Visto - Programa de Isenção (Visa Waiver Program)

Tópico Aberto

ORDENAR MENSAGENS: da mais antiga para a mais recente

Índice  

LILIA

mensagem postada em 22/12/2009 - 10:12:46hs

Estive em agosto nos EUA, entrando por Miami, com passaporte italiano. No meu caso, o oficial pegou o passaporte italiano, olhou, viu que eu era nascido em São Paulo e pediu meu passaporte brasileiro. Fez umas checagens no computador e perguntou o por quê de eu não estar usando o passaporte brasileiro. Eu disse que depois que tirei o italiano, em 2005, passei a viajar com ele. Ele me perguntou o que havia acontecido com o meu visto anterior para os EUA, já que eu disse que já havia estado lá em 96, com passaporte brasileiro. Eu disse que o visto havia expirado em 98 e que depois disso, em razão de ter tirado o passaporte italiano, não tentei mais obter o visto no passaporte brasileiro por ter passado a usar o italiano. Daí, mais uma vez ele me perguntou se alguma vez eu já tinha tido o visto negado ou cancelado e eu disse que não. No final, deu tudo certo...

No caso de vocês, sinceramente, é uma incógnita. Muitas pessoas que viajam com o passaporte europeu não têm seus passaportes brasileiros solicitados na imigração. Mas no meu caso eu tive e o cara foi bem incisivo em relação a eu ter tentado obter um visto no passaporte brasileiro e esse ter sido negado ou cancelado.
Agora também não sei qual seria a reação do agente da imigração, caso ele tivesse verificado que eventualmente eu tivesse tido um visto negado no passaporte brasileiro e tivesse a ESTA no europeu aprovada. Não sei se existe alguma orientação nesses casos, mas é fato que o visto ou a ESTA não são garantia de entrada nos EUA, sendo essa uma decisão discricionária do oficial da imigração americana.

Não sei se vcs tem tempo hábil, mas acho que seria interessante marcar uma nova entrevista no consulado americano e levar o passaporte português para que dessa vez o visto no brasileiro seja concedido com mais facilidade. Sei que agora é tarde, mas acredito que vocês não deveriam ter tentado obter o visto no passaporte brasileiro, sem mostrar o europeu no consulado, ou mesmo existindo a possibilidade de usá-lo com o ESTA.

O que a imigração americana não vê com bons olhos nessa questão da dupla nacionalidade é justamente o fato de alguém ter sido deportado, ter tido visto negado ou cancelado com o passaporte de uma nacionalidade, daí tentar utilizar o passaporte de outra nacionalidade para "burlar" o sistema deles.

O cavalo da Cinderela na atração Cinderella's Golden Carrousel é o segundo, que tem um laço dourado em seu rabo.