Índice  
 
 
Res: Zé Carioca

 mensagem postada em 14/07/2014 - 10:07:15hs
 
 

É possivel encontrar o Zé Carioca em algum parque? (mensagem de Thais De Vito)


Thais e amigos do VPO.
Para aqueles que ainda não sabem, Zé Carioca, conhecido nos Estados Unidos como Joe Carioca, é o apelido do papagaio José Carioca (nos EUA chamado de Joseph Carioca), criado no começo da década de 1940 pelos estúdios Walt Disney em uma turnê pela América Latina, que fazia parte dos esforços dos Estados Unidos para reunir aliados durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Historicamente esse esforço na América Latina foi chamado de "Good Neighbor Policy" ou Política da Boa Vizinhança.

Os comunistas de então foram muito críticos a Zé Carioca e a cantora e atriz Carmen Miranda, que acusavam de representar os valores do "capitalismo" encarnados por Hollywood e pelos Estados Unidos.
Zé Carioca foi criado pelo próprio Walt Disney dentro do Hotel Copacabana Palace. Impressionado com a técnica de J. Carlos, cartunista que desenhava as versões brasileiras de seus estúdios, Disney o convidou para trabalhar em Hollywood, mas o convite foi recusado por J. Carlos. Mesmo assim, como homenagem a J. Carlos, Walt Disney criou e enviou o personagem José Carioca para Carlos, dizendo esta ser uma homenagem ao cartunista. Hoje o Zé Carioca é mais do que um personagem ou mascote carioca, e quase ninguém se lembra de J. Carlos, sua inspiração, mas o personagem se tornou o elo entre a Walt Disney World e o Brasil. Alguns especulam que o papagaio foi inspirado no sambista Paulo da Portela , outros que foi inspirado no cavaquinista paulista, José do Patrocínio Oliveira, o Zezinho, que inclusive dublou o personagem no filme Saludo Amigos . Uso do guarda-chuva pode ter vindo do Dr. Jacarandá, um figura do folclore carioca da época.
Em sua passagem pelo Brasil, uma das coisas que chamou a atenção de Walt Disney foi o personagem como um papagaio antropomórfico, que deveria representar o estereótipo do brasileiro. Zé Carioca foi mostrado como um personagem divertido, festeiro, vagabundo e preguiçoso.
Fonte: Link


 


 
 
Os trens da Big Thunder Mountain Railroad tem os seguintes nomes: I. M. Brave, U. R. Courageous, I. B. Hearty, U. B. Bold, I. M. Fearless e U. R. Daring.