Compras - Celulares e Smartphones

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 
Índice  
 
 
Tire suas dúvidas sobre o 4G (LTE) no Brasil

 mensagem postada em 08/06/2015 - 08:06:07hs
 
 

Com a chegada da tecnologia de redes 4G no Brasil muitas questões devem ter surgido, afinal uma é tecnologia totalmente nova.

O que é o 4G/LTE?

Sucessora da tecnologia 3G, a quarta geração de telefonia móvel ou 4G tem como principal característica a alta velocidade de transmissão de dados. A tecnologia 4G, também conhecida como LTE (Long Term Evolution, em inglês), tem velocidades muitas vezes comparadas às existentes em conexões de banda larga ou modems ADSL.

Teoricamente, o 4G tem capacidade para chegar a até 100 Mbps, velocidade 100 vezes mais rápida que as alcançadas pelas redes 3G. Infelizmente, o baixo investimento em infraestrutura, poderá gerar sobrecarga de antenas (e demais equipamentos), fazendo com que esta velocidade esteja longe de ser alcançada no país. No entanto, há relatos de que nos Estados Unidos foi possível atingi-la.

No Brasil, a tecnologia 4G LTE está sendo utilizada na frequência de 2,6 GHz (2,6 gigahertz). A frequência baixa, aquela que tem um alcance maior, será a de 700 MHz. Porém, ela está sendo utilizada pela difusão de televisão analógica e, por enquanto, não há previsão de liberação dessa faixa do espectro (o prazo foi alterado duas vezes só este ano).

Velocidade:

A tabela abaixo mostra o comparativo entre as velocidades de transmissão de dados teóricas das tecnologias existentes atualmente:



Downlink é a velocidade que seu aparelho consegue atingir ao fazer download da rede e Uplink é a velocidade de upload.

Note que os valores são teóricos e, por isso, é bastante difícil que sejam atingidos. Para fazer um teste e ver qual a velocidade da sua rede, use o app Speedtest. Com o resultado da medição fica fácil entender a diferença entre o teórico e a prática.

Como era de se esperar, os aparelhos compatíveis com o 4G funcionarão também nas redes HSPA+ (ou 3G+), HSPA (ou 3G) e EDGE (ou 2,5G), de acordo com a cobertura e disponibilidade de rede de cada região.

4G ou 4G Plus?

Algumas operadoras brasileiras anunciam sua tecnologia de quarta geração como 4G e outras como 4G Plus. Qual a diferença entre elas?

Apenas a velocidade de transmissão. Como pode ser observado na tabela acima, o máximo que um download pode atingir no 4G (ou LTE) é 100 Mbps e no 4G Plus (ou LTE Advanced) é 1 Gbps (!!!). Entretanto, nenhuma operadora informou qual é a taxa de downlink e uplink de sua rede LTE.


Mais informações em: LINK

 


 
 
Na atração Living with the Land, durante o passeio de barco você verá na cena da fazenda o número da casa - 82- na caixa de correio, uma referência ao ano que o Epcot foi inaugurado.