Visto

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Índice  

Carlos Carvalho - Renovação

mensagem postada em 18/02/2008 - 01:02:48hs

Em Janeiro/08, renovei o meu visto q já havia vencido em julho/07, em São Paulo.
O processo de renovação de visto é diferente do processo de quem solicita pela primeira vez.
Ao marcar a entrevista, vc escolheu a opção de "renovação de visto válido"? Se sim, verá na folha em q consta a data e local (enviada ao seu email), uma nota q dizendo q vc escolheu o "agendamto express" para entrega de docs, q a entrevista pode não ocorrer no mesmo dia da entrega de docs e q eles se reservam no direito de chamá-lo para entrevista depois... Caso vc tenha escolhido outra opção, a sua "renovação" seguirá os mesmos trâmites da 1ª concessão de visto, q são mais demorados.
O processo de renovação é diferente, mais rápido. Vou detalhar exatamente como foi comigo:
- Antes de entrar no consulado, um vigilante separa as pessoas conforme a hora agendada, chegue cerca de 1 hora mais cedo q vc entra direto.
- Assim q vc entra no consulado, ainda antes de entrar na parte interna do consulado em q as entrevistas são realizadas, uma pessoa faz a triagem de docs e, ao ver q é renovação, te direciona para uma fila diferente dos demais.
- A primeira moça recolheu apenas os formulários e uma xérox da página do meu visto anterior. Perguntei a ela se poderia fazer a entrevista no mesmo dia pois não morava mais em SP, ela informou que dificilmente as renovações são entrevistadas... Em seguida, me direcionou para o guichê ao lado para colher impressões digitais.
- A segunda mulher (q colheu as impressões digitais) desconfiou de mim (sou solteira e não moro mais com meus pais) e me mandou entrar para fazer entrevista na hora com um bilhete: "Outside case". Se tudo correr no trâmite normal, a segunda mulher irá te direcionar ao guichê ao lado para pagar o sedex, e vc nem chega a entrar no consulado propriamente dito...
- Entrei na parte interna do consulado e me apresentei para uma pessoa q estava organizando a fila. Nem precisei pegar a fila, ele me enviou direto para uma rapaz no guichê de Pré-Entrevista (3ª pessoa). Daí, ele recolheu o meu passaporte e falou q eu seria chamada pelo nome.
- Cerca de meia hora depois, fui chamada para a entrevista em si (4ª pessoa). As perguntas foram: para onde eu iria nos EUA, qdo eu iria, qto tempo irei ficar; qdo foi a última vez q fui, em q cidade fiquei, qtos dias fiquei, se eu era concursada. Todas as respostas estavam no formulário q estava com ela. Não me perguntou nada além e tb não me deixou mostrar nenhum docmto... Mas as perguntas certamente variam. O q percebi, é q os entrevistadores não tiram os olhos dos seus olhos, nem piscam!!! É até engraçado! Depois disso, ela disse: "Visto concedido, pode pagar o sedex".
- Vc pega a última fila para pagar o Sedex e despachar... Não se esqueça de levar o CEP do endereço em q quer receber o passaporte, pode ser diferente da sua residência.
- O processo todo, do momento em q eu cheguei até eu passar pelo detector de metais na volta, levou 1 hora e 40 minutos, isso pq eu ainda fui enviada para entrevista, portanto, o normal da renovação deve levar menos tempo ainda!
Eu sempre li q era mta fila e mta desorganização, mas fiquei mto surpresa pois achei rápido e organizado.

Originalmente a entrada principal do pavilhão mexicano (Epcot) era pela lateral direita da pirâmide, mas foi alterada para frente, pois os visitantes confundiam-se.