Dúvidas - Gerais

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Índice  

Res: Dúvida alfândega

mensagem postada em 13/10/2015 - 02:10:55hs

Prezada Natália,

Para viajar do Brasil para o exterior e vice versa, o brasileiro menor de 18 anos que não estiver acompanhado de ambos os pais deve estar munido de Autorização de Viagem de Menor para o Exterior, formulário pelo qual seus pais permitem-lhe viajar.

Tal autorização deve seguir a Resolução 131-CNJ, e ter firma reconhecida por por autenticidade ou semelhança.

Existem muitos modelos, todavia, a título de exemplo, veja o do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios:
- modelo de autorização de viagem internacional.

Um forte abraço,
Luiz Carlos ºoº

Gente, estou indo na próxima segunda, com meu namorado, meu primo e um amigo da família que possui apenas 15 anos. Minha dúvida é em relação à esse menor, ele vai precisar de alguma autorização para viajar sozinho com a gente? Se sim, quais os procedimentos, alguém pode me ajudar em relação à isso?
(mensagem de Nathália Loures)

Res: Dúvida alfândega

mensagem postada em 13/10/2015 - 02:10:06hs

Sim. qualquer menor de idade, que viaje para o exterior sem, pelo menos um dos pais, necessita de autorização do ausente. No caso, como os pais não viajarão com o menor, você precisará de uma autorização deles, com firma reconhecida em cartório por autenticidade, a não ser que ele já possua essa autorização no passaporte ( é recente esta possibilidade ). Você encontrará o modelo no site da polícia federal.

Dúvida alfândega

mensagem postada em 13/10/2015 - 02:10:09hs

Gente, estou indo na próxima segunda, com meu namorado, meu primo e um amigo da família que possui apenas 15 anos. Minha dúvida é em relação à esse menor, ele vai precisar de alguma autorização para viajar sozinho com a gente? Se sim, quais os procedimentos, alguém pode me ajudar em relação à isso?

Em Tom Sawyer Island, no moinho - Harper's Mill - observe a engrenagem horizontal e verá um ninho de "bluebird" ("pássaro azul").