Dezembro 24, 2009 @ 12:00 am

Como deixar em segurança nossos bichos de estimação durante as férias

 
 

Muitos amigos aqui do Viajando para Orlando possuem bichinhos de estimação e sei como deve ser complicado para deixá-los por aqui durante as férias na Terra Encantada. Então, resolvi escrever este artigo com algumas dicas para que possamos viajar mais tranqüilos com nossos bichinhos em segurança por aqui.

Aves

Para os amigos que possuem aves tais como canários, calopsitas, agapórnis, papagaios, periquitos, entre outros, seguem algumas dicas:

  • As aves que não são mansas (aquelas que não ficam todos os dias fora das gaiolas com companhia constante), agüentam períodos curtos de até 7 (sete) dias bem sozinhas, com água e comida suficientes para este período. Se puder deixe uma luz indireta acessa durante a noite e seria bom se alguém pudesse passar ao menos 1 (uma) vez para trocar a água e a ração.
  • Para período mais longos, o ideal é pedir a alguém que venha a cada 2 (dois) dias para trocar a água, comida e limpar a gaiola. Se a sua ave for mansa, o ideal é que a pessoa venha todos os dias, para dar um pouco de atenção a ave ou então que você deixe um rádio ligado para que a ave não se sinta tão sozinha.
  • Outra opção seria um hotel especializado em aves e animais silvestres, pois desta maneira, além de atenção diária a sua ave ainda contaria com assistência veterinária por todo o período da sua viagem.

Gatos

Nossos amigos felinos, além da falta dos seus donos também sentem muito quando são tirados do ambiente ao qual estão acostumados, assim a melhor opção seria pedir a alguém próximo que viesse pelo menos a cada 2 (dois) dias para brincar um pouquinho com o gatinho, trocar a areia, comida e água.

Normalmente, com água e comida suficientes e duas caixinhas de areia, os gatinhos suportam até 4 (quatro) dias sem a nossa presença, desde que estejam em nossas casas. Para períodos mais longos, não deixe de contar com a ajuda de algum amigo.

Apesar de não ser o ideal, se não houver outro jeito, há a opção de hotéis especializado em gatos e até pessoas que hospedam gatos em suas casas.

Cães

Apesar de não ligarem tanto para o lugar onde estão, o melhor mais uma vez é deixá-los em nossas casas com alguém que possa ficar o dia todo ou passar todos os dias para brincar e cuidar deles, pois os cães pela sua própria natureza, necessitam de muita atenção e compania.

Para quem prefere deixar em um hotel ou então na casa de algum conhecido ou parente.

Como escolher um hotel para animais e o que levar na mala dos nossos amiguinhos.

Independentemente de qual é o seu bichinho de estimação, se precisar hospedá-lo em algum lugar, lembre-se de que a escolha do lugar é muito importante para o bem-estar do seu amigo e para a sua tranqüilidade durante as férias.

O melhor é procurar por indicações de amigos e conhecidos e sempre visitar o lugar uma ou duas vezes antes de se decidir por este ou por aquele local. Verifique se há um veterinário responsável, se o estabelecimento irá celebrar um contrato de hospedagem e quais as cláusulas do mesmo e se há  uma avaliação da saúde do seu amigo antes da hospedagem e depois que ele fizer o “check out”.

Ao visitar as instalações verifique a estrutura do lugar (se há a possibilidade de acidentes, fugas ou acasalamentos indesejados), bem como a limpeza e o esquema de cuidados com os animais que estão hospedados no local.

Se possível procure o melhor lugar com bastante antecedência, assim você terá mais tempo para procurar e escolher o melhor local.

Normalmente a malas dos meus peludinhos é mais pesada do que a que costumo levar nas minhas viagens. Aqui segue uma lista de artigos indispensáveis para quase todos os animais de estimação:

  • Ração e petiscos;
  • Caminhas, edredons, para quem tem aves se possível leve a gaiola deles;
  • Brinquedos prediletos;
  • Comedouros e vasilhas;
  • Remédios;
  • Escovas, pentes e produtos de cuidados com os pêlos; e,
  • Telefones para contato em caso de alguma emergência – vale também o telefone de algum conhecido.

Além destes itens básicos, podemos levar tudo o que julgarmos necessário para diminuir o estresse dos nossos queridos, até mesmo roupas velhas usadas por nós.


TAGS:  Viajando para Orlando   Animais de Estimação  

publicado por
 

Gre

Deixe um comentário

* não será publicado

Deixe o seu comentário (Facebook)