Índice  
 
 
Res: BSB ALFANDEGA

 mensagem postada em 21/06/2015 - 05:06:59hs
 
 

José Elias, a nova área de alfândega do aeroporto de BSB já está toda pronta e com isso estão apertando na fiscalização. Cheguei na semana passada e fiquei um pouco assustado com a forma como eles estão agindo.
Havia um fiscal com cara de poucos amigos - na verdade ele se esforçava para passar a impressão de mau. As vezes era arrogante, mas como não queria problema com a autoridade, deixei passar.
De fato, eles estão conferindo todos os dados dos passageiros com informações no computador: quanto tempo durou a viagem, se foi lazer ou negócios, se costuma ir com frequência para a cidade de onde está retornando, quantidade de malas, etc. A maioria das pessoas era encaminhada para o raio x e algumas são encaminhadas para um inspeção. Havia um rapaz na minha frente com poucas malas (duas médias se não me engano) tão nervoso que o fiscal o encaminhou para a revista. Isso deixou ele mais nervoso ainda. Eu estava com uma média de 2/3 malas por pessoa, mas sem qualquer item que ultrapassasse a cota. Estava tranquilo e fui uma das poucas pessoas do voo que foi liberada direto. Não tinha nada a temer e tinha acabado de voltar de uma outra viagem a Washington. Mas me chamou a atenção.
Ainda em Orlando, encontrei brasilienses que estão acostumados a trazer compras para revender em Brasília. Eles falaram que as pessoas pegas ou passageiros frequentes já estão fazendo parte de uma lista negra, o que faz com que obrigatoriamente algumas pessoas já sejam encaminhadas para inspeção. Disseram que eles estão montando um cadastro conforme o perfil dos passageiros e que com o tempo as informações estarão tão apuradas que dificilmente alguém passará direto caso tenha algo a declarar. Isso tudo relacionado ao aeroporto de BSB.
Enfim, pelo o que eu pude comprovar, faz sentido. A tendência é apertar cada vez mais para os turistas que querem apenas pagar o preço justo. Abs.

 


 
 
A atual narração da atração - Spaceship Earth foi gravada pela atriz Judi Dench. Anteriormente foram narradores: Jeremy Irons (1994-2008), Walter Cronkite (1986-1994) e Vic Perrin (1982-1986).