Alfândega - Relatos

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações
 
Índice  
 
 
Alfandega apos a Copa

 mensagem postada em 11/07/2014 - 09:07:20hs
 
 

Gabriel e Enzo, Sejam muito bem vindos ao VPO !!

Infelizmente creio que o arrocho na fiscalização continuará apos a copa do mundo.
Isso porque temos visto nos noticiários que há desequilíbrio na balança comercial, ou seja, o Brasil está comprando mais do que vendendo ao exterior e com isso há déficit, as reservas cambiais vão se esvaindo ...

A forma que a Receita Federal e o MF encontram é de taxar os viajantes que extrapolam a cota dos US$ 500 para tentar recuperar esse deficit.
Ms como disse o nosso amigo Jose Filho (abaixo) eu também creio que isso se dá pela excessiva carga tributária que temos no País, em função de uma máquina governamental inchada, e legislação ultrapassada. Veja: enquanto nos EUA se paga 6,5% de imposto sobre mercadorias adquiridas, aqui pagamos 50% do valor a titulo de imposto de importação, alem dos impostos que vc já pagou ao receber seu salario, como por exemplo o imposto de renda !

Mas lei é lei, e se a temos, é preciso respeitá-la né ?

E Enzo, creio que vc ainda saiu no lucro, pois ao optar pela fila do nada a declarar, mesmo estando com um Mc Book cujo valor, sozinho, ultrapassava a cota, o fiscal poderia taxá-lo em 100% ou reter a mercadoria, e ainda iniciar um processo judicial por tentativa de descaminho, cuja pena pode chegar a 4 anos de reclusão !!

Abraços a todos,
Ayrton.

 


 
 
A atual narração da atração - Spaceship Earth foi gravada pela atriz Judi Dench. Anteriormente foram narradores: Jeremy Irons (1994-2008), Walter Cronkite (1986-1994) e Vic Perrin (1982-1986).