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Fernando e Rafael - numeros deste forum

 mensagem postada em 16/03/2015 - 10:03:03hs
 
 

Rafael
não creio que as cias áreas tenham ganhado muito dinheiro, afinal de contas, todas as cias aéreas no Brasil tiveram prejuízos multimilionários (a TAM teve mais de R$ 2 Bilhões de prejuízo nos últimos 2 anos), a Gol teve cerca de R$ 300 milhões. Os dados estão no site de relação com investidores e no site da Bovespa. (...)
O cerne da questão refere-se ao custo do querosene de aviação, que faz parte de mais de 50% dos custos operacionais de uma companhia aérea.
O querosene no mundo todo baixou, com a queda do preço do petróleo. Sendo assim, as empresas aéreas internacionais estão margens para fazer promoção. Outra coisas que as cias aéreas fazem é fazer promoção quando o voo alcança o breaking even: é melhor ganhar R$ 1,00 do que não ganhar nada e ir com o voo vazio.
As companhias aéreas internacionais também tiveram prejuízos bilionários. Por isso dizem que o pior negocio do mundo é uma empresa aérea com má gestão, e o segundo pior negocio do mundo é uma empresa aérea com boa gestão.
Tanto é, que boa parte das empresas já focam em negócios secundários como fonte de renda para diminuir o buraco: abertura de capital dos programas de milhagens (como o Smiles).
Abçs! (mensagem de Fernando Pio dos Santos)


Prezados Fernando e Rafael,

Gostaria de fazer apenas uma pequena observação acerca dos resultados financeiros das empresas aéreas ...
Entrar no sistema de transporte público é sempre um excelente negócio !
Quem tem utilizado das linhas aéreas que servem ao Brasil, nos últimos anos, pode constatar vôos sempre lotados ...
Apesar da competição ter se acirrado, nos últimos anos, a introdução do sistema de LOW COST nos vôos (praticamente sem serviço de bordo ou comida muito ruim e barata, diminuição do número de comissários de bordo, pilotos pouco treinados ou com baixa qualificação ... isso pra dizer o mínimo, fora a economia na manutenção das aeronaves - quem não viu a última noticia sobre aquele vôo da Malasya Airlines que não foi encontrado após a queda porque a empresa, para economizar, não trocou as baterias das caixas pretas ... ) etc.
A antiga Varig tinha no Brasil um dos maiores centros de Treinamento e de Manutenção de aeronaves, e só quebrou em função da ganância de seus dirigentes que ganhavam salários exorbitantes quando comparados aos outros CEOs das demais empresas aéreas do mundo...
A mesma coisa a TAM - enquanto o Comandante ROLIM Amaro era seu proprietário e CEO, a coisa funcionava e crescia ... quando ele morreu, a briga pelo poder na empresa foi tanta que acabou com sua venda para a LAN chile.
Outro macete que as empresas fazem é fabricar um prejuízo para não pagar Imposto de Renda sobre o lucro, e entrar na justiça contra o governo, cobrando diferenças e indenizações sobre tudo (inclusive reajustes de combustíveis).

Mas ainda creio que é um excelente negócio. A GOL por exemplo, que pertence a uma família tradicional de Brasilia e Londrina, que era proprietária de linhas de transporte de Ônibus, está de vento em popa !!! Em 2008 a revista Forbes divulgou que a fortuna de Nenê Constantino e sua família eram de mais de 5 bilhões de dólares !!!

Então eu concluo que é preciso muito cuidado ao analisar os resultados financeiros de uma empresa do ramo de transporte aéreo, pois só mesmo os profissionais do ramo seriam capazes de analisá-los e dar um veredito sobre sua real situação econômico-financeira !! Outra coisa é a gestão, que deve ter pessoas profissionais, que conheçam o mercado, e não parentes do dono ou do fundador, que além da ganancia por salários multi milionários acabam por fazer besteira na administração que pode resultar na quebra ou venda dessas empresas ! Concordam ??
Abraços.

 


 
Res: Fernando - dos numeros deste forum

 mensagem postada em 16/03/2015 - 09:03:12hs
 
 

Fernando,

Concordo contigo, porém temos que separar duas coisas:

Voos nacionais e Voos internacionais.

Os prejuízos que as cias aéreas brasileiras têm são nos voos nacionais, pois pagam taxas altíssimas aqui, muitos atrasos, multas processos e etc. A aviação comercial no Brasil é tratada como política, as cias precisam manter voos deficitários para então ganhar trechos interessantes(esse foi um dos motivos da falência da Varig). Além disso as taxas brasileiras aeroportuárias são as mais caras do mundo, isso inviabiliza muita coisa.

As cias aéreas internacionais se fortaleceram para diminuir seus prejuízos porém até o momento nenhuma teve problemas na operação do Brasil, tanto que a cada dia possuem mais trechos e não reclamam com relação a isso, muito pelo contrário estão nesse momento investindo em aviões novos e melhorando sua operação). A Continental se juntou com a United e a US se juntou com a American fazendo a maior cia aérea do mundo, assim como a TAM se "juntou" com a LAN (digo entre " " pois o controle da empresa formada é da LAN).

Aqui no Brasil os voos internacionais para os EUA por exemplo ficaram cheios nos últimos 4 anos e com preços absurdos. Certo tempo atrás mostrou-se que a TAM praticava um preço muito menor para quem vinha ao Brasil em relação a quem ia para os EUA, onde na verdade os preços deveriam ser iguais.

Desde a época das grandes navegações, desde antes das grandes navegações tem uma lei que nunca mudou: Oferta e Procura.

Antes o preço era exorbitante porque vendia, agora começa a ter uma diminuição por vários motivos.

Abs

 


 
Res: Astrid - dos numeros deste forum

 mensagem postada em 16/03/2015 - 09:03:02hs
 
 

Rafael
não creio que as cias areas tenham ganhado muito dinheiro, afinal de contas, todas as cias aereas no Brasil tiveram prejuízos multimilionarios (a TAM teve mais de R$ 2 Bilhoes de prejuízo nos últimos 2 anos), a Gol teve cerca de R$ 300 milhões. Os dados estão no site de relação com investidores e no site da Bovespa.

O cerne da questão refere-se ao custo do querosene de aviação, que faz parte de mais de 50% dos custos operacionais de uma companhia aerea.

O querosene no mundo todo baixou, com a queda do preço do petróleo. Sendo assim, as empresas aéreas internacionais estão margens para fazer promoção. Outra coisas que as cias aereas fazem é fazer promoção quando o voo alcanca o breaking even: é melhor ganhar R$ 1,00 do que não ganhar nada e ir com o voo vazio.

As companhias aereas internacionais também tiveram prejuizos bilionários. Por isso dizem que o pior negocio do mundo é uma empresa aerea com má gestão, e o segundo pior negocio do mundo é uma empresa aerea com boa gestão.

Tanto é, que boa parte das empresas já focam em negócios secundários como fonte de renda para diminuir o buraco: abertura de capital dos programas de milhagens (como o Smiles).

Abçs!

Olá Astrid,

Tudo bom?

Espero que você tenha visto minha resposta lá atrás quando você lembrou da minha afirmação que os EUA ou as empresas podem fazer algo com relação a alta do dólar.

Eu tenho acompanhado as promoções que vêm surgindo nesses dias e descobri que as cias aéreas ganharam muito dinheiro as nossas custas nos último 4 anos.
Se agora com o dólar a 3,26 surgem promoções de voos para o México e Caribe por R$1,000.00 e para Los Angeles por R$1,300.00 vejo que antes esses preços poderiam ser bem menores, afinal considerávamos promoção esses preços com o dólar a 2,50 por exemplo. O que importa é que hoje em dia as cias aéreas vão em pouquíssimo tempo começar a fazer promoções para diversos destinos pelo mundo, pois tudo é negociado em dólar, não importa para onde você vá, como o Roberval mesmo disse o dólar é a moeda mundial, por isso que os EUA " brincam" as vezes com sua valorização ou desvalorização.

Apenas para completar o post, os EUA possuem 50 estados mais o DF. O Brasil lidera a visitação, compras e mercado imobiliário na Flórida e lidera as compras em NY. Além disso, mesmo não sendo o o maior visitante dos EUA atualmente, após a China o Brasil é o país que emite visto para os EUA, tanto que nossa estrutura no Brasil é simplesmente fantástica, é mais rápido emitir um visto para os EUA do que tirar um passaporte.

Neste momento agora os EUA irão fazer um aumento de juros e isso não é bom para a cotação do dólar, principalmente quando nossa economia está completamente fragilizada, por outro lado há quem comente que os EUA podem fazer uma ação para que os Brasileiros não parem de ir, afinal somos os maiores esbanjadores do mundo. Aqui no Brasil temos o Brazilian Pass para os estrangeiros, não sei que tipo eles poderiam fazer lá.

O que eu sei é que para pagar e sustentar o Orlando EYE, e o novo shopping da Brickell que será o maior da Flórida (apenas como exemplo, tem outros lugares também) eles vão precisar muito dos Brasileiros.

Uma coisa é certa, precisamos ver o que vai acontecer e esperar que o dólar em um primeiro momento se estabilize, e após isso ele caia gradativamente.
(mensagem de Rafael Nunes gonçalves Barbosa)


 


 
 
A cor vermelha é predominante no pavilhão da China e se presta a atrair sorte, alegria, prosperidade, além de afastar maus espíritos.