Alfândega - Relatos

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações

Índice  

(Aleguedes) Alfândega: Sorte e Malas!

mensagem postada em 20/05/2014 - 05:05:35hs

Oi pessoal bom dia!

Este assunto eu comparo à adivinhar a cotação do dólar daqui uma semana: impossível!

Tem aquela dica de passar no Duty Free coincidência ou não não fomos parados, mas não sei se funciona.

O que é certo que eles reparam mesmo é número de malas! Família de 5 pessoas sendo duas adolescentes e uma criança por exemplo como foi o meu caso com 8 malas é o esperado ninguém nem olha.

Viajando sozinho ou casal com 8 malas a coisa muda um pouco.

Quando pararam a gente lá nos anos 90 ( mais precisamente 96) ainda dólar 1 para 1 só taxaram mesmo meu estetoscópio; erámos um casal voltando com 8 malas VHS na época Home Theater completo, etc.

Nas viagens seguintes: só RX em 2008 sem problemas e em 2013 nada só tchauzinho.

Enfim sorte e número de malas!

Abçs,

Alessandra
(mensagem de AleGGuedes)

Sim, Ale.

Definiu mto bem: é uma verdadeira loteria. Não temos como prever de maneira alguma.

Meu marido e eu passamos separados pela alfandega, sempre tivemos sorte pois nunca fomos parados ou então devemos ter "cara de pobre".

Mas sempre tive em mente que se eu for parada e tiver que abrir minhas bagagens, eu agirei de forma cordial com o fiscal, uma vez que o mesmo encontra-se investido de poder de polícia e também é um funcionário público no exercício de suas funções, logo...desacata-lo é crime. E também não quero despertar a fúria do dito cujo...rs

Quando me perguntam o que fazer em caso de iminente taxação por parte dos fiscais, sempre sugiro agir da forma mais educada possível, mesmo que ele (fiscal) não te trate com educação, afinal...não podemos esperar das pessoas algo que elas não possuem. Mas se vc possue educação, creio que seja viável utilizar-se dela.

Não me recordo do nome da moça que frenquenta o fórum, ela foi taxada em absolutamente TUDO que tinha na mala: roupa usada, roupa nova, chaveiros, calcinha...enfim, TUDO.

Ela não achou justo e se sentiu humilhada na hora, mas também não contrariou o fiscal. Salvo engano, ela ingressou com ação judicial, dentre os fatos narrados, ela mencionou o abuso de autoridade. Pode demorar, mas a justiça sempre é feita. Ela logrou êxito nesta ação e foi indenizada. Há pouco tempo atrás veio aqui nos contar.

Tomara que eu nunca seja taxada injustamente, pois o stress de retornar de uma viagem longa já é o suficiente...

Em Tom Sawyer Island, no moinho - Harper's Mill - observe a engrenagem horizontal e verá um ninho de "bluebird" ("pássaro azul").