Embarque - Declaração de Bens

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Índice  

Res: Muitas dúvidas rsrsrs

mensagem postada em 02/09/2013 - 02:09:01hs

Gente, tenho três dúvidas (só isso... rsrsrsrs)...

1) Pretendo levar meu note (comprado no Brasil, tem selo da Anatel e tenho a nota fiscal) e uma câmera semiprofissional Canon SX50HS (também comprada no Brasil e tenho nota fiscal).

Devo declarar algo para a Receita? É possível que eu tenha algum problema ao retornar ao Brasil?

2) Pretendo trazer um iPhone 5 e um mini iPad de Orlando. Posso trazer o iPhone em uso, habilitado, para que não tenha que declarar e o iPad mini não ultrapassará a quota de 500 dólares, sendo assim pretendo não declarar nenhum dos dois. Posso ter algum problema? Corro o risco de ser taxado e multado nesse caso?

3) E com relação à nacionalização dos bens? Se eu quiser nacionalizar o iPad e o iPhone para leva-los com tranquilidade nas próximas viagens, somente posso nacionalizar se eu declarar os bens e pagar o imposto? Ainda que o bem esteja abaixo da cota?

Faltam 21 dias para minha viagem e começam a surgir trocentas mil dúvidas.

Obrigada e um forte abraço a todos!

(mensagem de Adriana Rodrigues da Costa)

Oi, posso responder aos itens 1 e 2, pela minha experiência, não há mais declaração de bens na alfândega, portanto, leve suas notas fiscais para não ter problema com seu note e sua câmera fotográfica, muito embora a câmera entre como bem de uso pessoal, não sendo, em princípio, taxada. O IPhone também entra como bem de uso pessoal, se for o único celular que você tenha. Se o Ipad mini está abaixo da cota e você não for trazer muitas outras coisas, não tem problema não declarar. Quanto ao item 3, não sei informar. Há um site da receita que diz as quantidades, etc, etc, que vale a pena uma lida. Boa viagem ! Mônica (Marcello)

Num único dia aproximadamente 210 pares de óculos são perdidos em Walt Disney World. Estima-se que desde a sua inauguração em 1971 mais de 1.65 milhões de pares de óculos já foram enviados para o departamento de achados e perdidos ("Walt Disney World Lost and Found "). Outros itens que os convidados costumam perder são os seguintes: telefones celulares (+ 6.000/ano), câmeras digitais (+ 3.500/ano), bonés (+ 18.000/ano) e caderninhos de autógrafos (+ 7.500/ano).