Abastecendo seu carro

 
Setembro 1, 2009 @ 12:00 am
  por Antonio Crescenti
 
 
 

Quando cheguei aos Estados Unidos pela primeira vez, que por coincidência foi em Orlando, paguei meu primeiro mico ao abastecer o carro que tinha alugado.

Entreguei ao caixa U$ 20.00 e dei o número da bomba ("pump"). Quando terminei de completar o tanque, o valor era menos de U$ 9.00, então voltei ao caixa e ele me disse que não tinha como me dar o troco, pois tinha registrado os U$ 20.00. Depois de "tentar" explicar que eu não sabia como deveria ter procedido, ele acabou me devolvendo U$ 10.00, o que não foi muito mal, pois já estava dando como perdido o meu rico dinheirinho.

Para evitar situações parecidas com a minha, e a pedido da nossa amiga Vivian, vou passar, a seguir, algumas dicas aos amigos e usuários do VPO para que saibam como devem proceder ao abastecerem os carros que alugarem.

TIPOS DE BOMBA

Os postos de gasolina da Flórida oferecem três tipos de bombas, sendo que a mais comum é aquela que tem 3 mangueiras, sendo cada uma para um tipo de gasolina.

O outro tipo é a que tem somente 1 (uma) mangueira e que atende a todos os tipos de gasolina.

A terceira é a que tem 2 (duas) mangueiras, sendo uma de cor preta para gasolina, e a outra de cor amarela para o diesel.

Nota: A mangueira amarela que serve somente para diesel, tem a ponta com um diâmetro maior que a de gasolina, assim ela nunca vai entrar na abertura do tanque de carro movido à gasolina. Isso evita que um cliente cometa o erro de abastecer seu carro com o combustivel errado.

TIPOS DE GASOLINA

Existem 3 tipos de gasolina que são classificadas pela octanagem, ou seja:
Regular = 87 Oct.;
Plus = 89 Oct.; e,
Supreme = 93 Oct.

Essas denominações podem mudar de acordo com a bandeira dos Postos de Gasolina.

A gasolina recomendada para a maioria dos modelos de carros é a Regular = 87 Oct., que, inclusive, é a mais barata também.

COMO UTILIZAR A BOMBA (PUMP)

Nas bombas com 3 mangueiras, após selecionar o tipo de pagamento (que descreverei abaixo) o cliente escolherá o tipo de gasolina, retirará a mangueira do suporte e observará as instruções no painel que podem ser: levantar o suporte, abastecer ou pressionar "Start" e abastecer.

Em algumas bombas há um pequeno desenho com as instruções bem junto ao suporte da mangueira, este desenho é bem ilustrativo e fácil de entender.

Nas bombas com apenas 1 (uma) mangueira, o cliente após selecionar o tipo de pagamento, deverá retirar a mangueira do suporte e pressionar um quadradinho com o número da gasolina desejada, ou seja, 87, 89 ou 93 Oct. e abastecer.

Nas bombas com 2 (duas) mangueiras, o cliente após selecionar o tipo de pagamento, deverá retirar a mangueira PRETA do suporte e pressionar um dos quadradinhos com o número da gasolina desejada ou seja 87, 89 ou 93 Oct. e abastecer.

Nota: É bom ressaltar novamente que a mangueira amarela é somente para diesel.

SELECIONAR O TIPO DE PAGAMENTO

Alguns postos de gasolina permitiam ao cliente abastecer e depois ir ao caixa e efetuar o pagamento, porém essa modalidade está cada vez mais difícil de ser encontrada, então restam as seguintes opções:

1) O cliente estaciona seu carro, verifica o número da bomba onde está estacionado, vai ao caixa e paga antecipado pelo abastecimento, dando o número da bomba que vai utilizar, esta vai parar automaticamente quando atingir o total pago.

2) Para completar o tanque, o cliente procede da mesma maneira acima, vai ao caixa e dá um valor, avisando que deseja completar o tanque, e após abastecer, ele volta ao caixa para pegar o troco. Nesse caso, o cliente nunca poderá abastecer num valor acima daquele que entregou ao caixa.

3) Quando o cliente usar o cartão de crédito, deve inserí-lo e retirá-lo rapidamente, e daí seguir as instruções no painel que podem ser as seguintes:
a) Digitar os 5 números do seu Código Postal (CEP ou Zip Code) ou;
b) Digitar a senha do cartão de crédito.

4) Caso o seu cartão de crédito não seja aceito na própria bomba, dirija-se ao caixa e entregue diretamente ao atendente, sempre fornecedo o número da bomba onde você está estacionado e ele deverá liberar a bomba para você abastecer. Após terminar, volte ao caixa para receber o seu cartão de volta e assinar o recibo se necessário.

COMO ESTACIONAR NA BOMBA

No painel do seu carro tem uma indicação de onde está localizada a tampa do tanque de combustível, ou seja, lado direito ou esquerdo, isso é bom saber antes de estacionar para não perder tempo, pois muitas vezes as magueiras não chegam ao outro lado do veículo.

PRECOS DE GASOLINA

Não existe uma tabela de preços, estes são determinados pelos postos de gasolina, e as diferenças podem ser aproximadamete de 4 até 10 centavos por galão, que corresponde a "quase" 4 (quatro) litros.

CUIDADOS ESPECIAIS

1 - Desligue o motor do carro antes de abastecer.
2 - Nunca deixe objetos de valor ou bolsas expostos dentro do carro.
3 - Nunca deixe crianças sozinhas dentro do carro se tiver que sair de perto, mesmo que seja por alguns minutos.
4 - Se você sentir algum tipo de choque ao tocar em metal, procure esfregar as suas mãos antes de retirar a mangueira da gasolina. Existem muitos casos de incêndio de veículos devido a esse fenômeno.
5 - Lave as mãos logo após abastecer, para evitar possíveis contágios, especialmente neste período que estamos passando com a Gripe Suína.

SELF ou FULL SERVICE

Tudo o quê foi descrito acima se aplica ao sistema "SELF SERVICE", ou seja, onde você mesmo vai abastecer o seu veículo.

O sistema "FULL SERVICE" é muito utilizado no norte dos Estados Unidos no período do inverno, mas pouco utilizado aqui na Flórida.

Ao entrar num posto de gasolina observe que nas bombas deverá conter a indicação "SELF" ou "FULL", então sempre estacione no "SELF" a não ser que você queira ser atendido por um funcionário, mas terá que pagar mais caro pelo combustível.

AOS USUÁRIOS DO VPO

Espero que as informações acima sirvam para ajudar no momento que estiverem abastecendo seus veículos, porém se ainda tiverem dúvidas e só postar no fórum que terei o maior prazer em ajudar.

 

Comentários

Voltar