Alfândega - Relatos

 
Tópico Aberto

 
 
ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente
 

O objetivo do presente tópico é o de servir de espaço para que possamos postar - relatos - sobre as nossas experiências com a alfândega (exclusivamente). Peço que questionamentos sobre a "cota de isenção" sejam reservados para o seu tópico específico - Alfândega - Cota de Isenção.

leia essas informações
 
Índice  
 
 
Marcelo Conde

 mensagem postada em 16/08/2011 - 12:08:47hs
 
 

Caro, vc está confundindo deixar de declarar com OCULTAR a mercadoria. Uma condutra tipificada como crime, pela sua simples execução, configura o cometimento do crime, independente se o sujeito for pego ou não. Logo, se uma pessoa matar alguém, é crime, seja ele pego ou não. Se ocultar a mercadoria é crime, independente se for pego ou não.

O entendimento do STF que vc citou é para os crimes de sonegação fiscal. O de que estamos tratando é outro, como já dito.

Os fiscais têm o dever legal de fazer a "representação fiscal para fins penais", independente do valor envolvido. Se não a fazem sorte do fiscalizado, e azar do fiscal, pois cometeu uma infração funcional. Quem faz a propositura da ação penal junto ao Judiciário, não é a Receita Federal, mas o Ministério Público, com base na citada representação. Se vai virar ação ou não (por causa do valor baixo, crime de bagatela), quem sabe ? Mas quem aqui gostaria de correr o risco de ver seu nome ir parar no MP relacionado a um crime ?

Se não é esse o tipo de ocultação que a lei fala, qual seria então ? A ocultação é justamente para o sujeito não se submeter à fiscalização.

 


 
 
Ao longo de toda a extensão do Magic Kingdom existem túneis denominados de "Utilidors" localizados abaixo do parque que servem para que os funcionários - "membros do elenco" - da Disney se locomovam rapidamente sem serem notados pelo público. Na realidade tais túneis não foram construídos debaixo da terra, mas sim na superfície. Contudo, pelo fato do Magic Kingdom ter sido edificado sobre eles se tem a nítida impressão de que são subterrâneos.