Alfândega - Relatos

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações

Índice  

Res: Relato da alfândega de Brasília

mensagem postada em 04/12/2014 - 04:12:02hs

Não sei qual a minha sorte, mas foi a segunda viagem e a segunda vez que fui pego. Quem quiser viajar, pode ir comigo perto, pois é certeza de eu ser parado e multado e vocês, não.

Sobre os valores, sim, ainda foi mais barato do que aqui no Brasil, mas sempre fica a sensação de ser feito de -- palavra censurada -- , pois você se planeja o ano todo, junta dinheiro e, no final, ainda tem de deixar quase R$3.000 em impostos que nunca serão revertidos ao meu favor.

O fiscal não foi mal educado e prepotente igual ao no passado e foi bem tranquilo, acreditando em todos os valores que informávamos, pois ele percebeu que não estava tentando ludibriá-los nos valores.

Já outro amigo meu foi pego em Manaus e o fiscal deixou que ele passasse com a Sony Action Pro (rival da GoPro), pois disse que era câmera fotográfica.

Paciência.

Fala pessoal,
Pelo segundo ano consecutivo eu tive a "sorte" de ser parado pela Receita Federal em Brasília.
Eu e minha esposa formos parados e mandados para o raio-x e nos fora perguntado se estávamos com algum eletrônico, sendo que informados que sim.
Depois de toda a inspeção na mala, foi retirado para imposto:
- MacBook Air 11';
- iPad Air 2;
- GoPro Hero 3+;
- 2 Perfumes;
- 2 Relógios (um Casio e um Tommy);
- Itens gerais (pílulas de cálcio).

O valor total da brincadeira foi de R$2600, sendo que informei que a câmera era de uso pessoal e, por possuir a função filmadora e fotográfica, poderia ser enquadrada como fotográfica, mas o fiscal não aceitou e multou mesmo assim.
Muita gente foi parada, sendo mais de 15 e havia um senhor que provavelmente trabalha com vendas, que recebeu uma multa de R$10.000.
Alguém possui material jurídico que enquadre a GoPro como câmera isenta de tributação??
(mensagem de Bruno C)

Bruno,

A alfândega de Brasilia é uma das mais rigorosas, talvez por se localizar na cidade da sede da Receita e por ter um maior contingente de fiscais em inicio de carreira.
Realmente lá eles aplicam a tabela PNC para valer (como diz o Roberval)

Quanto a câmera GO PRO, já foi motivo de polêmica aqui mesmo no VPO, mas em Sites especializados existe um consenso de que ela é uma FILMADORA que também pode tirar fotos, ao contrario de outras cameras, mesmo Point and Shot, que são câmeras fotográficas e que podem eventualmente filmar.
Dessa forma, ela pode ser taxada por estar fora daqueles itens da Portaria, que dizem apenas 1 Celular, 1 Câmera fotográfica e um Relógio, mesmo que a câmera seja profissional e o relógio custe uma fortuna !

Mesmo considerando o valor do imposto, creio que vc ainda saiu no lucro, pois se fosse adquirir todos esses eletrônicos aqui, pagaria muito mais que isso !
Não esquece de guardar a GRU para futuras viagens, de forma a não ter que pagar de novo pela nacionalização dos eletrônicos, ok ?
Abraços.

(mensagem de Ayrton Horikawa)

Res: Relato da alfândega de Brasília

mensagem postada em 04/12/2014 - 02:12:55hs

Fala pessoal,
Pelo segundo ano consecutivo eu tive a "sorte" de ser parado pela Receita Federal em Brasília.
Eu e minha esposa formos parados e mandados para o raio-x e nos fora perguntado se estávamos com algum eletrônico, sendo que informados que sim.
Depois de toda a inspeção na mala, foi retirado para imposto:
- MacBook Air 11';
- iPad Air 2;
- GoPro Hero 3+;
- 2 Perfumes;
- 2 Relógios (um Casio e um Tommy);
- Itens gerais (pílulas de cálcio).

O valor total da brincadeira foi de R$2600, sendo que informei que a câmera era de uso pessoal e, por possuir a função filmadora e fotográfica, poderia ser enquadrada como fotográfica, mas o fiscal não aceitou e multou mesmo assim.
Muita gente foi parada, sendo mais de 15 e havia um senhor que provavelmente trabalha com vendas, que recebeu uma multa de R$10.000.
Alguém possui material jurídico que enquadre a GoPro como câmera isenta de tributação??
(mensagem de Bruno C)

Bruno,

A alfândega de Brasilia é uma das mais rigorosas, talvez por se localizar na cidade da sede da Receita e por ter um maior contingente de fiscais em inicio de carreira.
Realmente lá eles aplicam a tabela PNC para valer (como diz o Roberval)

Quanto a câmera GO PRO, já foi motivo de polêmica aqui mesmo no VPO, mas em Sites especializados existe um consenso de que ela é uma FILMADORA que também pode tirar fotos, ao contrario de outras cameras, mesmo Point and Shot, que são câmeras fotográficas e que podem eventualmente filmar.
Dessa forma, ela pode ser taxada por estar fora daqueles itens da Portaria, que dizem apenas 1 Celular, 1 Câmera fotográfica e um Relógio, mesmo que a câmera seja profissional e o relógio custe uma fortuna !

Mesmo considerando o valor do imposto, creio que vc ainda saiu no lucro, pois se fosse adquirir todos esses eletrônicos aqui, pagaria muito mais que isso !
Não esquece de guardar a GRU para futuras viagens, de forma a não ter que pagar de novo pela nacionalização dos eletrônicos, ok ?
Abraços.

A atração Space Mountain foi concebida originalmente para a Disneyland durante os anos 60, mas a tecnologia necessária não estava disponível. Inaugurado o parque Magic Kingdom em 1971 os convidados estavam ansiosos por uma atração mais radical, uma montanha-russa e por isso o projeto foi reativado. Do conceito original até a sua criação passaram-se 11 anos.