Alfândega - Relatos

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações

Índice  

Alfândega Brasília - 29/08

mensagem postada em 29/08/2011 - 05:08:29hs

Hoje na alfândega de Brasília o clima estava bem tranquilo, pelo menos foi essa minha impressão. Tinham 2 voos chegando praticamente ao mesmo tempo na cidade, um da AA e outro da Delta.

No caso da Delta, as pessoas estavam passando direto pelo Nada a Declarar. Foram duas ou três pessoas para bagagens a declarar. Foi o caso do meu amigo, que declarou a compra de 1 Imac no valor de 1800 dólares.

No meu caso, não tinha mesmo nada a declarar que passasse da cota. Já não tinha mais fila quando fui passar, depois das compras no Duty Free (que aliás, está com preços bem bacanas, pena que tem poucas opções). O fiscal me perguntou quanto tempo fora do país, se havia trazido algum eletrônico (e disse que sim, um Xbox de encomenda) e meus itens pessoais, câmera e Ipod. Ele falou OK, pode passar.

Senti hoje que a maioria das pessoas ficam nervosas e apreensivas na alfândega. Todos queriam pegar as malas correndo, entrar na fila de cabeça baixa e sair o mais rápido possível. Como venho defendendo a tempos aqui neste fórum, acho que não é por aí, mas cada um tem a consciência do que faz (tinha gente com Ipad, Imac, vídeo game, 4 malas, e mesmo assim ainda iam pra fila do nada a declarar, é mole !!!). OK, sei disso porque vi a cena no aeroporto e também no avião.

Acho que os casos mais absurdos, o fiscal passava no raio-x.

O meu amigo que declarou o laptop foi a última pessoa a sair da alfândega, quase 1 hora e meia depois do voo ter chegado. Não entendi o porquê da demora, mas concluo sem nenhum problema que quem é honesto acaba pagando o pato, literalmente.

Abraços.

Luciano Abreu

Assim que você adentra ao Magic Kingdom perceba que o chão é avermelhado, trata-se de uma idéia de Walt Disney visando dar a impressão aos visitantes do Reino Mágico que um tapete vermelho está estendido para eles, mostrando a importância da sua presença.