Planejamento - Menor Desacompanhado e Autorização

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Cartilha de Viagem de Menor ao Exterior - link.
Manual de Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior - link.
Formulário Padrão de Autorização de Viagem Internacional - link.

leia essas informações

Índice  

Autorização conforme Resolução do CNJ

mensagem postada em 22/11/2012 - 06:11:36hs

O reconhecimento de firma, segundo informações da PF (tenho um amigo que trabalha lá), pode ser por autenticidade ou semelhança. Importante tirar cópia do passaporte dos menores e autenticar em cartório, pois ficam retidas na PF do aeroporto uma cópia do passaporte e um original da autorização. Todos as outras cópias, tais como passaportes meu e do meu marido, também autenticados, eles devolveram depois de verificar. É super tranquilo! SEgue, exatamente, a autorização que entreguei:

AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM INTERNACIONAL PARA CRIANÇA E ADOLESCENTE
(Resolução 131/2011-CNJ)
(Válida até 02/05/2014)

Eu, xxxxxxx, portador do Passaporte nº xxxxxxxx, -- palavra censurada --do pela DPF/NRI/RJ, data de -- palavra censurada --ção xxxxxx, residente à Rua xxxxxxx, tel. de contato xxxxxx, na qualidade de pai, AUTORIZO que a menor xxxxxxx, nascida em xxxxxx, sexo feminino, natural do Rio de Janeiro – RJ – Brasil, Passaporte nº xxxxx, -- palavra censurada --do pela xxxxx, em xxxxx, viaje com destino ao exterior (Estados Unidos da América), na companhia de sua mãe, xxxxxx, portadora do Passaporte nº xxxxx, -- palavra censurada --do pela xxxxxx, em xxxxx, residente à Rua xxxxxx.

Observação: Salvo se expressamente consignado, as autorizações de viagem internacional expressas na Resolução 131/2011 – CNJ não se constituem em autorizações para fixação de residência permanente no exterior, os termos do art. 11 da Resolução.

Local/data: ____________________, _______de ___________________de 2012.

Assinatura: ________________________________________________________
Reconhecer firma por autenticidade ou semelhança (Art. 8º, § 1º da Resolução 131/2011-CNJ)

Tem que ter os termos acima e, obrigatoriamente, a observação transcrita acima da data. Só isso! Já fiz uma, inclusive, para minha sobrinha, que viajará comigo ano que vem.
Abç

Geralmente a Disney emprega a técnica conhecida como "perspectiva forçada" para fazer com que os edifícios pareçam maiores do que são realmente. Contudo, no pavilhão americano (Epcot), ocorreu o inverso, o prédio de 05 andares aparenta ter apenas 02, com o objetivo de manter o estilo da época colonial.