Visto - Programa de Isenção (Visa Waiver Program)

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 
Índice  
 
 
passaporte brasileiro + europeu

 mensagem postada em 11/11/2011 - 10:11:46hs
 
 

Oi gente
Não adianta reclamar da confusão, pois os agentes alfandegários estão certíssimos, quem faz a confusão são os próprios viajantes, para eles não tem esta de dupla nacionalidade, tu tens que te identificar como um ou outro, então procurem entender o processo que tudo dará muito certo, sem problema nenhum. Vou tentar explicar:
- Carregar sempre os dois passaportes e os dois devem estar válidos, se não não embarca. Isto é necessário, pois no Brasil a pessoa é brasileira e precisa ter um documento que a identifique como tal. Passa na Polícia Federal para sair com o brasileiro (se não iam querer saber como o tal italiano entrou aqui sem visto e agora tá querendo sair)
- Não precisa tirar visto americano, mas precisa preencher o VISA WAIVER PROGRAM (entrar no site do consulado americano para mais esclarecimentos). Ele tem que ser emitido pelo menos 48hs antes do embaque (pela internet, bem facinho). No check in da cia aerea eles só te deixam fazer se tu tiveres este documento.
- Quando chegar nos EUA, nem fala que é brasileiro, já pega o passaporte europeu e entra na fila com ele. Esquece do brasileiro. Não tem preferencia.
O agente vai fazer diversas perguntas, entre elas qual a nacionalidade, daí responde a do passaporte europeu. Ele vai perguntar onde reside, pode dizer que no Brasil, sem problemas.
- Quando for sair, mostra o europeu de novo, pois está dando saida daquele que entrou lá
- Quando for entrar no Brasil mostra o brasileiro para dar entrada no brasileiro que saiu.

No meu caso, 3 vezes que entramos nos EUA os agentes foram chatíssimos com o passaporte europeu, só chatisse mesmo, dava pra ver nas perguntas.
Eu tenho o brasileiro com visto e meu marido italiano. Pra mim pediram comprovantes de viagem de volta, hotel e carro, só pra ver se era turista e ok, me deixaram passar. Com meu marido os 3 caras, em 3 vezes diferentes, foram muito cri-cris. A impressão que eu tive é que para o meu visto eles já haviam feito todas as perguntas e averiguações que precisavam lá no consulado, então era só checar. Mas para o meu marido tiveram que fazer a "entrevista" ali na hora.
Mas podem se acalmar, não tem nenhuma pergunta capciosa, nem nada que vá fazer o cara não deixar entrar, é só pra impedir que entre alguem que não deveria. Tem que manter a calma e responder o que ele perguntar.
Pra terem uma ideia, da última vez que fomos a Miami pegamos um voo que ia SP-Washington, só por oportunidade de milhas, e o cara ficou fazendo piada, que a gente era burro por ter andado 2 horas a mais e depois voltado 2 hs. Não podia responder que burro era ele, pois eu preferi ir de executiva pela mesma quantidade de milhas e esta foi uma escolha consciente minha.

 


 
 
Na Splash Mountain, quando o barquinho começar a subir a montanha, antes de fechar os olhos e se agarrar no barquinho, perceba um esquilinho que coloca a sua cabeça para fora e grita: "F.S.U.". Esta foi uma forma dos Imagineiros homenagiarem a Florida State University.