld completada. No entanto, o seu querido irmão, Roy Disney, concretizou o projeto de Walt e inaugurou em 01 de outubro de 1971, o tão sonhado parque Walt Disney World, um tributo à filosofia e vida de Walter Elias Disney.

Em 1975, a equipe de Disney anunciou o projeto da construção de um parque que seria um mostruário de novas tecnologias e culturas do mundo, denominado Epcot Center, sigla que significa, "protótipo de comunidade experimental do futuro", parque este que foi inaugurado em 01 de outubro de 1982.

Em 1985, iniciou-se a criação de outro parque temático, o Disney-MGM Studios (atualmente denominado "Disney-Hollywood Studios") , que mistura os bastidores dos grandes estúdios de Hollywood com atrações de um parque temático. A idéia da construção de um parque como o Disney-MGM Studios já havia sido aventada por Disney, razão pela qual a sua equipe resolve torná-la realidade.

Em 01 de maio de 1989 - O Disney-MGM Estúdios abriu suas portas, e o discurso de abertura, dizia em breves palavras o seguinte:

"O mundo em que você entrou foi criado pela Walt Disney Company é dedicado a Hollywood, não é um lugar em um mapa, mas um estado mental onde existe aquilo que as pessoas sonham e imaginam, um lugar onde a ilusão e realidade são fundidas pela magia tecnológica. Nós damos as boas-vindas para Hollywood."

E finalmente em 22 de abril de 1998, foi inaugurado o mais novo parque temático do complexo Disney, denominado de "Animal Kingdom", um parque voltado a vida selvagem, com inúmeras atrações, todas elas explorando a fauna e a flora mundial, distrubuídas ao longo de 500 (quinhentos) acres de terra.

A Walt Disney Company continua em plena expansão, com estúdios de cinema, canais de televisão, parques temáticos, rádios, etc.

Fonte: Viajando para Orlando

Um forte abraço a todos,
Luiz Carlos ºoº

 


 
 
A Fountain of Nations contém água dos mais variados rios e mares ao redor do mundo, tendo sido acidionadas quando da inauguração do Epcot, em um gesto de paz e união dos povos.