Alfândega - Cota de Isenção

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 

Bens de uso pessoal - Instrução Normativa RFB nº 1.059, de 2 de agosto de 2010 - link - art. 2º., §1º., "Os bens de caráter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem."
Além dos produtos enquadrados como de uso pessoal que observa o limite de quantidade, também é concedida a cota de isenção para outros até US$ 500,00.
Naquilo que o valor dos produtos que trouxer da sua viagem exceder a cota incide o imposto no percentual de 50% devendo o viajante preencher a DBA ("Declaração de Bagagem Acompanhada") e entregar na afândega na fila para aqueles que tem "Bens a Declarar".
Aqueles que cientes que os produtos que estão trazendo ultrapassam a cota de isenção e ainda assim optarem por não declará-los (fila "Nada a Declarar") estão sujeitos a multa (50% do valor dos bens que exceder a cota de isenção).
Informações relacionadas:
- Portaria COANA nº. 7.
- Resolução ANAC nº. 255.

leia essas informações
 
Índice  
 
 
Res: CAMERA FOTOGRÁFICA + LENTES

 mensagem postada em 13/05/2014 - 06:05:36hs
 
 

Pretendo trazer uma Camêra com algumas lentes do EUA.
Esta câmera será usada na minha viagem e só retornarei com ela, ou seja, sei que posso entrar com a câmera sem a mesma ser taxada, a pergunta é: todo o equipamento fotográfico não será taxado? Ou as lentes, por serem avulsas podem ser taxadas separadamente do corpo da Câmera? Alguém sabe? Obrigada! Tânia (mensagem de Tania Puleghini)


Veja a resposta a esta pergunta, fornecida pelo chefe da fiscalização da Receita Federal (chefe do Serviço de Conferência de Bagagem Acompanhada (SEBAG), responsável pelo aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.):

"Quero comprar uma câmera e 3 lentes, apenas 1 lente será isenta de imposto? As outras duas deverão entrar na cota?

Resposta: "A legislação fala da câmera, não da lente. As lentes são acessórios, mas se uma das lentes estiver acoplada à câmera o fiscal geralmente aceita. As outras lentes precisarão pagar o imposto normalmente."

Fonte: AQUI

Legislação: LINK - Instrução Normativa RFB nº 1.059, de 2 de agosto de 2010, publicada no
D.O.U. de 03.08.2010.

 


 
 
Todas as áreas temáticas do Magic Kingdom estão localizadas no segundo andar do parque (no primeiro andar ficam os Ultilidors) com exceção de Mickey's Toontown, que foi construída após a inauguração do parque.