Civilidade nos parques

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 
Índice  
 
 
Res: : Falta de educação

 mensagem postada em 02/07/2014 - 11:07:49hs
 
 

Sim, Ayrton, se aprende em casa sim, sem dúvida alguma!
Mas o comportamento humano é bem mais complexo do que essa educação de berço, rsss e isso rende meses de discussão, né...

"Mudança cultural é primariamente um processo de adaptação equivalente à seleção natural." ("O homem é um animal e, como todos animais, deve manter uma relação adaptativa com o meio circundante para sobreviver. Embora ele consiga esta adaptação através da cultura, o processo é dirigido pelas mesmas regras de seleção natural que governam a adaptação biológica." B. Meggers, 1977)

Mais uma vez acho que isso demonstra que " quando a casa está arrumada e tem dono, os ratos não fazem a festa", onde existe ordem as pessoas tem em geral que entrar nos eixos inconscientemente, onde não tem, a coisa rui mesmo., Isso se explica biologicamente.
bj (mensagem de Sheila Carvalho)


Sheila,

Concordo com voce ! Mas eu também acho que educação se aprende em casa, com o que nos é passado por nosso Pai, nossa Mãe, nossos familiares, não só por palavras mas por exemplos !

Na escola temos informação, viajando, aprendemos cultura ... Mas educação, comportamento (Folkways e Mores - usos e costumes) é no berço mesmo !! né ?

Abraços,
Ayrton.


PS: Para quem se interessar e quiser saber mais sobre o assunto:

Folkways são um dos dois tipos de normas, as outras sendo Mores, que são muito mais rigorosamente aplicadas de costumes. Geralmente a conformidade com os costumes é assegurada pela pressão social suave e imitação. Quebrar ou questionar um folkway não causa punição severa, mas pode causar a pessoa a ser ridicularizado, desaprovado, ou repreendido. Na cultura ocidental, costumes incluem (mas não estão limitados a) vestindo roupas adequadas ao gênero, respeitando a privacidade de estranhos, e comer alimentos com o utensílio apropriado. Mores são mais fortemente aplicadas e pode haver punição severa para quebrá-los.
- Há diferentes tipos de normas culturais:
A) Hábitos e tradições populares (“Folkways”)

Hábitos: alimentação, rotinas, e muitos outros itens de comportamento.
Por meio do ensaio e erro, ou por puro acidente, ou por alguma influência desconhecida, um grupo chega a uma possibilidade, repete-a e aceita-a como maneira normal de atender a determinada necessidade. Isso é passado a gerações que se sucedem e torna-se uma das maneiras do povo – “Folkway”.
“Folkways” – são simplesmente as maneiras normais e habituais de um grupo fazer as coisas.
Encontramos dois tipos de ”Folkways”:
1. Os que devem ser seguidos como questão de boas maneiras e comportamento polido.
2. Os que têm de ser seguidos porque se acredita serem essenciais ao bem-estar do grupo.
Estas ideias do certo e do errado, que se vinculam a certos “Folkways”, são chamadas normas.
B) Normas

Normas são ideias bem definidas do que é certo e errado, as quais exigem certos atos e proíbem outros.
(mores é o plural da palavra latina mos, porém a forma singular raramente aparece.)

As normas não são deliberadamente inventadas ou imaginadas porque alguém decide que são boas. Surgem gradualmente, a partir de práticas habituais dos povos, em grande parte sem escolha ou intenção consciente.

• As normas surgem de uma decisão de grupo, classificando determinado ato de nocivo ou não;
• As normas são um julgamento prático de um grupo sobre o bem-estar global / grupal;
• As normas ou mores adquirem validade própria e hipóteses de autoperpetuação.

• Questioná-las é indecente;
• Violá-las é intolerável.
(mensagem de Ayrton Horikawa)

 


 
 
A atração Expedition Everest do parque Disney’s Animal Kingdom (61 metros de altura) é a mais alta do Walt Disney World Resort, seguida pelo The Twilight Zone Tower of Terror do Disney’s Hollywood Studios (60 metros de altura), Cinderella Castle do Magic Kingdom (57 metros de altura), Spaceship Earth do Epcot (55 metros), Space Mountain do Magic Kingdom (54 metros de altura) e The Tree of Life do Disney’s Animal Kingdom (44 metros de altura).