Janeiro 9, 2015 @ 12:00 am

Guia de Orlando - Apresentação Pessoal

 
 

Já parou para pensar no impacto que a sua imagem causa nas pessoas? A maneira como nos vestimos e nos comportamos pode dizer muito a nosso respeito, permitindo que as pessoas nos interpretem, bem ou mal, de acordo com o nosso visual, por mais injusto que isso lhe pareça. É claro que uma ideia recém elaborada a seu respeito por alguém que ainda não o conhece pode estar completamente errada... e pode ser que você não tenha a oportunidade de consertá-la. Por isso mesmo é que sua primeira impressão é tão importante.

Em termos de apresentação pessoal, cada empresa de turismo tem suas preferências. Algumas fornecem o UNIFORME completo, outras apenas as camisetas. Seja qual for o caso, é importante observar alguns detalhes:

  • Jamais customize ou acrescente qualquer acessório ao uniforme que lhe for entregue. Camisetas, bermudas, bonés ou outros itens são uma representação da marca da empresa e por isso devem ser mantidos em sua forma original.
  • Cuide bem de seu uniforme, pois você provavelmente irá utilizá-lo novamente nas temporadas futuras.
  • Antes de embarcar, informe-se sobre as preferências da empresa quanto a detalhes: meias brancas ou pretas? Há restrições em termos de cores de calçados? Eles permitem o uso de crocs ou sandálias? Essas e outras perguntas podem até parecer dispensáveis, mas não são. Tamanha preocupação com detalhes demonstra o quanto você se preocupa com a imagem que a empresa pretende passar, ponto para você!
  • Pela segurança de seus passageiros, esteja onde estiver, ande sempre uniformizado. Seu grupo e mesmo seus colegas o identificam de longe através de seu uniforme ? imagine como seria difícil encontrá-lo em meio a tanta gente sem que você estivesse devidamente identificado?
  • Caso seja preciso sair sem uniforme, opte por roupas discretas. Aquele shorts surrado que você usa em casa, ou aquela camiseta furada que vai no máximo até a padaria da esquina ficam no seu guarda-roupas, ok? O mesmo vale para roupas muito curtas, decotadas e que chamem demais a atenção para você.

Quando o assunto é ROUPA DE BANHO, atenção redobrada com o seu visual! Lembre-se que você, mesmo na piscina, continua trabalhando. Evite fazer poses e expor demais a si mesmo enquanto toma sol, deixe para cuidar do bronzeado enquanto estiver de férias. Procure vestir-se adequadamente, suas roupas de banho devem ser discretas e permitir que você faça movimentos sem se preocupar.

Os mesmos cuidados devem ser tomados com suas ROUPAS DE DORMIR. Aquela camisola de seda lindíssima que você comprou na Victoria's Secret fica em casa - na mala, um pijama confortável e discreto. O mesmo vale para os homens: o ideal é um conjunto completo com blusa e calça ou shorts, jamais saia sem camisa.

Para os pés, TÊNIS + CHINELOS DE BORRACHA para quando estiver na piscina. A menos que seus pés estejam muito machucados, jamais vá para os parques usando chinelos - por mais confortáveis que eles sejam, a imagem dos chinelos está ligada a relaxamento, lazer, descanso, férias... e você não se encaixa em nenhuma dessas condições, ao menos não até que a temporada acabe, certo?

Guia de Orlando ? Apresentação Pessoal - Calçados

Os modelos acima são amostras do que NÃO usar em sua viagem como guia. Além de não serem indicados para longas caminhadas, visualmente falando esses calçados não combinam com a proposta da viagem (muito menos com seu uniforme). Definitivamente, o modelo ideal é o bom e velho tênis, e não se esqueça de levar um segundo par - você irá precisar dele caso o primeiro fique ensopado em alguma atração ou depois de uma caminhada na chuva.

Recado para as meninas: vocês são todas lindas, naturalmente. É claro que uma corzinha nas bochechas, um destaque nos olhos, uma "cara de saúde" não é má ideia, especialmente depois de tanta correria pelos parques e pouquíssimas horas de sono. Mas é preciso ter cuidado com os excessos, vaidade demais atrapalha, te deixa toda borrada no fim do dia. MAQUIAGEM discreta sim, ficar parecendo uma drag queen prestes a estrear em Las Vegas, jamais!

O mesmo vale para ACESSÓRIOS: evite brincos muito grandes e pesados, assim como colares, muitas pulseiras e anéis. Seu visual precisa ser neutro, combinar com o que a empresa espera de você. Nesses casos, menos é sempre mais ? só não se esqueça de seu relógio de pulso, esse não pode faltar!

E já que falamos em combinar o visual com o que a empresa busca, imagine-se como pai ou mãe de um adolescente viajando em excursão. Agora imagine que você, como pai ou mãe, encontra um guia todo tatuado, de cabelos coloridos e cheio de piercings. É fato que competência não tem nada a ver com apresentação pessoal... mas na prática, a primeira impressão é a que fica, e um guia com o visual aí de cima dá a impressão de que está levando a moçada para qualquer lugar, menos para a Disney.

Se você tem TATUAGEM, PIERCING ou gosta de CABELOS COLORIDOS, sugiro que se apresente de forma mais tradicional durante as viagens. Deixe seus brincos para o retorno, opte por cores mais neutras nos cabelos e evite mostrar demais suas tattoos. O que precisa aparecer é a marca da empresa que o contratou, e sua imagem deve ser um complemento coerente que inspira confiança e segurança.

Quer saber mais sobre o assunto? Fique ligado aqui no VPO!

Abraços e até a próxima.

Luciana Ribeiro
Change Treinamento em Turismo

 


TAGS:  Guia de Orlando   Apresentação Pessoal   Luciana Ribeiro   Coluna Guias de Orlando  

publicado por
 

Luciana Ribeiro

Deixe um comentário

* não será publicado

Deixe o seu comentário (Facebook)